Em julho ocorre a Competição Nacional de Canoagem ao redor da Ilha de Vitória, no Espírito Santo. A conhecida Volta Ilha de Vitória, será um desafio para muitos canoístas, já que são 30 Km de remada.

Você pode se inscrever nas seguintes modalidades: Canoa Havaiana, Surfski, Remo Olímpico e Stand up Paddle. As categorias são: Júnior Sub 19, Elite, Master 40 ou mais e Super Master 50 ou mais.

VOLTA À ILHA DE VITÓRIA 30km

VOLTA À ILHA DE VITÓRIA 30km

Se você está se preparando para essa competição é importante receber algumas dicas profissionais para ajudá-lo a focar sua mente antes desse grande evento. Saiba que quanto mais você praticar, mais forte e confiante você se sentirá e será!

Se você já participou de outras provas de canoa havaiana de forma individual ou em equipe e quer realmente vencer a Volta a Ilha de Vitória, precisa dedicar meses de treinamento para se preparar fisicamente.

Além disso, para ter o melhor desempenho possível, também deve se concentrar em sua preparação mental. Muitos pensam que isso não é importante, mas sua mente comanda seu corpo! Portanto, influencia em seu desempenho.

Por que você precisa focar sua mente

Para vencer, você precisa estar no controle da sua mente ainda mais do que de seu corpo. E estar mentalmente preparado não ajudará você apenas no grande dia, mas também em tudo na vida.

Seja você um atleta de elite ou amador, é normal ter quedas de rendimento e na motivação quando você está treinando para um grande evento. Por isso, é fundamental estar mentalmente preparado para isso.

Então, quando se trata de competir, a preparação mental pode fazer uma grande diferença. Por exemplo, ao praticar algumas técnicas antes da competição Volta a Ilha de Vitória, uma boa dica para se manter relaxado e positivo é meditar.

Assim você se sentirá menos ansioso e terá mais confiança no dia da prova. Sem dúvida, isso terá um impacto positivo no seu desempenho.

Plano de treinamento para a Volta Ilha de VitóriaVitória 466 anos: 40 embarcações vão participar da Volta à Ilha no dia 8 -  ESHOJE

Este é o momento em que você definirá um plano de treinamento para o grande dia. A recomendação é ser flexível para aliviar a ansiedade e também ser realista sobre quanto treinamento você será capaz de aplicar em sua vida cotidiana.

O ideal é elaborar um plano de treinamento que seja realista e pessoal, em vez de usar algum que você viu na Internet ou que seu amigo segue.

Você precisa programar quando terá tempo para treinar de acordo com seus compromissos atuais, de modo que o treinamento continue sendo um prazer e não uma tarefa árdua. Aliás, o prazer é a chave.

Se você tentar fazer muito, ficará estressado. E se sentir que precisa seguir rigidamente um plano que não é compatível com as provas que pretende disputar, ficará preocupado e se adaptará ao treinamento. Ser flexível e realista significa mais felicidade e motivação.

Veja também: Canoa Havaiana Calendário de Provas, Desafios e Competições

Preparação em equipe

Se você está se preparando para a Volta a Ilha de Vitória integrando uma equipe de canoa havaiana, você precisa identificar seus valores e compromissos em um grupo para que todos possam trabalhar juntos em direção ao objetivo final.

Portanto, busque maneiras de um ajudar o outro a se manter motivado e focado, certamente essa é uma boa iniciativa. Para uma maior preparação mental, a recomendação é usar técnicas de relaxamento rápidas e fácil, que é uma forma de meditação.

Isso pode ser feito regularmente para você ficar mais calmo. Para começar, respire fundo e conte até quatro, depois expire lentamente e conte até quatro de novo, deixando todos os músculos do seu corpo relaxarem ao expirar.

Concentre-se em diferentes músculos em cada expiração. Você pode fazer isso no dia da prova para um relaxamento instantâneo.

Semanas antes da Volta Ilha de Vitória

Identificar e nutrir suas fontes de confiança nas semanas anteriores da Volta a Ilha de Vitória irá ajudá-lo no dia da competição. Isso significa compartilhar seus objetivos com amigos, familiares e seguidores nas redes sociais.

Já outros podem pensar em provas importantes pelas quais já passaram e foram concluídas com êxito, o que os fizeram sentir-se mais capazes de alcançar o sucesso, como um corredor de maratona pensando em todas as longas corridas que já participou.

Dia anterior a competição

Agora é a hora de refletir sobre seu treinamento para aumentar a confiança. Concentre-se em quão longe você chegou e como sua forma física melhorou graças aos seus esforços. Se você teve que faltar a algum treino, não se preocupe com isso.

Pense no que você fez, não no que deixou de fazer. Você não pode desfazer o que perdeu, então é melhor se concentrar no que está fazendo em seu treinamento.

Uma boa dica é usar técnicas de visualização (por exemplo, imaginar-se forte ao cruzar a linha de chegada) para aumentar ainda mais a sua confiança.

Isso funciona ainda melhor se você empregar todos os outros sentidos também. Não apenas veja, sinta. Imagine a sensação do suor em sua testa, o som da multidão aplaudindo e como é jogar seus braços para o alto em uma demonstração de vitória.

Muitos canoístas usam esse recurso para ter uma vantagem. Durante o treinamento, eles visualizam o percurso do dia da prova e estabelecem estratégias de remo.

O dia anterior da Volta Ilha de Vitória

Por fim, no dia anterior a prova Volta a Ilha de Vitória, o melhor a fazer é manter-se organizado para que você não precise se “estressar com pequenas coisas” no grande dia.

É natural ficar nervoso, mas ficar ansioso demais pode causar estresse e dúvidas sobre si mesmo. Mantenha a calma permanecendo no presente e pensando em alcançar objetivos menores em vez de seu objetivo principal.

Por exemplo: se você tem um número de remadas que pretende alcançar, pode sentir certa ansiedade e incerteza. Então, em vez de focar no resultado, concentre-se nas tarefas que você pode realizar no presente para chegar lá.

Isso vai fazer você se sentir mais no controle. Portanto, mantenha as coisas em perspectiva para aliviar a ansiedade pré-competição.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.