Canoa Havaiana Calendário de Provas, Desafios e Competições

Santos recebe uma das maiores competições mundiais de canoa havaiana |  Prefeitura de Santos

Santos recebe uma das maiores competições mundiais de canoa havaiana | Prefeitura de Santos

Você já conferiu o calendário de provas de canoa havaiana desse ano? Como atleta, você passa inúmeras horas aperfeiçoando seu treinamento físico para uma competição, mas você está pronto para enfrentar o desafio mentalmente?

Manter o foco é importante. Além disso, aprender a administrar o estresse de maneira adequada e até mesmo controlar a ansiedade pode ajudar sua mente na hora de competir.

Sem dúvida, há inúmeras distrações e circunstâncias únicas envolvendo a maioria das provas de canoa havaiana, muitas das quais os atletas iniciantes não estão familiarizados. Assim, para os mais experientes pode ser mais fácil.

Nesse contexto, os treinadores podem desempenhar um papel importante ajudando na preparação mental do atleta em início de carreira, a fim de maximizar o seu desempenho.

Junho

FEVAAES 2021 – Capixaba de Va’a Maratona

Iron Va’a

WBS – Desafio Canoa Havaiana

Aloha Spirit Niterói 2021 – Adiado (Apneia, Canoagem Oceânica, Natação Águas Abertas, Paddleboard, Sup e Va’)

Julho

Volta a Ilha de Vitória 30 km – (Canoagem Oceânica, Sup e Va’a)

Norte Paddle Ubatuba

Agosto

Aloha Spirit “Waves” – (Canoagem Oceânica, Natação Águas Abertas, Paddleboard, Sup e Va’a)

V1RJ 2021 (a confirmar)

Setembro

Aito Brasil (Rio Va’a 2020 – 2ª parte)

FCHERJ 2021 – Estadual OC6

Molokabra 2021 – (Paddleboard, Sup e Va’a e Canoagem Oceânica)

Aloha Spirit – (Apneia, Canoagem Oceânica, Natação Águas Abertas, Paddleboard, Sup e Va’a)

Outubro

XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Brasileiro de Va’a Longa Distância – V1, V1R e V2R

FEVAAES 2021 – Capixaba de Va’a Sprint

FCHERJ 2021 – Estadual V1/OC1/OC2

Novembro

Brasileiro de Va’a Longa Distância – V6

Dezembro

VIBE – Volta de Ilhabela 2021 – (Canoagem Oceânica e Va’a)

FEVAAES 2021 – Capixaba de Va’a Downwind

Rio Va’a 2021

Veja também: As principais competições de canoa havaiana no Brasil

Preparação antes das Provas de Canoa Havaiana

Em qualquer esporte de competição é importante fornecer aos atletas as ferramentas mentais para que eles possam aprender a gerenciar seu próprio desempenho e criar um nível ideal de controle mental.

Por exemplo, estratégias como definição de metas, gerenciamento de pensamentos e controle emocional podem ser aprendidas por meio de exercícios práticos que incorporam esses elementos nas rotinas diárias do atleta.

Os canoístas podem então usar essas ferramentas para desenvolver seus planos pessoais para alcançar um melhor desempenho. Esses planos podem ser refinados e ajustados durante a fase pré-competição até a chegada do “grande dia”.

Desenvolver estratégias para as provas de Canoa Havaiana

Os treinadores geralmente orientam os atletas simulando as condições de competição de canoa havaiana. As rotinas pessoais dos competidores e seu processo para atingir um estado mental ideal são elementos fundamentais do seu treinamento.

É a partir dessa base que eles podem começar a manter o foco e aplicar seus planos para lidar com os elementos mais desafiadores das provas de canoa havaiana. Uma parte da preparação para a competição envolve a previsão de distrações e impedimentos potenciais que possam interferir em seu desempenho e foco.

Definitivamente, é importante antecipar um problema antes que ele aconteça. Assim, se ocorrer algo que já foi identificado, a energia e o impacto do problema serão reduzidos e as respostas para a situação será intensificada.

Os planos precisam ser estabelecidos com antecedência sobre como lidar com as principais distrações. Além disso, os atletas precisam ter uma estratégia geral para identificar e lidar com o inesperado.

Faça uma lista de possíveis desafios

Uma boa dica é desenvolver um gráfico com o objetivo de se preparar para condições difíceis. Canoístas e treinadores podem fazer um brainstorming (técnica usada para propor soluções a um problema específico).

Crie uma lista com as condições competitivas e / ou relacionadas ao evento e, para cada uma, considere o seguinte:

– A possibilidade mais desafiadora (por exemplo, não remar o suficiente; família e amigos tendo expectativas irreais quanto ao seu desempenho);

– A melhor maneira de se preparar para isso (por exemplo, esclarecer os papéis e as expectativas da equipe. Além disso, estabelecer os objetivos com antecedência);

– Como obter uma vantagem (por exemplo, observar os pontos fracos de outras equipes).

Então, as equipes ou remadores individuais devem ter a capacidade de prever o possível impacto que as provas de canoa havaiana terão no seu desempenho. Assim, os elementos que têm alta probabilidade e alto impacto devem ser explorados mais a fundo e planos específicos devem ser elaborados.

“Menos é mais”

Nas fases finais de preparação para a competição, é importante aderir à atitude “menos é mais”. A tendência é querer se preparar demais para as provas de canoa havaiana, conforme a data se aproxima. O excesso de treinamento pode ser contra produtivo, já que pode levar o atleta a exaustão física e mental.

O ideal é que antes da competição a equipe esteja bem descansada ​​e mentalmente relaxada para ter um bom desempenho. Além disso, o canoísta deve evitar realizar grandes mudanças no treinamento ou na sua rotina pessoal. Pequenos ajustes podem ser necessários, mas é melhor focar no que está funcionando.

Existem várias coisas que os canoístas podem fazer para se preparar para uma competição de canoa havaiana. As estratégias visam criar confiança e foco em um ambiente desconhecido e potencialmente estressante.

Tenha uma meta de desempenho clara em mente

Há uma diferença significativa entre ter um “desempenho” de competição e uma “experiência” de competição. Assim sendo, saiba que o “Desempenho” consiste em focar e ter um compromisso com as escolhas que darão a melhor chance possível para que ocorra o desempenho ideal.

Por outro lado, uma “Experiência” de competição consiste em incorporar o espírito do evento sem um objetivo ou foco claro. Em última análise, será importante encontrar um equilíbrio entre os dois para conseguir absorver a atmosfera das provas de canoa havaiana.

Mas para ter sucesso, as equipes precisarão direcionar seu foco totalmente para a tarefa de remar em direção ao pódio.

Então, por que você pode ser campeão? Desenvolva uma lista de razões pelas quais você ou sua equipe pode atingir a meta de vencer a competição em questão.

Como você cumprirá a tarefa? Identifique como os objetivos serão alcançados durante as provas e o que especificamente deve ser focado para atingir esses objetivos.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.