MolokaBRA Downwind – O Maior Downwind do Brasil

MolokaBRA Downwind – O Maior Downwind do Brasil

MolokaBRA Downwind – O Maior Downwind do Brasil

Inspirado na Molokai2Oahu do Havaí, o MolokaBRA Downwind é uma competição náutica realizada no Estado do Ceará. A união dos nomes Molokai e Brasil formam o nome desse grande evento, que oferece boas condições para competidores de alta performance.

Muitos atletas consideram o MolokaBRA o maior do Brasil em termos de downwind (a favor do vento). Sem dúvida, uma competição incrível para velejadores e atletas apaixonados por esportes a remo.

Portanto, atletas de alto nível que gostam de superar seus limites e enfrentar grandes desafios terão a oportunidade de participar dessa competição que acontecerá em setembro de 2021.

Modalidades do MolokaBRA Downwind

A terceira edição do MolokaBRA Downwind deve reunir  atletas de todo o Brasil e do exterior. O que mais chama a atenção dos esportistas que já participaram de outras edições da competição é a posição geográfica do Estado do Ceará que torna os ventos a favor.

O Ceará é conhecido por suas belas praias, mas também é muito procurado por atletas de esportes aquáticos. Praticantes de diferentes modalidades têm a oportunidade de conhecer as belezas naturais da região e ainda passar pela experiência de competir.

As provas do MolokaBRA Downwind ocorrerão nas seguintes modalidades:

  • Stand up Paddle
  • Paddleboard
  • Surfski
  • Canoa havaiana
  • Kitesurf
  • Ydrofoil
  • Windsurf
  • Wing foil

Competição de alto rendimento

Nos verdes mares cearenses, velejadores e remadores vindos de diversas regiões do nosso país testam suas habilidades e desempenho em uma competição de alto impacto e rendimento. Definitivamente, todos passam por situações que aumentam a adrenalina, tornando o momento ainda mais emocionante.

Os esportistas com melhor desempenho em suas categorias desejam participar do MolokaBRA Downwind em razão de ser uma prova de elite e ainda receber grande destaque da mídia especializada.

Certamente, os participantes do MolokaBRA Downwind vivenciam totalmente o chamado turismo de experiência. Nele o atleta interage com o ambiente local, sendo o protagonista da sua viagem.

Assim, sente na própria pele todas as emoções de remar ou velejar em condições sensacionais de vento que o Ceará proporciona. O clima é tropical e as temperaturas são sempre amenas.

Segurança e monitoramento aquático

Os organizadores do evento contam com uma equipe para dar apoio aos competidores, com botes, salva-vidas e moto aquática. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos do Ceará estarão monitorando o evento.

Os atletas serão constantemente acompanhados para que sua localização seja identificada durante toda a prova. Uma equipe médica também estará de prontidão com ambulâncias disponíveis caso ocorra alguma situação de emergência. É importante que todos os atletas passem por uma avaliação médica antes da competição.

Ano passado, o MolokaBRA Downwind reuniu 156 competidores que representaram 10 Estados brasileiros. Assim, o evento se consolidou no cenário nacional como uma das melhores raias de Downwind do mundo.

Como se preparar para o MolokaBRA Downwind?

Loja MolokaBRA Downwind - Jangada Super MolokaBRA

Loja MolokaBRA Downwind – Jangada Super MolokaBRA

Como atleta, seja de canoa havaiana ou outro esporte, você passa inúmeras horas treinando para participar de uma grande competição com o objetivo de ser o melhor. Além buscar aperfeiçoar sua preparação física, ainda deve se preparar psicologicamente para uma competição de alta performance como o MolokaBRA Downwind.

Antes de mais nada, é importante lembrar-se de seguir rotinas e planos regulares. Uma tremenda quantidade de tempo e esforço será gasto na sua preparação individual ou de equipe. Portanto, todos precisam respeitar essa preparação e aderir às rotinas e planos que foram elaborados previamente.

No entanto, com frequência, os atletas se afastam dos próprios elementos que trabalharam tanto para estabelecer e depois não entendem porque houve uma queda em seu rendimento. Sem dúvida, a disciplina e o comprometimento são importantes em qualquer esporte.

Veja também: Iron VA’A Canoa havaiana

Recuperação física e mental

Depois do treinamento a recuperação é fundamental. Afinal, seus grupos musculares precisam descansar. Então, não abra mão da recuperação e regeneração física e mental depois dos treinamentos e até mesmo depois de uma competição.

Faça uso de métodos comprovadas para relaxar ou desviar o foco da competição. Leia livros, ouça música ou medite. Esses são apenas alguns exemplos de estratégias usadas para fazer pausas mentais e reenergizar a mente e o corpo.

Algumas competições podem durar várias horas. Nesses casos, é particularmente importante gerenciar a emoção e a euforia durante todo o período, a fim de manter um nível consistente de energia a longo prazo.

A recuperação adequada também envolve escolhas inteligentes. Atletas e treinadores precisam estar cientes das escolhas que irão facilitar suas performances par atingir as metas de desempenho que foram estabelecidas.

Foco na técnica

Não forme pensamento que possam lhe atormentar, como a necessidade de ganhar a competição. Isso fará com que você se distraia das ações que precisa realizar fisicamente. É importante aprender a ignorar os fatores sobre os quais você não tem controle, como clima, por exemplo.

Concentre-se nos detalhes que você precisa executar durante a competição. Em vez de visualizar o resultado, identifique as etapas que você precisa realizar para chegar lá.

Além disso, entenda como o estresse pode beneficiá-lo. Ao entrar em uma competição, você pode se sentir estressado. Reconheça o estresse como algo que pode trabalhar a seu favor ou contra você.

Uma pequena quantidade de estresse pode ajudar a beneficiar seu desempenho, energizando-o e dando-lhe uma descarga de adrenalina. O importante é não permitir que o estresse o consuma ou se transforme em ansiedade. Aprenda a aceitar a presença do estresse e usá-lo de forma benéfica.

Preparado para o MolokaBRA Downwind?

Para estar bem preparado para o MolokaBRA Downwind defina seus objetivos. Além disso, tenha um plano pessoal de treinamento e estratégias de preparação para conseguir superar o impacto da competição.

Mantenha-se positivo e otimista, mesmo diante de adversidades que possam ocorrer. Também administre bem suas emoções. Certamente, isso deve fazer uma grande diferença na competição.

Para quem está se preparando há muito tempo para o MolokaBRA Downwind, saiba que essa será uma experiência inesquecível, além de ser uma oportunidade empolgante de mostrar suas habilidades.

Por fim, muitos atletas talentosos praticam a visualização antes de uma competição. Eles imaginam cenários potenciais que poderiam encontrar e determinam como responderão. Isso ajuda os atletas a reagir rapidamente quando confrontados com o mesmo cenário no local.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.