clube de canoa havaiana na marina da glória

Aula de Canoa Polinésia Marina da Glória

Você está tendo dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo? Talvez esteja acordando durante a madrugada e não conseguindo dormir de novo ou tendo um sono agitado várias vezes por semana. Saiba que praticar algum esporte como a canoa havaiana pode resolver esse problema.

O sono é essencial para uma boa saúde porque ajuda o cérebro a funcionar corretamente. Além disso, melhora o aprendizado, bem como a capacidade de concentração. Também regula os hormônios, afeta a reação do corpo à insulina e ajuda a reparar o coração e os vasos sanguíneos.

Certamente, a privação de sono tem lhe causado irritabilidade e esquecimentos. Isso é comum, já que pode enfraquecer o sistema imunológico e diminuir sua capacidade de se lembrar das coisas. Mas não se preocupe, isso tem solução!

Como a canoa havaiana pode ajuda a tratar a insônia?

De acordo com estudos, em apenas quatro semanas, as pessoas com insônia que começam a praticar exercícios regularmente podem adormecer  mais rápido. Isso porque o exercício causa mudanças na temperatura corporal. Durante qualquer atividade física, o corpo aumenta sua temperatura e, em seguida, a temperatura cai.

Essa queda imita uma mudança de temperatura semelhante ao que acontece antes de você adormecer. Ou seja, quando seu corpo esfria à noite, se preparando para o descanso. A semelhança entre essas mudanças pode sinalizar para seu cérebro que é hora de dormir.

A canoa havaiana alivia os sintomas de ansiedade e depressão 

Sem dúvida, a insônia costuma andar de mãos dadas com a ansiedade e a depressão. Além disso, a preocupação e o estresse podem interferir na capacidade de adormecer. De fato, praticar esporte pode atenuar esses sintomas através da liberação de endorfinas, melhorando positivamente a qualidade do sono.

A canoa havaiana, por exemplo, é uma atividade física que estimula o sistema emocional proporcionando a sensação de bem estar. Sem dúvida, remar desfrutando de maravilhosas paisagens, ajuda a relaxar e fortalecer a mente. Ao mesmo tempo em que você melhora seu condicionamento físico.

Embora os pesquisadores ainda estejam trabalhando para entender exatamente como a atividade física afeta o sono, eles descobriram que o exercício aeróbico também é eficaz para o alívio da insônia.

Especificamente, os exercícios aeróbicos moderados aumentam a quantidade de tempo que você passa em sono profundo. Esse é o estágio em que seu corpo se restaura e se reabastece, curando seus músculos e tecidos para se preparar para mais exercícios.

passeio turístico de canoa havaiana

passeio turístico de canoa havaiana

A canoa havaiana pode realinhar seu relógio biológico interno

Algumas pessoas têm insônia devido a um relógio biológico interno desalinhado. Uma perturbação desse tipo pode fazer com que você se sinta mais cansado do que o normal. No entanto, dependendo da hora do dia em que você se exercitar, isso pode ajudar a acertar o seu relógio biológico proporcionando um adormecimento mais cedo.

Além disso, alguns esportes, como a canoa havaiana, aumentam a serotonina (um hormônio envolvido no ciclo do sono). Dessa forma, o seu cérebro melhora a capacidade de regular o sono.

A falta de exercícios pode causar insônia?

Vários estudos descobriram que o exercício regular está correlacionado com um sono melhor. Em todas as faixas etárias, as pessoas que praticam esportes são menos propensas a ter insônia. Isso indica que o exercício também atua como um protetor contra distúrbios do sono.

Por outro lado, a falta de exercício está associada à insônia. Junto com fatores como problemas de saúde, estresse, idade avançada e desemprego. Aliás, quando as pessoas sofrem de insônia, pode ser mais difícil ser fisicamente ativo devido aos níveis mais elevados de fadiga diurna e sonolência.

9 erros do sono que você deve evitar

  • Assistir TV até a hora de dormir: geralmente, pessoas que assistem TV antes de dormir levam mais tempo para adormecer.
  • A cada dia um horário diferente para dormir: ir para cama em diferentes horários a cada noite confunde o relógio interno do seu corpo e atrapalha seus padrões de sono. Torna-se mais difícil conseguir uma noite de sono consistente com uma rotina bagunçada.
  • Esperando para adormecer antes de ir para a cama: você já tentou fazer o teste do travesseiro? Se você adormecer 5 minutos após sua cabeça deitar no travesseiro, provavelmente não está dormindo o suficiente. Além disso, se você adormece constantemente no sofá, é um bom indicador de que precisa começar a ir para a cama mais cedo.
  • Cochilar por muito tempo: se você cochilar por muito tempo antes da hora normal de dormir, não sentirá vontade de adormecer novamente.
  • Ficar na cama quando não consegue dormir: se você não conseguir dormir em 20 ou 30 minutos, levante-se da cama e faça algo que ocupe seu cérebro sem se estressar.
  • Usar o celular na cama: a melatonina (o hormônio do sono) é liberada quando escurece. Se você está na cama com seu celular ou tablet, seu cérebro é levado a pensar que a luz forte significa que é dia. Portanto, isso impede que a melatonina seja totalmente liberada, mantendo-o bem acordado.
  • Beber chá, café ou coca-cola: bebidas energéticas não devem ser consumidas à noite porque a cafeína aumenta seu estado de alerta. Muitas vezes demoram pelo menos vinte minutos para fazer efeito. Isso significa que se você beber antes de dormir, vai se sentir mais acordado na hora exata em que deseja adormecer.
  • Passar horas online matando tempo, mesmo quando está cansado: esse é um hábito muito fácil de adquirir. Se seu corpo está cansado, isso significa que está lhe dizendo para dormir. Não perca tempo fazendo coisas que não são importantes.
  • Pensando demais no que você tem que fazer amanhã: quando você estiver na cama, é tentador pensar demais no que você tem que fazer no dia seguinte. De fato, é muito fácil cair na armadilha de pensar nas possíveis consequências se tudo der errado. Isso pode deixá-lo estressado, mantendo-o acordado até tarde da noite.

Conclusão 

Provavelmente, você já ouviu inúmeras vezes que se exercitar é “bom para você”. Então, o que está esperando para praticar algum tipo de esporte? Se você gosta de manter contato com a natureza, a canoa havaiana pode ser a melhor opção.

Também conhecida como canoa polinésia, esse esporte pode aumentar seu nível de energia, aliviar o estresse, melhorar sua autoestima e por fim, garantir boas noites de sono.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.