1. Histórias do VA'A

Palavras em Havaiano com significados

By 29 de setembro de 2021outubro 4th, 2021No Comments

As principais palavras em havaiano remontam 5.000 anos da existência dos povos da região do Triângulo Polinésio, que inclui o Taiti, Fiji, Nova Zelândia e, claro, o Havaí. O idioma do povo havaiano é composto por apenas cinco vogais e oito consoantes, sendo considerado o alfabeto mais curto do mundo.

Difícil de dominar para a maioria, a linguagem é composta de sons suaves com palavras que têm, muitas vezes, significados ocultos. “Aloha”, por exemplo, é provavelmente a mais conhecida de todas as palavras em havaiano e uma das mais importantes.

Aloha não significa apenas olá, adeus e amor, mas também simpatia, bondade, compaixão, afeto e carinho. Esta palavra é mais do que uma saudação ou expressão de amor, é a base do que os havaianos consideram um dos valores centrais da cultura.

Os valores culturais havaianos também incluem termos que definem o comportamento de uma pessoa. Para entender o significado de algumas palavras é preciso conhecer um pouco da história.

A origem de tudo

No início, ‘A’ (pronuncia-se “ahh”), o eterno senhor da luz, criou Namaka O Ka Hai (o grande poder do mar). Mas ‘A’ viu que os mares estavam sozinhos, então ele libertou a força de Pelé, que por sua vez criou as terras. As pessoas que encontraram essas terras o chamaram de Havaí, saudando-o com o termo “Aloha” que significa “na presença de A.”

A vida no antigo Havaí era uma experiência espiritual. Havia Aloha em todos os lugares: nas pessoas, plantas, animais, rochas e recifes. Até nas canoas e remos e nas ferramentas usadas para fazê-los. Mas Aloha é mais do que uma palavra, é um modo de vida.

Se há vida, há força, bondade e sabedoria. Se há bondade e sabedoria em uma pessoa, há uma qualidade divina. É preciso reconhecer o “deus da vida” em outro antes de dizer “Aloha”. Isso significa consideração e afeto mútuos sem querer receber nada em troca.

É a essência dos relacionamentos em que cada pessoa é importante para todas as outras pessoas, e isso é fundamental para a existência coletiva. É ouvir o que não é dito, ver o que não pode ser visto e conhecer o desconhecido.

Dizer “Aloha” para outra pessoa com indiferença é blasfêmia, assim como dizer “Mahalo” sem vontade é profano. Portanto, quando alguém diz “Aloha” para outro, deve ser sincero. Se você está com raiva de alguém, você deve limpar todos os sentimentos ruins antes de dizer “Aloha”.

Palavras em Havaiano na prática da canoa havaiana

Aloha é apropriado quando se trata de seus “hoa wa’a” (companheiros de canoa havaiana) e de seus rivais numa competição. Cada corrida é uma ocasião para a celebração do espírito de equipe, enfrentando o desafio de competir. Então, como essas características se aplicam?

Akahai: Bondade. Também é uma expressão de gentileza e sentimento de ternura. Ajude os outros onde e quando puder. Deixe que os outros ajudem você sempre que possível. Lembre-se de dar crédito para quem merece e não aceite crédito à custa de outros.

Lokahi: Unidade, expressa um sentimento de harmonia. A unidade serve para uma equipe de praticantes de canoa havaiana. Em uma canoa, todos são um só. Se tirar a unidade da equipe, ela se tornará um deserto sem vida. Mas, ao manter a unidade, você mantém um objetivo comum.

Há’aha’a: Humildade, expressa um sentimento de modéstia. O orgulho leva a destruição, já a humildade traz honra. Se você é humilde, não age ou se sente superior aos outros.

Ahonui: Paciência, expressa um sentimento de perseverança. Seja paciente e terá o que deseja. O desenvolvimento da paciência desafia os mais fortes a cada minuto. É algo para se admirar e respeitar em alguém.

Confira mais algumas palavras em havaiano com significados

Aqui está uma compilação de várias palavras havaianas. Incluem-se palavras em havaiano que você pode encontrar durante suas férias no Havaí.

Sabemos que algumas palavras podem parecer difíceis de pronunciar imediatamente, mas se você estiver realmente interessado na cultura havaiana, reserve um tempo para estudar a língua e se familiarizar com certos termos dos nativos da região.

Tradicionalmente na língua havaiana, o “W” é pronunciado como um “V”. Confira outras dicas de pronúncias:

A língua havaiana tem muitas das chamadas paradas glóticas (‘). Elas são chamados de ‘okina’. Eles indicam uma pausa muito leve, semelhante a quando você diz “ahh” para demostrar insatisfação.

As vogais também podem ter uma barra sobre elas, por exemplo: ā. Essas barras são chamadas de kahakō e são pronunciadas com ênfase no som da vogal.

Saudações: Olá / Oi: Aloha – “ah-loh-hah”

Bom dia: Aloha kakahiaka – “ah-loh-hah kah-kah-hee-ah-kah”

Boa tarde: Aloha desperta – “ah-loh-hah ah-vah-keh-ah”

Boa noite / noite: Aloha ahiahi – “ah-loh-hah ah-hee-yah-hee”

Por favor: Ke ‘olu’olu – “keh oh-loo’oh-loo”

Obrigado: Mahalo – “mah-hah-loh”

De nada: ‘A’ ole pilikia – “ah’oh-leh pee-lee-kee-yah”

Bem-vindo / entre: E komo mai – “eh koh-moh my-ee”

Palavras em havaiano e pronúncias

Kalākaua: pronúncia-se “Kah-lah-cow-ah.” Significa “o dia da batalha”. Kalakaua foi considerado o “Monarca Alegre” do Havaí. Ele viveu de 1836-1891. É também o nome de uma avenida em Waikiki, na ilha de O’ahu, bem como de uma escola de ensino médio, de um centro recreativo e um campo de golfe no Havaí.

Kamehameha: pronúncia-se “Kah-meh-ha-meh-hah,” significando “o solitário”. O rei Kamehameha, o que unificou as ilhas havaianas. É também o nome de uma escola para crianças havaianas, uma reserva militar, uma rodovia e um campo.

Ka’ahumanu: pronúncia-se “Ka-ah-hoo-mah-noo”. Significa “corpo de pássaro”. A Rainha Ka’ahumanu era a esposa favorita de Kamehameha, o rei. É também o nome de uma igreja, escola primária e centro comercial.

Lili’uokalani: pronúncia-se “lee-lee-oo-oh-kah-lah-nee”. Significa “a dor do bem nascido”. Lili’uokalani foi a última rainha de O’ahu. É também o nome de um parque, prédio do governo estadual, escola primária e orla de Hilo.

Pelé: pronúncia-se “peh-leh”. Significa “lava de vulcão”. Pelé é o nome da Deusa do Vulcão.

Conclusão

Por fim, como você viu, o idioma havaiano é repleto de termos interessantes, alguns complicados de se pronunciar, mas de qualquer forma, é uma língua rica culturalmente que atravessou séculos de histórias.

Veja também: História dos deuses havaianos Kane e Kanaloa

Selecione o Idioma