Cada remador que ocupa um banco na canoa polinésia tem uma responsabilidade específica. Mas, acima de tudo, todos devem trabalhar em equipe para ter sucesso. O capitão da canoa polinésia é o remador que ocupa o banco 6 em uma canoa OC6. Mas antes de detalhar a função dele, vamos conhecer o papel de cada remador.

Banco 1 e 2

O banco 1 deve ser ocupado pelo remador com a função de ditar o ritmo da canoa. Portanto, ele deve ser forte nas braçadas, com bom senso de ritmo e ser capaz de sentir a canoa na água. Ele deve saber quando aumentar a intensidade das remadas conforme as condições mudam, ou quando é adicionada mais potência.

Todos os remadores devem seguir o banco 1, por isso é muito importante que a braçada combine com toda a tripulação! Isso pode ser muito desafiador e exigir automotivação e a capacidade de permanecer focado. Este banco também é parcialmente responsável por informar se há obstáculos no caminho. Fora isso, o banco 1 é silencioso.

O banco 2 da canoa polinésia é ocupado pelo remador com a tarefa de apoiar o remador do banco 1 com sua força e técnica. Ele é o principal apoio e incentivo para o banco 1. A combinação 1, 2 é a base sobre a qual o desempenho da canoa é desenvolvido.

Visto que os bancos 1 e 2 funcionam como um par, eles também podem usar palavras de encorajamento para motivar a equipe. O banco 2 também pode ter que retransmitir comandos do banco 3, se não conseguirem ouvir o banco 1.

Fora isso, os bancos 1 e 2 são muito silenciosos. O banco 2 (dependendo da canoa em que está) também pode ser responsável por se apoiar no i’ako para evitar um huli (canoa virar).

Banco 3

Esta posição geralmente faz a chamada às mudanças na canoa. A chamada deve ser feita com voz forte. O número de mudanças pode variar em diferentes condições. Este banco reflete o tempo e a potência do remo com o assento 1. O banco 3 da canoa polinésia também exige mudanças de ritmo e intensidade para pegar as ondas ou acelerar a canoa.

O banco 3 pensa estrategicamente numa competição e tem uma boa percepção do remo a favor do vento. O banco 3, da mesma forma que o banco 2, também pode ser responsável por se apoiar no i’ako quando a canoa é parada para evitar um huli.

Os bancos 3, 4 e 5 são os motores da canoa, pois devem ser fortes e manter a mesma taxa de braçadas dos bancos 1 e 2. Esses remadores são a chave para dar força na curva para colocar a canoa em funcionamento novamente.

Banco 4 e 5

Esse remador está em uma boa posição para manter a canoa polinésia seca. Ele reflete o tempo e a potência do banco 2. O banco 4 é também o responsável por apoiar-se no i’ako quando a canoa é parada para garantir que não vire.

O remador do banco 5 precisa ter habilidades gerais, incluindo força. Ele tem uma boa visão da canoa e pode ver claramente o ‘Ama’, assim reage rapidamente para evitar um huli. Ele segue o banco 3 e apoia os outros, se necessário. Geralmente, o banco 5 é silencioso.

Papel do capitão da canoa polinésia

Finalmente chegamos ao banco 6 que é ocupado pelo capitão da canoa polinésia. Neste banco fica o remador mais experiente para liderar a canoa. Esta posição controla toda a tripulação. O capitão é responsável pela segurança da canoa e dos demais remadores durante a navegação.

O capitão pedirá mudança na intensidade das remadas ou no tempo para manter todos em sincronia uns com os outros. Ele inspira sua equipe e supervisiona o treinamento, de forma positiva, para ajudar a canoa a deslizar nas águas.

Esses seis assentos devem trabalhar juntos em harmonia para atingir o objetivo final. Isso torna a canoa mais fácil de remar em todas as condições de água.

Quando o capitão da canoa polinésia desempenha bem suas funções, isso pode fazer uma grande diferença para sua equipe. As pessoas se unem àqueles que as inspiram a fazer mais e se tornar mais.

Embora a habilidade de liderança seja mais natural para alguns do que para outros, existem características comuns que um capitão deve ter. Um canoísta que deseja ser o capitão da equipe precisa cumprir bem seu papel de líder.

A seguir, algumas características comuns de um capitão da canoa polinésia.

O capitão da canoa polinésia coloca a equipe em primeiro lugar

Os grandes capitães não estão interessados ​​na glória pessoal. Em vez disso, procuram constantemente maneiras de servir a sua equipe e ajudá-la a cumprir seus objetivos. Eles têm a mentalidade de que juntos todos podem ir mais longe, o que os torna um companheiro de equipe ideal.

Esse tipo de atitude contribui muito para a criação de um ambiente positivo para o bom desempenho da equipe. Os capitães têm a responsabilidade de liderar e dar o exemplo do que se espera. Eles assumem responsabilidades extras e garantem que tudo corra bem.

Um capitão da canoa polinésia faz todas as coisas que espera que seus companheiros de equipe façam e muito mais. Bons capitães também aceitam novos desafios, o que faz com que seus companheiros queiram fazer o mesmo.

Eles estão sempre motivados nas competições, independentemente de seus oponentes. Assim espalham energia positiva e a crença de que tudo é possível.

Ele têm um bom relacionamento com treinadores e colegas de equipe

Os capitães precisam conquistar a confiança dos demais integrantes de sua equipe de canoa polinésia para liderar com eficácia. A confiança é desenvolvida ao longo do tempo. Bons capitães ganham respeito no decorrer do caminho.

Ser escolhido como capitão da equipe de canoa polinésia é uma honra que não deve ser menosprezada.

O capitão da canoa polinésia incorpora os valores essenciais de sua equipe

Por fim, cada equipe de remo pode ter valores centrais diferentes, dependendo de quais são seus objetivos e o que os integrantes estão tentando realizar.

Para que uma equipe tenha sucesso, todos precisam desenvolver uma forte ética de trabalho e isso começa com o capitão. Quando alguém sente vontade de desistir, os bons capitães têm a capacidade de motivar a equipe para ajudar seus companheiros a seguir em frente.

Veja também: Como aperfeiçoar sua técnica de remada na canoa havaiana?

Selecione o Idioma