Como saber se vai chover?

Cada tipo de nuvem tem algo a revelar sobre o tempo e a probabilidade de chover. Então, se você quer saber se vai chover pelas nuvens, é importante conhecer as suas principais características.

Antes da invenção da previsão do tempo, os povos antigos olhavam para o céu para saber se iria chover. Você também pode prever o que está por vir, basta observar alguns padrões das nuvens, como tamanho, forma, altitude, profundidade e cor.

Em geral, quando você vê nuvens pequenas e isoladas cercadas por um céu azul sem áreas escuras ou sinais de crescimento, esses são indicadores de bom tempo à frente.

Portanto, à medida que as nuvens começam a se expandir em tamanho e desenvolver manchas escuras ou ocupar várias camadas do céu, é possível que uma tempestade esteja se aproximando.

Vai chover?

Embora as regras para prever a chuva olhando para as nuvens sejam bastante simples, muitas pessoas acham essa habilidade confusa porque existem diferentes tipos de nuvens com suas próprias nuances.

Na prática, os padrões climáticos levam muitos dias para evoluir. Por isso você precisa ficar alerta ao que está acontecendo com as nuvens durante um período de tempo contínuo.

Existem várias maneiras diferentes de transição do tempo bom para as tempestades. Por isso é importante conhecer todas as etapas pelas quais passam as nuvens e identificá-las à medida que o clima muda.

Então, veja agora como saber se vai chover pelas nuvens.

Como ler nuvens para saber se vai chover?

O método mais fácil para aprender a ler as nuvens é vendo imagens reais de como elas se parecem em diferentes padrões climáticos.

Como você pode ver, para saber se vai chover basta observar características visuais básicas. Você pode praticar saindo para observar o céu e respondendo as questões abaixo:

– Qual é o tamanho das nuvens?

– Você está vendo nuvens de baixa, média ou alta altitude?

– Existem manchas escuras ou sinais de crescimento ativo?

– Há muitas nuvens no céu?

– Quanto do céu está coberto?

– As nuvens se movimentam rapidamente ou lentamente?

Ao praticar a observação do céu com essas questões em mente, rapidamente você notará diferenças óbvias entre o tamanho, a quantidade, a cor e a altitude das nuvens.

O próximo passo é usar essas observações para identificar diferentes tipos de nuvens. Dessa forma fica mais fácil prever o clima.

Tipos de nuvens que indicam chuva

Os dois principais tipos de nuvens que produzem chuva são conhecidos como nuvens Nimbostratus e nuvens Cumulonimbus. É importante ressaltar que uma característica que define as tempestades é que as nuvens ocupam várias camadas do céu simultaneamente.

Se você deseja saber se vai chover pelas nuvens, não basta simplesmente identificar nuvens de chuva no céu. Na verdade, é preciso ser capaz de prever a aproximação de nuvens nimbostratus e cumulonimbus antes que essas nuvens cheguem.

Dependendo do tamanho, tipo e intensidade de uma tempestade, os primeiros sinais podem ser vistos algumas horas antes ou até mesmo na semana anterior a chuva.  Uma única nuvem geralmente não diz muito, mas combinada com uma sequência de mudanças no céu pode dizer alguma coisa.

Existem oito tipos principais de nuvens que você deve conhecer se realmente quer ficar bom em prever o tempo por meio da observação do céu. Felizmente, aprender a identificá-las é simples.

Afinal, cada tipo de nuvem nos dá informações úteis sobre o que está acontecendo na atmosfera. Algumas nuvens são indicadores de chuva se aproximando, enquanto outras são indicadores de tempo bom.

Então, vamos dar uma olhada em como identificar as nuvens de chuva.

1 – Nuvens Cumulus

Nuvens Cumulus

Nuvens Cumulus

A forma de nuvem mais estável do ponto de vista atmosférico são as nuvens cumulus. Elas são fofas, como bolas de algodão e dificilmente produzirão chuva, a menos que se unam para formar estruturas mais complexas.

O fundo plano e cinza dessas nuvens cumulus nos diz que a umidade está começando a se acumular. No entanto, a falta de crescimento vertical significa que elas ainda estão longe de se tornarem nuvens de chuva.

 

 

cirrus nuvem

cirrus nuvem

2 – Nuvens cirros

Encontradas no alto da troposfera e nas partes mais baixas da estratosfera, as nuvens cirros são caracterizadas por uma estrutura fina. Embora essas nuvens sejam muito altas para gerar chuva substancial, podem indicar que o clima úmido pode estar a caminho em pouco tempo.

 

 

3 – Nuvens Stratus

Uma nuvem stratus é espessa e uniforme. Quando essas estruturas estão no alto, é bastante provável que haja chuva. No entanto, esse tipo de nuvem não é necessariamente um sinal de forte tempestade, pois tons escuros e espessos indicam mais umidade. As nuvens de chuva tendem a ter mais definição.

Nuvens stratus também são comumente conhecidas como neblina. As nuvens stratus podem ser difíceis de identificar porque geralmente aparecem como uma camada uniforme de neblina que cobre todo o céu.

 

Nuvens Stratocumulus

Nuvens Stratocumulus

4 – Nuvens Stratocumulus

O que acontece quando você cruza uma nuvem stratus com uma nuvem cumulus? A resposta é fácil: se forma uma nuvem estratocumulus, que abrange várias formas e tamanhos diferentes de nuvens.

As nuvens estratocumulus são maiores e mais largas do que as nuvens cúmulos, mas mais fragmentadas e texturizadas do que um estrato. Essas nuvens desempenham uma função vital na regulação do clima, atenuando o calor dos dias de verão, e muitas vezes são o sinal de uma mudança lenta nos sistemas climáticos.

5 – Nuvens CumulonimbusNuvens Cumulonimbus

Esse é o irmão mais velho da nuvem cumulus leve e fofa. As nuvens cumulonimbus se elevam através das camadas da atmosfera, anunciando tempestades e fortes chuvass. Se você ver uma enorme nuvem de pilares, especialmente uma com um topo alargado em forma de bigorna, prepare-se para um momento de relâmpagos.

 

 

6 – Nuvens Nimbostratuscumuluns nimbus

Nuvens Nimbostratus são grandes e densas, sendo muito escuras e relativamente inexpressivas em comparação com outros tipos de nuvens. Além disso, elas cobrem uma grande área do céu.

Como resultado, as nuvens nimbostratus podem ser difíceis de identificar por conta própria. No entanto, no momento em que ela chega, normalmente já existem sinais de uma tempestade se desenvolvendo por muitas horas ou até dias.

Conclusão

Existem muitas variações na forma da nuvem. Cada uma das nuvens listadas acima significa condições diferentes quando vistas em variadas altitudes. Alem disso, há muitas combinações de nuvens incomuns.

Porém, conhecer esses cinco tipos básicos é um ótimo começo se você quiser aprender um pouco de meteorologia básica.

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.