A história do surf de canoa havaiana

Você já se imaginou surfando em uma canoa havaiana? O poder e a força das águas empurram a canoa como uma montanha russa incrivelmente rápida. Sem dúvida, é muita adrenalina! E essa

emoção não precisa ser só sua, você pode estar na companhia de outras pessoas, formando uma verdadeira equipe.

Cada um trabalhando todos os músculos do corpo. Depois de experimentar este esporte ousado, não será surpresa que esse passatempo ocupe um lugar na sua vida. Certamente, é uma sensação maravilhosa sentar em uma canoa e pegar uma onda.

A maioria dos surfistas de canoa havaiana concordaria que não é apenas a emoção da onda que faz sua adrenalina aumentar. Há o fator de trabalho em equipe e a camaradagem que torna esse esporte tão especial.

Você deve estar curioso para saber a história do surf de canoa havaiana, certo? Então vamos lá!

A origem da canoa havaiana

Antes de mais nada, é importante entender em que contexto surgiu a canoa havaiana. Como o próprio nome sugere: tudo começou no Havaí. Os havaianos sempre tiveram uma conexão profunda com o oceano. Durante séculos, os habitantes da região não tiveram muitas opções de transporte.

Se deslocar caminhando, correndo ou nadando até o local desejado levava muito tempo. No entanto, as canoas ofereciam uma maneira mais rápida de transportar pessoas, água e comida. Por esse e outros motivos, elas tiveram um lugar especial na história por séculos, especialmente nas ilhas havaianas.

Os historiadores calculam que as canoas surgiram pela primeira vez no Havaí por volta de 200 DC, quando povos polinésios enfrentaram o Pacífico em busca de novas terras. Essas pessoas carregavam não apenas suas famílias em canoas, mas também gado, plantas e outros suprimentos necessários para a sua sobrevivência.

Essas embarcações foram inestimáveis ​​para ajudar a sustentar suas novas vidas nas ilhas havaianas. Um marco no desenvolvimento da canoa havaiana foi a descoberta de enormes árvores de madeira “koa” na Ilha Grande, permitindo que os cascos das canoas fossem esculpidos em um único pedaço de madeira.

Isso exigia que o entalhador de canoas trabalhasse em conjunto com muitas outras pessoas. Primeiro, um sacerdote havaiano localizava a árvore de madeira perfeita, depois reunia os trabalhadores, geralmente centenas de homens. Ele participava do processo de construção da canoa para oferecer bênçãos e orações.

Veja também: A história do Batismo da Canoa Havaiana ou Polinésia

A história do surf de canoa havaiana

surf canoa havaiana

surf canoa havaiana

À medida que o tempo passava, o que antes era um veículo de sobrevivência tornou-se um excelente instrumento de diversão. Porém, os plebeus da época nem sempre tinham permissão para pegar ondas. No antigo Havaí, o surf de canoa havaiana era reservado à realeza.

Esperava-se que um rei soubesse surfar em uma canoa. Mas, em 1819 essa proibição teve e fim e os plebeus puderam participar livremente do esporte. Embora a realeza tenha tido uma vantagem inicial, muitos dizem que os melhores remadores eram os pescadores.

Como você pode imaginar, remar em uma canoa de pesca até o mar pode ser fisicamente exigente, mas remar de volta com a canoa cheia de peixes exige uma força ainda maior! Então, a partir do desejo fervoroso dos nativos de passar o máximo de tempo possível nas águas, surgiu o surf de canoa havaiana.

Surf de canoa conquistou os Estados Unidos

Em 1908 foi fundado o Outrigger Canoa Clube pelo ex-jornalista de Nova York Alexander Hume Ford. Ele educou muitos americanos sobre o surf de canoa havaiana publicando artigos na revista Collier, com o título: “Riding the Surf in Hawaii”.

Enquanto o surf de canoa havaiana começou como um esporte predominantemente masculino, o Outrigger Canoa Clube abriu suas portas para as mulheres em 1926. Embora muito tenha mudado desde a primeira vez que o surf de canoa foi visto, a missão do Outrigger Canoa Clube ainda prevalece.

“É um lugar onde o homem pode se comunicar com o sol, a areia e o mar, onde o companheirismo e o aloha prevalecem e onde os esportes do antigo Havaí sempre terão um lar.”

Canoa havaiana versus prancha de surf

Você pode estar se perguntando: “no mar, qual a diferença entre a canoa havaiana e a prancha de surf clássica. Pois bem, as canoas podem pegar uma onda antes que uma prancha de surf. Isso porque a canoa gira como um surfista faria ao se aproximar da praia.

surf canoa havaiana

surf canoa havaiana

Enquanto os cascos das canoas tradicionais suportam seis pessoas, uma canoa de surf comporta apenas quatro, pois o casco tem um formato mais de banana, o que permite manobrar e surfar nas ondas com mais facilidade.

Mesmo que seja mais potente, a canoa não é tão manobrável quanto uma prancha de surf. Com a prancha, enquanto você está deslizando em uma onda lenta e ondulante é possível fazer vários truques.

Aqueles que nunca tiveram o privilégio de remar em uma canoa havaiana saibam que não há nada como sentar em uma canoa com uma grande onda perseguindo você. À medida que a gravidade e o momento assumem o controle, a canoa estreita corta a onda saltando.

Trata-se de combinar um mar azul com uma brisa amena e um passeio de montanha-russa ao mesmo tempo em meio à natureza!

Conclusão 

O surf de canoa havaiana representa muitas coisas, mas acima de tudo diversão! Imagine a expectativa crescendo enquanto você rema para pegar uma onda, a alegria de surfá-la confortavelmente sentado em uma canoa, compartilhando esse momento incrível de pura adrenalina com seus amigos. É realmente uma experiência inesquecível!

O surf de canoa havaiana tem muitas vantagens sobre o surf tradicional. Primeiro, você não precisa se equilibrar em uma prancha de surf. Muitas pessoas tem vontade de surfar, mas não conseguem manter o equilíbrio na prancha. Na canoa é diferente, mesmo que você nunca tenha surfado antes, vai adorar o surf de canoa.

Mas se você já surfou com prancha antes, ainda vai adorar a velocidade e a emoção que a canoa proporciona. Outra vantagem é que você estará remando com uma equipe. Isso significa que todos participam de alguma forma dessa aventura, ninguém fica de fora e todos se divertem!

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.