Enquanto você está relaxando em alguma praia do Rio, pode se surpreender ao ver canoas quebrando nas ondas. Não, você não está no Havaí ou no Taiti. Você está apenas testemunhando um passatempo popular entre os cariocas: surfar de canoa havaiana, um antigo esporte polinésio.

O surf de canoa havaiana está crescendo no Brasil. Mas, muitos entusiastas dessa atividade ainda não sabem onde praticá-lo. Algumas pessoas são atraídas por este esporte por causa de suas peculiaridades culturais.

canoe surf

canoe surf

Surfar de canoa havaiana captura a essência do Havaí ao mesmo tempo em que oferece momentos de lazer. Outros o vêem como um esporte puramente competitivo.

Embora os polinésios usassem canoas com remos esculpidos em madeira koa, a maioria das canoas hoje em dia é feita de fibra de vidro e resina, mas seu design permanece o mesmo.

Onde surfar de canoa havaiana no Rio de Janeiro?

  • A base da Kanaloa Rio funciona de segunda a sábado pela manhã.
  • A base da Kanaloa Vaa Saquarema funciona de segunda a sábado pela manhã e à tarde. Aos sábados ocorre atividades de remo com crianças. O clube oferece atividades mensais de remo ou remadas avulsas, além de passeios e surf de canoa havaiana. O responsável é o mestre Waguinho.
  • Makaha Surf Waa é um clube de surf de canoa localizado em Búzios, que realiza passeios, expedições e travessias. As atividades são realizadas na praia de Geribá e Manguinhos no Rio de Janeiro.
  • Marambaia Surf VA’A está localizado na Barra de Guaratiba e Restinga da Marambaia. Esse é um dos lugares mais incríveis para surfar de canoa havaiana.

História do surf de canoa

É difícil encontrar algo mais havaiano do que surfar de canoa havaiana. O primeiro a relatar ter visto indígenas da região da polinésia surfando de canoa foi o capitão Cook em 1777.

As canoas eram fundamentais para a vida nas ilhas havaianas, tanto para o transporte diário do povo local, quanto para a diversão como uma prática esportiva. Na verdade, na época em que o capitão Cook chegou, ele documentou ter avistado pelo menos 1.500 canoas havaianas.

Sem dúvida, um grande número em relação a quantidade de habitantes da ilha na época. As corridas de canoa eram muito populares naquela região, mas à medida que os caminhos europeus se firmaram no Havaí, a prática diminuiu.

Se você for no Havaí verá que essas são duas das atividades aquáticas mais populares das ilhas. Muitas pessoas passam a manhã aprendendo a surfar uma onda e, mais tarde, aprendem os movimentos adequados para remar em uma canoa havaiana.

Ao surfar de canoa havaiana, você rema em uma onda e, em seguida, vira a canoa da mesma forma que faria em uma prancha de surf. Esse esporte oferece uma boa dose de adrenalina diferente de qualquer outra.

As canoas para surfar

canoe surf

canoe surf

Ao contrário das canoas tradicionais com seis canoístas, as canoas de surfe acomodam apenas quatro pessoas (OC4). Além disso, são mais largas, mais curtas e mais fortes. Usando uma canoa, em vez de uma prancha de surf, os remadores podem aproveitar a energia de uma onda de forma diferente, semelhante a voar na água.

Embora surfar de canoa havaiana seja algo novo no cenário dos esportes aquáticos do nosso país, essa atividade é milenar. Sem dúvida, durante séculos, o surf de canoa havaiana foi praticado e aperfeiçoado pelos havaianos.

É interessante saber que o surf era considerado uma prova de grande valor e que ainda serviu para a resolução de conflitos entre os povos. Os havaianos davam tanta importância ao surf que tinham uma palavra, hopupu, que indicava um estado de espírito de intensa emoção que é sentido em relação a alguma ação.

Benefícios de surfar de canoa havaiana

Essa atividade oferece diferentes benefícios para o corpo e a mente. No que se refere à saúde do coração, esportes aeróbicos como esse melhoram a circulação sanguínea, o que favorece o coração, o órgão mais importante do corpo que precisa ficar mais forte com o tempo.

O remo aumenta a frequência cardíaca, assim como a pedalada e, portanto, melhora a saúde cardiovascular. A principal vantagem sobre os outros exercícios aeróbicos é que se trata de uma atividade ao ar livre altamente estimulante, não havendo espaço para o tédio, como correr em paisagens monótonas da cidade ou, pior ainda, na esteira embutida em quatro paredes.

Pernas mais tonificadas

Ninguém duvida dos benefícios do remo para a parte superior do corpo e, no caso do surf de canoa, a parte inferior também é beneficiada. Assim, as pernas são tonificadas, obviamente não com a mesma intensidade de pedalar. Isso se deve à pressão exercida para se prender a canoa e manobrar sem cair ou balançar.

Os movimentos contínuos da canoa dentro da água, farão com que os praticantes deste esporte contraiam e relaxem os músculos das pernas constantemente, o que os fortalecerá, melhorando sua tonificação.

Treinamento de baixo impacto

Surfar de canoa havaiana é um esporte adequado para quase todos, independentemente da sua condição física inicial, por isso ninguém deve ter medo de começar a praticá-lo.

Entre o conjunto de vantagens que oferece sua prática está o fato de ser um treinamento de baixo impacto, o que significa que não causa sofrimento nas articulações, como joelhos ou quadris.

Músculos trabalhados

Para surfar de canoa havaiana praticamente todos os músculos são trabalhados. Esse é um esporte benéfico em muitos aspectos. Estar em contato com a natureza de forma direta evoca um grande relaxamento que não é fácil de conseguir em outros esportes.

A prática do surf de canoa traz um intenso treinamento para as costas, também nos ombros, especialmente na parte posterior. Ao praticar este esporte, o impacto direto sobre os ombros é muito maior do que em um treino de costas típico.

Experimente surfar de canoa havaiana

O surf de canoa havaiana tem sido parte integrante da cultura havaiana por séculos, uma vez que a principal forma de transporte, pesca, entretenimento e transporte de mercadorias ocorria por meio de uma canoa.

Hoje, esse esporte é muito popular como uma atividade recreativa, sendo uma ótima maneira de desfrutar de belas paisagens naturais, aprender mais sobre a cultura havaiana e fazer exercícios físicos.

Veja também: Agende uma aula de canoa havaiana experimental

Selecione o Idioma