Canoa Havaiana : Volta de Ilhabela 2021

Se você ainda não conhece a Volta de Ilhabela 2021 em São Paulo, precisa conhecer! É uma volta completa de 90 km nas modalidades de canoa havaiana (OC6, OC1, V1 e V3) e surfski.

Esse evento encerra a Tríplice Coroa, que são provas de longa distância dentro de um circuito que faz parte da prova Do Leme ao Pontal, Iron VA’A e Volta da Ilha de Vitória. A competição ocorrerá no mês de dezembro de 2021.

Como você sabe, a preparação para a Volta de Ilhabela 2021 deve começar meses antes. Portanto, adaptar o seu programa de treinamento às suas necessidades específicas é importante e ainda deve ser estruturado para a competição que você está focado.

Por exemplo, atletas de canoa havaiana que estão se preparando para a Volta de Ilhabela 2021 de 90 km, estarão treinando de maneira diferente daqueles que irão enfrentar competições de 30 km.

Dicas para o dia da Volta de Ilhabela 2021 Canoa Havaiana

Samu He'e Nalu bate recorde da Volta de Ilhabela /SP canoa havaiana

Samu He’e Nalu bate recorde canoa havaiana na Volta de Ilhabela /SP

No dia da Volta de Ilhabela 2021, esteja preparado para quaisquer condições inesperadas. Afinal, sempre há possibilidade de ocorrer imprevistos. Então, todo o cuidado é pouco.

Organize as roupas que você pretende usar no dia da prova, de acordo com a temperatura do local no dia da competição.

Se preferir, leve um chapéu e óculos escuros, também não se esqueça do protetor solar. Sempre verifique a previsão esperada para a região da prova. Essas informações irão orientá-lo melhor.

Em termos de alimentação, prefira sempre alimentos saudáveis. Nada de ir a um fast food antes da prova. Sua nutrição é muito importante, é preciso ter eletrólitos suficientes para praticar qualquer atividade física.

Ainda mais na Volta de Ilhabela 2021 que será preciso remar 90 km. Além disso, beba bastante água porque garantir uma boa hidratação é fundamental. Sempre tome mais líquido do que o necessário, mas não exagere.

Uma boa dica é comer lanches nutritivos caso você não tenha apetite para fazer uma refeição completa. Por fim, verifique o seu equipamento. Você conhece bem sua canoa? Ela tem um suporte para placa numérica na área traseira?

A canoa está em bom estado? Além disso, o assento está fixado no lugar?  O remo é adequado? Seu colete salva-vidas está em boas condições? Saiba que você precisará usar um para competir, o uso é obrigatório.

Aquecimento para a prova de Canoa Havaiana

Muitos competidores de canoa havaiana preferem fazer um aquecimento duplo. Se a competição permitir, então faça seu primeiro aquecimento 1h 40 mins antes do início da largada.

Assim, você terá tempo de fazer um segundo aquecimento ligeiramente mais curto para se alongar minutos antes de entrar na canoa. Porém, essa decisão depende das circunstâncias de cada competição.

A hora do dia também é um fator que precisa ser considerado. Caso a Volta de Ilhabela 2021 seja muito cedo da manhã, considere apenas um aquecimento mais longo, digamos de 25 a 30 min. Normalmente, isso seria de 6 a 8 minutos de remada aeróbica constante seguida por 4 minutos de ritmo lento.

Afinal, você precisa sentir que seu sangue está bombeando. Comece com uma remada leve por 3 minutos, em seguida, faça alguns esforços em um ritmo crescente.

Obviamente, essas são apenas algumas sugestões para o seu aquecimento antes da Volta de Ilhabela 2021.  Afinal, o que funciona para um atleta pode não funcionar para outro.

Preparando-se para sua primeira Volta de Ilhabela 2021

É a sua primeira prova em Ilhabela? Sem dúvida, aprenderá muito. Essa experiência fará com que as futuras competições sejam muito mais tranquilas. Antes de se comprometer com qualquer coisa, certifique-se de saber para onde está indo. Calcule quanto tempo levará para chegar até lá.

Certifique-se de resolver tudo isso antes do dia da prova. Você já decidiu como vai levar sua canoa para Ilhabela? Se você vai viajar do Rio de Janeiro para São Paulo, por exemplo, pode ser que prefira levar a canoa em seu carro. Então, você tem o rack ideal e as amarrações necessárias para prender a canoa ao veículo?

Saiba mais: Como levar canoa havaiana ou caiaque no carro, dentro da lei

Use protetor solar

É provável que o sol esteja muito forte em dezembro, mês da Volta de Ilhabela 2021, então não se esqueça de levar protetor solar. Não seja um dos muitos que voltam com queimaduras de sol.

O principal problema com o protetor solar é que, depois de aplicá-lo, suas mãos ficam com uma camada de creme que, quando misturada com a água, torna a haste do remo escorregadia.

O ideal é que alguém aplique o protetor solar em você. Mas caso não seja possível, a dica é lavar bem as mãos repetidamente com sabão para retirar o máximo possível do creme antes de entrar na água.

Relaxe

Alguns atletas gostam de ouvir música, jogar vídeo game, acessar suas redes sociais ou ler um livro antes da prova. Outros preferem meditar em silêncio para esvaziar a mente e assim manter a concentração. Portanto, descubra qual método funciona melhor para você e certifique-se de criar esse ambiente antes da competição.

Visualize seu sucesso na Volta de Ilhabela 2021

A narrativa em sua cabeça antes da competição deve ser cuidadosa e objetiva. Prepare-se para o sucesso falando sobre o evento de uma forma positiva, da mesma forma que um treinador motivaria sua equipe. Esse tipo de preparação pode fazer toda a diferença na hora da prova.

A prática mental e a visualização têm sido usadas há décadas por esportistas para ajudá-los a se preparar para competições difíceis. Atletas de diferentes esportes, desde jogadores de tênis, nadadores e lutadores de MMA, consideram a visualização uma de suas ferramentas de preparação mental mais poderosa.

Pesquisas científicas descobriram que o ensaio mental de eventos pode ser quase tão eficaz quanto a prática física sozinha. Além disso, há um efeito sinérgico quando a prática mental e física são combinadas.

A visualização nem sempre precisa ter um desempenho perfeito. Na verdade, visualizar-se superando alguns desafios que podem ocorrer durante a competição pode ajudá-lo a aumentar a confiança em si mesmo e em suas habilidades.

Estas são apenas algumas das maneiras de se preparar para a Volta de Ilhabela 2021. Lembre-se de que, assim como seu corpo, sua mente requer treinamento e prática regulares para ter o melhor desempenho.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.