Erros comuns antes do treino de canoa havaiana

Aula de Canoa Havaiana Flamengo

Aula de Canoa Havaiana Flamengo

Você pode estar cometendo alguns erros antes do treino de canoa havaiana, porém ainda não percebeu. Mas não se preocupe, para tentar corrigir basta se dar conta de que está fazendo algo errado pré-treino.

Se você é um atleta dedicado ou simplesmente se exercita por lazer, talvez alguns erros que você está cometendo estejam interferindo no seu desempenho físico durante o treino de canoa havaiana. Alguns sinais de que algo não vai bem são os seguintes:

  • Cansaço excessivo antes do treino.
  • Falta de energia e sonolência.
  • Desconforto intestinal e enjoo.
  • Dores de cabeça.
  • Tontura ou sensação de vertigem.

Se você tem sentido algum desses sintomas, uma boa dica é prestar atenção em sua rotina antes do treino de canoa havaiana. A seguir, vamos citar alguns erros que você deve evitar e como corrigi-los.

Erro 1: Beber pouca água

Uma boa hidratação significa ingerir a quantidade certa de água antes, durante e após a atividade física. A água regula a temperatura do corpo e lubrifica as articulações. Além disso, ajuda a transportar nutrientes para lhe dar energia e mantê-lo saudável.

Se você não estiver hidratado, seu corpo não terá um bom desempenho durante o treino. A desidratação ocorre quando você perde mais líquido do que bebe e pode variar de leve a grave. Sintomas como cansaço e tontura pode indicar que você está precisando beber mais água.

Beber pelo menos dois litros de água por dia já é o suficiente para se manter hidratado. No entanto, se o seu treino for intenso e durar mais de duas horas, uma bebida energética pode ser útil.

As calorias, o potássio e outros nutrientes contidos nas bebidas esportivas podem fornecer energia e eletrólitos para ajudá-lo a melhorar seu desempenho por um longo período de tempo.

Saiba mais: O que acontece com seu corpo após fazer canoa havaiana?

Erro 2: Não dormir bem antes do treino de canoa havaiana

Dormir o suficiente é essencial para ajudar uma pessoa a ter boa qualidade de vida. Sem dúvida, quando se trata de saúde, o sono é tão vital quanto à prática regular de atividade física e uma dieta balanceada. Então, a dica é dormir pelo menos oito horas por noite.

Não dormir o suficiente pode interferir na capacidade do corpo de regular a ingestão de alimentos corretamente. Como resultado, pode ocorrer o aumento do peso. Portanto, ter uma boa noite de sono pode ajudar você a consumir menos calorias durante o dia. Isso porque os padrões de sono afetam os hormônios responsáveis ​​pelo apetite.

Definitivamente, dormir o suficiente pode melhorar o seu desempenho atlético. Outros benefícios de boas noites de sono são: mais energia, melhor coordenação dos movimentos durante as remadas, mais velocidade e aumento da atividade cerebral.

Alguém que não dorme o suficiente tem mais probabilidade de ter problemas para se relacionar com sua equipe de treino de canoa havaiana. Isso porque o sono também tem ligações com a inteligência emocional e social das pessoas.

Então, se o seu objetivo é levar uma vida mais saudável praticando canoa havaiana, a falta de sono pode atrapalhar seus planos.

Saiba mais: A canoa havaiana pode te ajudar a dormir melhor?

Erro 3: Comer alimentos inadequados

A última coisa que você quer durante o treino é sentir dores de estômago ou cansaço. Mas isso pode acontecer se você se alimentar errado antes do treino. Saiba que comer alimentos que se convertem em energia é fundamental, especialmente para treinos mais longos.

Macarrão, arroz e batata são ótimas fontes de carboidratos e tendem a fazer bem para a maioria das pessoas, mas é melhor comê-los apenas com um molho à base de tomate. Molhos cremosos, temperos e especiarias podem perturbar seu estômago ou provocar azia quando você começar a remar.

Evitar fast food antes do treino de canoa havaiana pode ser um tanto óbvio, até mesmo lanches saudáveis ​​com alto teor de gordura podem fazer você se sentir lento. Isso porque a gordura é transformada em energia com muito menos eficiência do que os carboidratos e as proteínas.

Além disso, alimentos gordurosos geralmente causam inchaço, algo que ninguém deseja quando está tentando dar o seu melhor durante o treino. Refrigerantes e outras bebidas carbonatadas também causam inchaços, bem como gases, por isso devem ser evitadas.

Embora a cafeína possa fornecer um aumento de energia pré-treino, um café expresso ou chá preto pode ser mais adequado para o estômago do que uma cola ou uma bebida energética carbonatada.

Para você saber exatamente o que comer antes do treino, a dica é procurar um nutricionista para estabelecer uma dieta balanceada de acordo com seu perfil.

Erro 4: Não alongar antes do treino de canoa havaiana

Muitas pessoas não entendem realmente os benefícios do alongamento. Essa é uma parte importante de uma rotina de atividades físicas. O alongamento pré-treino dos principais grupos musculares é essencial, pois pode ajudar a soltar os músculos.

Afinal, o alongamento oferece mais flexibilidade para você completar os movimentos de remada com segurança, ao mesmo tempo em que reduz o risco de sofrer com lesões e músculos doloridos.

Se você está sentindo muitas dores após o treino, certifique-se de conferir se está alongando da forma certa! Muitas dessas dores podem ser reflexos da falta de preparo muscular.

A falta de fluxo de oxigênio pode prejudicar seu desempenho, bem como causar lesões graves nas articulações. Dores e tensão podem ser sentidas quando você começa a se exercitar, se essas áreas não tiverem sido supridas com sangue oxigenado.

O alongamento estimula o fluxo de oxigênio fresco através da corrente sanguínea para o resto do corpo, não apenas aliviando a dor e reduzindo as lesões, mas auxiliando no desempenho dos movimentos.

Além disso, você se sentirá mais capaz de suportar um treino de canoa havaiana mais longo e mais intenso ao se alongar antes da prática desse esporte, pois terá menos probabilidade de sentir fadiga muscular.

O alongamento desperta as áreas do corpo que precisam de mais tempo e incentivo para acordar e assim você se beneficia de um melhor desempenho físico.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.