Iron VA’A Canoa havaiana

Se você pretende participar da Prova Iron Va’a que ocorrerá em junho, saiba que será preciso se preparar não só fisicamente, mas psicologicamente também. Isso porque o trajeto tem cerca de 31 km, e a raia será realizada entre as cidades de Búzios e Arraial do Cabo – Praias do Canto (Búzios) e Praia do Pontal (canto direito).

A Prova Iron Va’a não tem troca, ou seja, não haverá revezamento. Portanto, será uma competição bastante exigente, que requer um bom preparo. Os atletas que participarão da prova devem ficar atentos ao regulamento e aos equipamentos obrigatórios, bem como outras regras de segurança.

iron vaa plano a

iron vaa plano a

Portanto, no momento da largada, se o atleta ou equipe não estiver em conformidade com todos os itens do regulamento, não receberá autorização para largar. A seguir, mais algumas informações para você saber como funciona a Prova Iron Va’a.

Sobre a largada e chegada da Prova Iron Va’a

Todas as equipes inscritas na competição devem se encontrar na areia da praia, no ponto definido para a largada. Os organizadores do evento estarão posicionados no local para realizar o alinhamento das canoas.

O juiz estará em um barco, pelo qual todos os competidores devem passar para confirmar presença. O momento da chegada será registrado no instante em que a canoa passar entre o barco do juiz e a boia.

Logo após o registro da chegada, a saída deve ser realizada com cuidado. Devido às ondas que podem estar agitadas no dia da Prova Iron Va’a, os organizadores da competição devem orientar as equipes para que a saída do mar ocorra de forma segura.

Esse é um detalhe importante porque é preciso evitar acidentes na saída, portanto, tudo depende da habilidade da equipe de canoístas.

Em tempos de pandemia da Covid-19, algumas normas devem ser cumpridas. Então, de acordo com a situação que estaremos vivenciando na ocasião, talvez seja necessário desmontar rapidamente a canoa ao sair da água.

Em seguida, os competidores devem colocá-las em seus carros ou carretas. Mas, caso a situação seja favorável e as autoridades locais autorizarem, as canoas não precisarão ser desmontadas na saída da água.

Veja também: As principais competições de canoa havaiana no Brasil

Em caso de cancelamento, mudança de percurso, dia e horário

iron vaa plano b

iron vaa plano b

É importante antever qualquer imprevisto que possa acontecer no dia da prova Iron Va’a. Então, se no dia da competição as condições climáticas não forem favoráveis, ao ponto de impedir a navegação segura das canoas, o percurso da prova será alterado.

Saiba que fortes ventos e ondulações são preponderantes nessa raia. No entanto, para que a Prova Iron Va’a seja cumprida, será necessário estabelecer alguns limites para enfrentar essas condições.

Portanto, não é possível descartar a possibilidade de cancelamento ou adiamento da prova, caso não haja condições mínimas de navegação. A organização da prova tende a zelar pela segurança dos participantes.

Assim, caso o mar ofereça riscos acima do permitido, a situação será avaliada pela direção da prova que deve decidir o que será feito. Saiba que pode acontecer da Capitania dos Portos monitorar as previsões do tempo e assim barrar a prova até mesmo na hora da largada.

Caso isso ocorra, os competidores não devem se opor a decisão, pois correm o risco de serem penalizados por qualquer atitude ofensiva.

O que levar para a Prova Iron Va’a

– Todos os remadores devem estar usando colete salva-vidas.

– Mantenha-se hidratado e nutrido o suficiente.

– Cada atleta deve carregar no colete um apito.

– Leve baldes para tirar água da canoa.

– Os competidores devem levar dois celulares com proteção. Neles devem estar contidos os números de telefone da organização da prova e um aplicativo de localização instalado.

– Preso à canoa deve haver um remo extra.

Lembrando que os competidores devem usar um colete de flutuação durante toda a Prova Iron Va’a, conforme seu peso. Uma dica importante para todos os atletas que irão competir é ter uma saia ou Spot ou barco de apoio.

A organização do evento poderá recomendar o uso desses itens um dia antes da competição. Assim sendo, os competidores deverão informar quais dos itens citados serão levados.

Recepção dos atletas

O atleta receberá um kit com itens que ainda não foram definidos. No entanto, é certo que haverá um número adesivo para a canoa. Ele deve ser cuidadosamente adesivado na proa para que não se solte no decorrer da Prova Iron Va’a. O capitão da canoa será o responsável por receber o kit.

Premiação da Prova Iron Va’a

Além da distribuição de medalhas, os vencedores poderão receber kits de patrocinadores. Não está descartada a premiação em dinheiro. Caso isso venha acontecer, os organizadores da competição informarão com antecedência.

Familiarize-se com a região

Atletas e treinadores também devem tomar medidas para se familiarizar com a região e o percurso da Prova Iron Va’a, bem como tudo o que é importante para eles especificamente. Encontre um local para se hospedar caso venha de uma cidade distante ou de outro estado.

Informe-se sobre os restaurantes mais próximos. Verifique a distância entre o hotel até o local da competição. Visitar a praia onde será realizada a prova antes do evento também é importante. Ainda mais para atletas que não conhecem a região, nem mesmo o percurso da prova.

Essa oportunidade pode dar aos atletas a chance de examinar ou definir seus planos pré-competição e estratégias de preparação.

Os competidores também podem se imaginar remando enquanto estiverem visualizando o local, criando assim sentimentos de familiaridade e conforto antes mesmo do início da prova.

Espere o inesperado

As coisas nunca saem exatamente como planejado. É inevitável que algo inesperado ou incomum aconteça. Tanto os atletas quanto os técnicos precisam manter o senso de humor ou atingir certo nível de perspectiva quando contratempos acontecerem.

Nessas ocasiões, será útil utilizar estratégias de reorientação pré-planejadas, ou seja, ter um “plano B”. Além disso, alguma crise ou inconveniente também podem surgir. Durante esses momentos, será importante focar no problema e encontrar maneiras alternativas de resolvê-lo.

A comunicação aberta entre atletas e treinadores será muito importante neste ponto. As lições precisam ser aprendidas e ajustes feitos para manter e recuperar a prontidão mental e o foco ideal.

Selecione o Idioma