O que é um swell e o que tem a ver com o surf?

A palavra swell vem do idioma inglês e representa um fenômeno meteorológico capaz de gerar grandes ondas.

Geralmente, as ondas são formadas pela ação dos ventos na superfície dos mares, lagoas e oceanos. Mas quando ocorre um swell, ele é causado por uma tempestade em alto mar.

A pressão exercida pela tempestade na superfície da água forma um centro, em torno do qual as ondas se propagam de dentro para fora e podem percorrer longas distâncias, tornando-se maiores quando o mar fica raso, formando grandes ondas na costa.

Não é todo pico que pode receber um grande swell com condições de surf. Vai depender de outros fatores, por exemplo: a distância onde a onda quebra, o formato da onda, a corrente, entre outros.

Então, ao planejar pegar  um swell grande, você deve analisar as características do pico desejado e estar informado sobre a previsão das ondas.

Períodos de swell

Períodos de swell e direções são um assunto complicado. Até mesmo os surfistas mais experientes podem não saber exatamente quando são os melhores períodos e direções de swell. Em termos mais simples, período de swell refere-se ao tempo de um conjunto de ondas que estão chegando (isso é medido em segundos).

Quando se trata de períodos de swell, existem algumas regras gerais a serem consideradas se você estiver pensando em pegar algumas ondas. Tenha em mente que quanto menor o período do swell, mais fracas serão as ondas e quanto maior o período do swell, mais poderosas serão as ondas. Isso faz todo o sentido, pois o movimento cria movimento.

O período de swell é importante porque pode determinar se há boas ondas ou não. Existem vários tipos de períodos de swell e condições de onda. A maioria dos surfistas se refere a “swells de curto período” como qualquer coisa com um período de 10 segundos ou menos. “Swells de longo período” são mais de 10 segundos.

Tipos de períodos

Os surfistas usam o termo período/intervalo para se referir à quantidade de tempo entre as cristas das ondas em um swell. Um período mais longo significa que um swell está viajando de longe, contém mais potência e geralmente produzirá ondas maiores.

periodo swellPeríodo de swell de 1 a 5 segundos: Normalmente são causados ​​por ventos locais. Um período mais curto significa que as ondas virão de forma mais consistente, mas serão mais fracas e geralmente menores.

Período de ondulação de 6 a 8 segundos: Normalmente são causados ​​por ondas de vento regionais. Algumas características deste período de swell incluem ondas mais organizadas, poderosas e com melhor forma do que as do período de 1 a 5.

Período de 8 a 10 segundos: Estes são tipicamente swells de média distância. Este período geralmente oferece boas condições de surf.

Período de 10 a 16 segundos: Estes são chamados de “groundswells” e são criados a uma distância considerável da costa por fortes tempestades (furacões). Algumas características desses swells incluem conjuntos poderosos e definidos. Eles podem fazer com que as ondas fechem rapidamente (ou seja, quebrando de uma só vez).

Mais de 16 segundos de swell: Este período de swell é extremamente poderoso e tem potencial para criar ondas épicas e de altíssima qualidade. No entanto, este período não é seguro para iniciantes no surf.

Direção do swell

De onde o swell está vindo é a direção, sendo medido em graus. Esse é um fator importante a ser considerado, pois

o que é swell

pode determinar a qualidade das ondas. Cada praia do mundo tem uma direção de swell diferente.

Nos gráficos, a direção do swell é descrita em graus, com 0 graus representando o norte, 90º leste, 180º sul e 270º oeste. Olhar os gráficos pode lhe dar uma boa noção das direções do swell e das possíveis barreiras que possam surgir no caminho (isso é chamado de “sombreamento”).

Conhecer os diferentes períodos e direções pode ajudá-lo a planejar o melhor dia para surfar. Nem todos os dias terão condições ideais, mas saber o que procurar pode ajudá-lo a aproveitar os melhores lugares.

Termos de previsão que você deve conhecer

Windswell: Qualquer ondulação de curto período, que é criada por ventos locais e não por sistemas de tempestade distantes, é chamada de windswell. Alguns surfistas pensam nisso como swells de qualidade inferior, pois muitas vezes podem ser irregulares / confusos. Porém, tudo depende de onde você está surfando.

Groundswell: Aqui se trata de qualquer swell de longo período, que é gerado por uma tempestade distante. Estas são ondas maiores e organizadas que se transformam em paredes limpas e perfeitas para surfar.

Maré: Você precisará aprender como os padrões de maré afetam o local em que você pretende surfar. A maré entra e sai a cada 6 horas enquanto a Terra gira e o oceano sente a força da gravidade da lua, afetando as ondas de inúmeras maneiras no processo.

Diferentes quebras são melhores nas marés baixa, média ou alta dependendo dos contornos do fundo em um ponto específico. No entanto, não há uma regra universal sobre certa maré ser boa ou ruim para o surf. Você só precisa observar como isso afeta o local onde você deseja surfar.

Direção do vento

Assim como a direção do swell, a direção do vento é referida por sua origem, não para onde está indo. Ao falar sobre as condições do vento, é preciso considerar que ventos leves do mar (soprando da praia em direção às ondas) são geralmente ideais. Os ventos da costa fazem com que as ondas desmoronem mais cedo e se fechem, então não são ideais.

As previsões de surf geralmente exibem a direção do vento em graus. Pegar ondas é melhor quando não há vento. Mas os surfistas experientes aprendem a gerenciar até as piores condições.

No surf, existem duas condições primárias de vento: onshore e offshore. Os ventos offshore, que empurram as ondas para a costa e não para longe dela, são ideais para o surf.

Por outro lado, os surfistas que querem praticar manobras aéreas provavelmente preferem pegar um vento onshore, pois criam ondas agitadas e irregulares.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.