Venha realizar uma aula experimental de canoa havaiana em nossas bases

Já pensou em praticar um esporte aquático a céu aberto em meio a belas paisagens do Rio de Janeiro? Estamos falando da canoa havaiana! É uma atividade aberta para todas as idades. Então, o que acha de realizar uma aula experimental de canoa havaiana em nossas bases?

aula de canoa havaiana

aula de canoa havaiana

Se você está procurando praticar um esporte que ao mesmo tempo lhe conecte a natureza, a melhor opção é a canoa havaiana. Além dos benefícios sensoriais que você recebe, ainda poderá desenvolver uma melhor forma física.

Se a ideia é perder peso, saiba que a canoa havaiana ajuda a queimar bastante calorias. Mas, talvez você esteja procurando praticar um esporte para ganhar mais massa muscular, da mesma forma, remar tonifica e fortalece os músculos gerando mais massa.

Então, seja qual for seu objetivo ao praticar esse esporte, venha realizar uma aula experimental em nossas bases.

Músculos utilizados na prática da Canoa Havaiana

Como você usa principalmente os braços durante a prática de canoa havaiana, essas partes do corpo tornam-se mais tonificadas. O esforço durante a canoagem se estende à maioria dos músculos da parte superior do corpo, como as costas, ombros e peito. Portanto, remar ajuda a exercitar esses músculos.

Embora os benefícios da canoagem sejam mais evidentes em seus braços, ombros e pernas, a parte superior das costas também recebe efeitos significativos. Na verdade, os movimentos envolvidos na canoagem são tão impactantes nos membros inferiores quanto nos superiores.

Enquanto você rema, suas pernas aplicam a pressão necessária para mantê-lo equilibrado na canoa. Além disso, quando você está tentando virar ou manobrar, está contraindo e afrouxando os músculos das pernas inúmeras vezes.

Saiba mais: Músculos utilizados na prática da canoa havaiana

Fortaleça seus músculos centrais

aula de canoa havaiana

aula de canoa havaiana

Seu abdômen, oblíquos e parte inferior das costas também estão envolvidos durante este treino. Em cada remada, conforme você estica os braços para frente, você contrai o abdômen, enquanto, ao puxar, você contrai os músculos da região lombar.

Ao fazer qualquer movimento de torção, você engaja seus oblíquos. Além disso, a maneira mais eficaz de manter uma canoa equilibrada ao se sentar nela é de forma ereta. Isso mantém os músculos centrais ligeiramente envolvidos durante a atividade.

Portanto, se as gorduras acumuladas na barriga estão lhe incomodando, a melhor forma de afinar a cintura é se exercitando. Nesse caso, a canoa havaiana pode ajudar, já que fortalece seus músculos centrais.

Aumente sua resistência 

Como a canoagem é feita por horas, ela permite que você melhore sua resistência, o que significa que você pode suportar longos períodos de esforço sem se cansar facilmente.

A realização de exercícios moderadamente intensos, como aqueles que a canoa havaiana proporciona, pelo menos três vezes por semana, pode aumentar seus níveis de energia em 20%.

Este benefício da canoagem não apenas permite que você faça a atividade por mais tempo, mas também aumenta a energ

ia que você pode gastar em suas atividades diárias.

Canoa havaiana proporciona diversos benefícios a sua saúde

A canoa havaiana é um esporte que também exercita os músculos cardíacos. Este tipo de treino fortalece o coração e melhora sua eficiência no bombeamento do sangue. Também melhora a eficiência da circulação sanguínea e aumenta a quantidade total de glóbulos vermelhos no corpo.

A canoagem consegue isso aumentando sua frequência cardíaca para um nível saudável. Se você realizar a atividade de forma consistente, também estará exercitando seu coração regularmente, tornando-o mais forte.

Existem alguns tipos de alimentos onde você pode obter vitamina D. No entanto, para que ela surta efeito em nosso corpo, precisamos nos expor à luz solar. A vitamina D é essencial para ossos fortes.

Além disso, ajuda a impulsionar o sistema imunológico e garante o desenvolvimento do cérebro, bem como apoia a função muscular e mantém o coração saudável. Felizmente, a prática de canoa havaiana permite que você se exponha ao sol, ajudando seu corpo a produzir vitamina D.

Benefícios da canoagem para a saúde mental

Passar um tempo ao ar livre e tomar ar fresco pode ajudar a reduzir o estresse. O estresse está associado a várias doenças e piora qualquer condição médica existente que você possa ter. Portanto, um fator importante para ter boa saúde física e mental é reduzir o estresse.

A boa notícia é que a canoagem é um ótimo esporte para quem precisa aliviar o estresse. Estar no meio da natureza não é apenas agradável, mas pode torná-lo mais feliz e criativo. Como a canoagem é praticada ao ar livre, é uma atividade ideal se você quer sentir uma sensação de bem estar.

Além do efeito da natureza sobre o seu humor, a canoagem aumenta a liberação de certas substâncias químicas, como endorfinas e serotonina no cérebro. Esses neurotransmissores, especialmente as endorfinas, ajudam a regular o humor, fazendo com que você se sinta mais alegre e bem humorado.

Além disso, também pode elevar sua autoestima. Devido a esse efeito, a canoagem e os exercícios em geral, são incentivados para pessoas que estão em depressão.

Mais concentração e foco

Esta vantagem de praticar canoa havaiana está relacionada à liberação de hormônios que geram a sensação de bem estar, como já citamos.  Enquanto você se exercita de canoa, essas substâncias químicas são liberadas no cérebro.

Você pode passar algumas horas por semana concentrando-se neste esporte e esses momentos podem servir como uma pausa mental para os problemas ou desafios que possa estar enfrentando.

Sem dúvida, isso permite que você volte a tratar de assuntos importantes com mais foco e motivação. Isso certamente aumentará suas chances de encontrar as soluções certas. Então, ser mais ativo e se exercitar regularmente pode ajudar a melhorar suas habilidades de memória e raciocínio.

Os exercícios realizados na canoa havaiana, ao contrário do treinamento de resistência, podem aumentar o tamanho do hipocampo, que é a parte específica do cérebro responsável pelo aprendizado e memória.

Isso porque a canoa havaiana é um tipo de exercício que se realizá-lo de forma consistente irá estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro. Além disso, aumentará o número total de novas células cerebrais. No geral, pode ajudar significativamente o cérebro a se manter saudável.

Venha realizar uma aula experimental de canoa havaiana em nossas bases:

  • Lagoa do Marapendi na Barra da Tijuca
  • Pontal do Recreio
  • Marina da Glória no Aterro do Flamengo
Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.