Você está pronto para experimentar o que há de mais moderno e divertido no Rio, e até mesmo uma das maneiras mais antigas de surfar? Estamos falando do surf de canoa havaiana. Esse antigo meio de transporte da região da polinésia está passando por um renascimento, ganhando cada vez mais força no Brasil.

Dezenas de clubes de canoagem foram criados em todo o mundo para promover esse esporte, ensinando técnicas e tradições de canoagem baseadas em antigos costumes havaianos. No Rio de Janeiro, a Kanaloa Vaa Saquarema oferece remadas mensais, avulsas, passeios e surf de canoa.

canoe surf

canoe surf

E se você nunca surfou de canoa havaiana antes e está apenas sonhando em fazê-lo, neste artigo veremos mais sobre esse esporte, de onde veio e como você pode entrar na diversão.

Como surgiu o surf de canoa havaiana?

Embora ninguém saiba ao certo quando e onde surgiu o surf de canoa havaiana, sabe-se que nas ilhas de Sanwich (Havaí), onde James Cook desembarcou em 1778, foi possível ver que os indígenas eram obcecados pela prática desse esporte.

Além disso, no norte do Peru, as culturas locais deixaram pistas que mostram homens surfando em ondas com embarcações semelhantes as canoas de surf de hoje. Aliás, existem cerâmicas pré-incas que

canoe surf

canoe surf

sustentam esta teoria (Huacos) e em algumas delas os homens são mostrados em toras ou algo parecido deslizando nas ondas.

Isso certamente indica que o surf em suas primeiras formas pode ter começado nesta área da América do Sul. Além disso, também dizem que a origem do surf de canoa havaiana na Polinésia está diretamente relacionada com os peruanos.

Isso porque existem desenhos do século XIII encontrados no Peru que reforçam a teoria de que esses grandes navegadores pré-incas poderiam chegar à Polinésia devido ao seu grande conhecimento de navegação. Embora também haja indícios que os polinésios também poderiam atingir as costas da América do Sul.

Outro indicio são as várias palavras descritivas de técnicas de navegação de provável origem polinésia e a construção de jangadas fechadas. Em todo caso, o que parece praticamente certo é que havia algum tipo de relação entre as duas culturas.

No entanto, coube aos polinésios a necessidade de fazerem travessias constantes entre as ilhas da região. Assim sendo, alguns séculos depois, eles adotariam o costume de deslizar de canoa nas ondas até lugares como o Havaí.

Onde praticar surf de canoa havaiana?

canoe surf

canoe surf

O melhor lugar do Rio de Janeiro para praticar surf de canoa havaiana é na Praia da Reserva. A base da Kanaloa Rio está localizada no Quiosque Reservado – Ilha 07.

Essa é uma oportunidade para qualquer pessoa vivenciar a arte do remo enquanto desfruta de momentos de lazer. A canoa para surfar é OC4. As canoas OC6 para seis pessoas são perfeitas para amigos e familiares, ainda tem canoas individuais em duplas.

Passeios agendados

Lembrando que as canoas só entram na água quando as condições climáticas são satisfatórias. A atividade é desenvolvida com total segurança com o objetivo de proporcionar momentos agradáveis aos participantes.

Por meio do surf de canoa é possível se conectar com o ambiente marinho e a Cultura Polinésia de uma maneira muito particular. De fato, cada pessoa sente de uma forma diferente as vibrações do mar e a magia de navegar em uma canoa.

Nenhuma experiência anterior de remo em canoa ou surfe é necessária para essa atividade. Nossos habilidosos capitães de canoa ensinarão tudo o que você precisa saber para começar.

Benefícios do surf de canoa havaiana

Praticar surf de canoa havaiana atrai mais adeptos a cada dia, o que não é surpreendente, pois combina diversão com um esporte muito saudável com muitos benefícios físicos e emocionais. Praticar esportes é mais necessário do que nunca em uma sociedade altamente sedentária.

Nesse sentido, tem aumentado o número daqueles que são atraídos por atividades que relatam altas doses de emoção e aventura. A combinação de exercícios e experiências é o que você tem quando decide surfar de canoa havaiana.

Poucos exercícios proporcionam tanto entretenimento e bem-estar quanto este, com sensações que não só estimulam o corpo, mas também enriquecem a mente. Isso porque oferece a possibilidade de mergulhar na tranquilidade de águas paradas ou de viver experiências cheias de adrenalina em águas mais agitadas.

O surf de canoa havaiana oferece a vantagem de exercitar a parte superior e a parte inferior do corpo, ou seja, é um exercício muito mais completo.

Reduza o estresse e libere sua mente

O surf de canoa, além de reduzir os níveis de estresse devido ao contato com a natureza, oferece uma melhora na saúde mental em geral. Esse exercício libera uma série de substâncias químicas no cérebro que estão associadas à confiança e ao bom humor. Portanto, é um bom método para eliminar maus pensamentos e substituí-los por altas doses de autoestima.

Aumenta a resistência física

A resistência é a capacidade do corpo de trabalhar e permanecer ativo por mais tempo. Sessões regulares de canoagem aumentam a imunidade, bem como a capacidade da pessoa resistir e se recuperar mais rapidamente. Essas qualidades tornam possível treinar por mais tempo e promover a perda de peso ou atingir um estado físico ideal com menos esforço.

Surf de Canoa Havaiana com o mestre Waguinho da Kanaloa Vaa Saquarema

A base da Kanaloa Vaa Saquarema funciona de segunda a sábado pela manhã e à tarde. Aos sábados ocorre atividades de remo com crianças. O clube oferece atividades mensais de remo ou remadas avulsas, além de passeios e surf de canoa havaiana.

Veja também: Agende uma aula de canoa havaiana experimental

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.