A importância do colete salva-vidas nos esportes aquáticos

canoa havaiana flamengo

canoa havaiana flamengo

Os esportes aquáticos oferecem diversos benefícios para o corpo e para a mente. A canoa havaiana, por exemplo, é uma atividade que melhora o condicionamento físico, e também proporciona a sensação de bem estar, já que é um esporte praticado ao ar livre em meio a paisagens naturais.

No entanto, para aproveitar ao máximo os esportes aquáticos é preciso usar o colete salva-vidas. Embora a maioria dos atletas esteja ciente de que certo nível de segurança deve ser garantido ao participar dessas atividades, poucos percebem a importância de usar coletes salva-vidas.

Atualmente, os coletes salva-vidas são fabricados em muitas formas, tamanhos e cores diferentes. Além disso, são leves, finos e flexíveis para garantir total segurança ao usuário. Portanto, não há motivos para não usá-lo.

Por que usar colete salva-vidas em esportes aquáticos?

Usar um colete salva-vidas é extremamente importante por vários motivos. Tudo pode acontecer durante a pratica de um esporte na água, seja a canoa havaiana, caiaque, surf, Stand up Paddle ou outro, é importante estar sempre preparado.

Um colete salva-vidas pode facilmente salvar sua vida se o tempo ruim ou ventos fortes o mandarem para a água. Ele ajuda a flutuar e a prevenir o afogamento.

É necessário que todos os atletas de esportes aquáticos usem colete salva-vidas durante a prática de suas atividades na água. Só porque você conhece o rio, lagoa ou o mar em que está, não significa que não deva tomar todos os cuidados necessários.

Veja também: Aloha Spirit Campeonato de esportes aquáticos

Coletes salva-vidas têm outros benefícios

Passeio Turístico de Canoa Havaiana Nascer do Sol Praias Paradisíacas

Passeio Turístico de Canoa Havaiana Nascer do Sol Praias Paradisíacas

Os coletes salva-vidas o mantêm aquecido se você estiver preso na água aguardando resgate. Caso você sofra algum acidente durante a prática do surf, por exemplo, e acabar na água fria, o colete salva-vidas ajudará a manter sua temperatura corporal. Isso porque são feitos de material isolante.

Além disso, no caso de você perder a consciência, saiba que o colete salva-vidas é projetado para virar a pessoa com o rosto na posição vertical. Assim deve mantê-lo respirando, mesmo que você não esteja acordado.

Não descuide da segurança em esportes aquáticos

Muitos participantes de esportes aquáticos, geralmente não acham que vão se afogar porque sabem nadar. Muitas vezes, o clima está favorável, o que os leva a pensar que nada vai acontecer. Mas, até mesmo excelentes nadadores podem se afogar.

Então, enquanto você pratica sua atividade favorita, lembre-se de que sempre existe o risco de afogamento. Portanto, prepare-se para o inesperado usando um colete salva-vidas devidamente ajustado.

O que você deve saber sobre coletes salva-vidas:

– Certos estilos de coletes salva-vidas são projetados para manter sua cabeça acima da água para que você possa continuar respirando corretamente. No entanto, outros coletes são usados ​​essencialmente como um dispositivo de flutuação.

– Uma criança não pode usar um colete salva-vidas de tamanho adulto! Coletes salva-vidas especiais estão disponíveis para crianças. Além disso, para ser eficaz, um colete salva-vidas deve ser usado de forma bem ajustada.

– Os coletes salva-vidas devem ser testados quanto à flutuabilidade pelo menos uma vez. Caso esteja vazando ou encharcado deve ser descartado.

– Verifique as classificações do fabricante para sua estatura e peso. Existem muitos modelos de fabricantes diferentes, por isso o ajuste pode variar.

– Todos os coletes salva-vidas devem ser armazenados em um local adequado.

Como exatamente os coletes salva-vidas salvam vidas?

– Os coletes ajudam quando alguém vira na água agitada.

– Quando as condições do mar, rios ou lagos se tornam inesperadas repentinamente.

– Quando um indivíduo é ferido por pedras ou outros objetos submersos.

– No caso de alguém ficar inconsciente de repente, devido a um mau súbito ou outro problema de saúde.

– Quando alguém perde o equilíbrio e cai na água.

– Qualquer coisa que torne a pessoa incapaz de nadar!

4 principais desculpas para não usar colete salva-vidas em esportes aquáticos

É comum ouvirmos algumas desculpas quando o assunto é usar o colete salva-vidas em esportes aquáticos. Selecionamos algumas que você não deve considerar.

1 – Tenho coletes salva-vidas dentro da canoa: ter coletes salva-vidas a bordo não é suficiente. Acidentes acontecem rápido demais e às vezes não dá tempo de colocar o colete.

2 – Sou um nadador experiente: como já citamos, mesmo um nadador habilidoso precisa usar um colete salva-vidas. Durante a pratica de esportes aquáticos, algo imprevisto pode acontecer, por isso, até o nadadores mais experientes devem estar preparados usando o colete salva-vidas.

3 – Está muito quente e não parece legal: os coletes salva-vidas laranja, antigos e volumosos, foram substituídos por novos estilos, como coletes infláveis ​​com um design mais moderno.

Existem estilos de coletes salva-vidas disponíveis para qualquer atividade na água: pesca, passeios de barco, esportes aquáticos e muito mais. Existem até estilos para animais de estimação! Portanto, questões estéticas não devem ser uma desculpa para deixar de usar o colete salva-vidas.

4 – Nada vai acontecer comigo: o excesso de confiança pode atrapalhar sua capacidade de agir de forma prudente.  Encare isso, acidentes acontecem. Os esportes aquáticos são atividades agradáveis, mas para total segurança é preciso usar o colete salva-vidas. Caso essa orientação seja ignorada, é possível que tenha consequências negativas.

Ao sair para um passeio na água, lembre-se do seguinte:

Use um colete salva-vidas. Mesmo que você não esteja praticando nenhum esporte aquático e queira simplesmente passear de barco, canoa havaiana, caiaque ou Stand up Paddle, certifique-se de que seu colete salva-vidas se ajusta corretamente, sem espaço em excesso acima das aberturas do braço e do pescoço.

Selecione o colete adequado para a atividade, bem como para a sua idade e estatura. Além disso, teste o colete em águas rasas para garantir que ele mantenha seu queixo acima da água e permita que você respire facilmente.

Verifique se há sinais de desgaste no colete salva-vidas e veja se está em condições de uso. Portanto, qualquer pessoa que participe de esportes aquáticos, independentemente de sua capacidade de natação, deve usar colete salva-vidas.

Não importa o tipo de atividade ou o estilo de colete escolhido, o mais importante é lembrar-se de ser responsável. Essas regras podem ser simples, mas são extremamente importantes. O colete salva-vidas não apenas ajudará você a aproveitar os esportes aquáticos, mas também salvará sua vida!

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.