Antes de remar canoa havaiana faça uma lista dos itens de segurança básicos
A canoa havaiana é um esporte um tanto desafiador, mas é gratificante quando você percebe que superou seus limites. Para pessoas que nunca praticaram um esporte aquático antes, remar canoa havaiana pela primeira vez pode ser um pouco intimidador, mas depois de algumas aulas você ficará mais a vontade para curtir essa atividade.
Saiba que há uma grande chance de você cair da canoa, mas fique tranquilo isso é normal, portanto, será preciso conhecer os procedimentos de huli (queda da canoa). Além disso, antes de remar canoa havaiana você deve conferir seus itens de segurança básicos.
Antes de mais nada, é preciso saber que o colete salva-vidas é um equipamento de segurança obrigatório. Em competições de canoa havaiana, o capacete também é necessário.
Colete salva-vidas para remar canoa havaiana
Em razão da canoa havaiana ser um esporte aquático, o colete salva-vidas é um item indispensável mesmo para pessoas que sabem nadar. Na canoagem não devemos subestimar a força das águas, por isso todo o cuidado é pouco.
Há vários modelos de salva-vidas disponíveis no mercado, basta escolher aquele que melhor se adapta ao seu corpo. Ao cair na água em um mar agitado com ventos fortes, fazendo uso de um colete salva-vidas, certamente você não se afogará porque ele ajuda a flutuar.
Saiba mais: A importância do colete salva-vidas nos esportes aquáticos
Capacete
O capacete protege a região da cabeça, sendo fundamental para a segurança de um praticante de canoa havaiana OC4 SURF. Existem diferentes tamanhos e formatos, basta escolher o mais confortável possível e que melhor se adapte ao tamanho da sua cabeça.
Remos
Se você entrar numa canoa sem um remo, a sua segurança estará comprometida. Afinal, esse item básico permite que você consiga deslocar a canoa na água. Há diferentes tipos de remos para remar canoa havaiana. Você deve escolher um de acordo com a sua estatura.
A dica é se concentrar no comprimento e na largura do remo. O tamanho ideal varia de pessoa para pessoa. Então, na hora de escolher um remo, considere o seguinte:
Altura / Comprimento
1,52m – 1,58m / 46”- 47”
1,62m – 1,68m / 47”- 49”
1,71m – 1,77m / 49”- 51”
1,80m – 1,82m / 51”- 52”
1,83m – 1,89m / 52”- 53”
1,92m – 1,98m / 54”- 56”
Saiba mais: Como escolher um remo de canoa havaiana?
Roupas e acessórios para remar canoa havaiana
O vestuário adequado para remar canoa havaiana também é considerado um item de segurança básico. Isso porque ele ajudará você a se sentir melhor, conforme o clima durante a canoagem.
Por exemplo, se o dia está ensolarado, a dica é escolher uma camisa de manga curta ou comprida, de acordo com a preferência do remador. Além disso, usar um boné ou chapéu também é recomendado, bem como óculos escuros e protetor solar.
O seu calçado também deve ser confortável e principalmente leve para evitar que haja atritos dos calcanhares com a canoa. Outro item que pode ajudar você a remar canoa havaiana com segurança são as luvas.
O atrito das mãos com o remo pode causar vermelhidão. Por isso faça uso de luvas sem as pontas dos dedos para que assim consiga evitar a formação de bolhas em suas mãos.
Luz de Navegação Strobo
No caso de remar canoa havaiana à noite, o ideal é carregar uma luz de Navegação Strobo acoplada ao seu colete salva-vidas. Esse tipo de luz identifica o remador e sua canoa em trajetos noturnos. Isso evita a colisão com outras embarcações.
Cabo de resgate
O cabo de resgate é um item de segurança fundamental para socorrer um canoísta que cai na água. Portanto, como já citamos, pode ocorrer uma queda da canoa, nesse caso é preciso carregar na canoa um cabo de resgate. Trata-se de uma corda elástica com cerca de 20 metros, usada para resgate de uma pessoa na água.
Saia
O termo ‘saia’ não se refere à peça de roupa feminina que todos nós conhecemos. Estamos falando de um item de segurança que se ajusta na cintura do remador e no seu cockpit. O objetivo é impedir a entrada de água na canoa.
A ‘saia’ geralmente é produzida com diferentes materiais, porém o mais eficiente é o ‘neoprene’ (borracha vulcanizada revestida de tecido dos dois lados). A saia possui alças de segurança para que seja desconectada em caso de emergência.
Dicas de segurança para remar canoa havaiana
Por fim, saiba que todos os esportes aquáticos exigem certos itens de segurança, sendo que o colete salva-vidas é o principal deles. A canoagem tem seus riscos já que é praticada ao ar livre em rios e mares.
Não podemos descartar a possibilidade de um remador sofrer algum tipo de lesão, escoriações e queimaduras devido à exposição ao sol. Portanto, antes de remar canoa havaiana é preciso fazer uso dos itens de segurança básicos para evitar acidentes.
Lembrando que tudo deve estar em boas condições de uso e conservação, principalmente os remos e o colete salva-vidas. Em competições de canoa havaiana, é preciso verificar quais são os equipamentos obrigatórios.
Ao remar canoa havaiana não vá sozinho, pois é importante contar com a ajuda de alguém em situações de emergência. Além disso, consultar a previsão do tempo é fundamental. Muitas vezes, as condições meteorológicas não são favoráveis a canoagem. Nesse caso, o ideal é não entrar na água.
Outra dica é conhecer o percurso que você pretende fazer. Cada local tem um nível diferente de dificuldade. Sendo assim, algumas áreas não são indicadas para iniciantes. Sem dúvida, ter uma ideia da rota que será seguida ajudará você a conhecer os meios de escapar em caso de emergência.
Uma dica fundamental para quem pratica canoagem no mar é manter-se longe de embarcações motorizadas. Dessa forma, você poderá evitar colisões. Além disso, afastar-se dos banhistas também é indicado.
Por fim, garantir a sua própria segurança e da sua equipe de canoagem é fundamental ao remar canoa havaiana. Seguindo todas as instruções de segurança e carregando os itens necessários você poderá aproveitar com mais tranquilidade esse esporte.