As principais competições de canoa havaiana no Brasil

O Brasil promove diversas competições de canoa havaiana ao longo do ano. Esse esporte aquático tem crescido cada vez mais

campeonato canoa havaiana

campeonato canoa havaiana

em nosso país, reunindo milhares de atletas de alto nível. Atualmente, há mais de 1500 remadores registrados no Rio de Janeiro.

Os atletas de canoa havaiana se preparam o ano todo com muita dedicação aos treinos para participar das principais competições do país.

Sem dúvida, a busca pelo remo perfeito não é uma tarefa fácil. Até porque não existe uma receita para ser campeão de uma corrida de canoa. Cada pessoa é diferente e o que funciona bem para um pode não funcionar para outro.

Principais competições de canoa havaiana no Brasil

Aloha Spirit

– Sul-Americano de Va’a

– Brasileiro de Va’a

– Campeonato Estadual de Velocidade  do RJ

A seguir, alguns fatores determinantes para o bom desempenho de um competidor de canoa havaiana.

Saiba mais: Aloha Spirit Campeonato de esportes aquáticos

Dedicação ao treinamento!

Não é segredo que você precisa treinar para se dar bem nas competições de canoa havaiana. Certamente, os resultados que um atleta alcança estão correlacionados com a quantidade de trabalho que ele coloca no treinamento.

Para chegar a um nível de elite é preciso muito treino. No entanto, se você adora remar e quer se divertir, então há espaço para isso também. O equilíbrio é a chave para a maioria das coisas na vida e isso vale para a canoagem.

Uma mistura de treinamento duro, mas ainda encontrando tempo para se divertir, leva o atleta a obter bons resultados.  Se você é novo no remo e não sabe por onde começar, o Clube Kanaloa Rio poderá ajudá-lo. Além disso, uma boa dica é conversar com remadores profissionais sobre a prática desse esporte.

Isso deve ajudá-lo a obter uma boa base para começar a remar. Conforme você avança e precise de um programa de treinamento mais detalhado para uma temporada de corridas, pense em contratar um técnico.

Descansar e se recuperar para as competições de canoa havaiana

É impossível falar em treinamento sem falar em descanso. Você tem que deixar o corpo se recuperar. Não importa o quanto você treine é preciso dar um tempo para os seus músculos.

Então, certifique-se de que o seu programa de treino de canoa havaiana inclui dias de descanso e dias de treino intercalados que permitam a recuperação dos seus grupos musculares.

Saiba que a sua recuperação pode ser acelerada com suplementos alimentares. A maioria dos suplementos contém uma mistura de carboidratos e proteínas que, quando tomadas imediatamente após o exercício, ajudam o corpo a construir músculos e se recuperar mais rápido. Entretanto, não tome mais do que o recomendado porque pode lhe fazer mal.

Além disso, nunca tente um alimento ou suplemento novo em dias de corrida. Afinal, não se sabe como algo diferente o afetará. Então, não queira descobrir durante a corrida que o que você decidiu experimentar não combina com o seu estômago.

Boa alimentação

A dieta de um atleta que participa de competições de canoa havaiana é fundamental para o seu bom desempenho. Portando, o ideal é aderir a uma alimentação saudável para conquistar os objetivos esperados.

Cada remador tem uma dieta específica de acordo com seu peso, estatura e condições de saúde. Certamente você encontrará diferentes dietas que funcionam bem para os remadores. No geral, é importante comer muitas proteínas como peixes, ovos e carnes de frango, bem como legumes, frutas e verduras.

Cada competidor deve tentar abordagens diferentes para descobrir qual alimentação atende melhor suas necessidades nutricionais. A dica é procurar um nutricionista para realizar uma dieta de acordo com seu perfil.

Mantenha-se hidratado

A hidratação é tão importante quanto a nutrição. Nosso sangue é composto por 80% de água, por isso é importante que estejamos bem hidratados, sem exageros. Assim sendo, certifique-se de que está bebendo bastante água antes, durante e depois dos treinos.

As competições de canoa havaiana podem ser muito desgastantes e levar a perda de muita água do corpo. Então, não deixe de beber água suficiente antes da corrida. Algumas pessoas suam mais do que outras e precisam de mais ou menos água.

Algo que não se fala com frequência é a possibilidade de excesso de hidratação, e isso costuma ser um fator tão importante em uma corrida quanto a desidratação. Se você beber muita água no dia anterior ou na manhã de uma corrida, você corre o risco de esvaziar seu sistema de eletrólitos e nutrientes valiosos.

Prepare-se mentalmente para as competições de canoa havaiana

Se você treinou forte, deixe seu corpo descansar e dê a ele a alimentação e hidratação certa. Assim você está preparado para realizar uma boa corrida. Dito isso, você também deve estar mentalmente preparado. Saber que você fez tudo o que foi possível dentro das suas limitações deve permitir que você entre em uma corrida sem medo.

O corpo é tão forte quanto nossa mente, então, se sua mente for fraca, seu corpo também será. Você trabalhou duro até este ponto, então no dia da corrida vá lá e divirta-se e não se culpe. Não deixe o que os outros estão fazendo influenciar o que você faz, apenas dê o seu melhor.

Conclusão

Vale ressaltar que ter um bom equipamento também ajuda nas competições de canoa havaiana. Mesmo que muitos digam que “não é a canoa, é o remador que ganha a corrida”, isso pode ser verdade para 90% dos remadores, mas para atletas de elite, trocar a canoa ou o remo pode significar uma pequena vantagem que o levará para o pódio.

Alguns gostam de remos rígidos, outros gostam de muito flexíveis. Então, experimente quantos puder até descobrir o que funciona melhor para você.

Veja também: Como escolher um remo de canoa havaiana?

Depois de encontrar a canoa e o remo ideal para a prática de canoa havaiana, é importante usá-los com frequência. Cada produto tem suas próprias nuances, portanto, quanto mais tempo você os usar, melhor será sua adaptação a eles.

Para corridas longas, o sol também pode afetar você. Então, o ideal é ficar coberto com uma camisa SPF, boné e óculos escuros. As camisetas hidrofóbicas também ajudam a bloquear o sol e manter o remador fresco e seco durante toda a competição de canoa havaiana.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.