Um barômetro mede a pressão do ar. Ele é usado para prever o clima futuro em determinada região. Geralmente ele é usado ​​para a produção de boletins meteorológicos.

Simplificando, um barômetro age como uma balança que ‘equilibra’ o peso da atmosfera (ou ar ao seu redor) com o peso de uma coluna de mercúrio. Se a pressão do ar for alta, o mercúrio aumentará. Em baixa pressão de ar, o mercúrio desce.

O barômetro digital é uma alternativa mais barata ao barômetro aneróide e uma alternativa mais segura ao barômetro de mercúrio tradicional.

A pressão barométrica é a quantidade de pressão que existe na atmosfera ao redor de um local específico. Você pode ler um barômetro monitorando as leituras de pressão barométrica que são produzidas.

Pressão do ar

A pressão do ar é um conceito difícil. Como pode algo invisível ter massa e peso? O ar tem massa porque é composto de uma mistura de gases que têm massa. Some o peso de todos esses gases que compõem o ar seco (oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio e outros) e você obtém o peso do ar seco.

A pressão do ar não é uniforme em toda a Terra. Varia de 980 a 1050 milibares e muda com a altitude. Quanto maior a altitude, menor a pressão do ar.

Isso ocorre porque o número de moléculas de ar diminui em altitudes mais altas, diminuindo assim a densidade do ar e a pressão do ar. A pressão do ar é maior ao nível do mar, onde a densidade do ar é maior.

Barômetros tradicionais 

Barômetros tradicionais foram feitos usando mercúrio. Essa substância é colocada em um tubo de vidro vertical. O peso da atmosfera equilibra o mercúrio e o obriga a ocupar mais ou menos espaço.

A venda de mercúrio foi estritamente limitada pela União Européia (UE) em 2007 e, como resultado, a produção de novos barômetros de mercúrio diminuiu consideravelmente.

No século 19, um francês, criou o barômetro aneróide. Este foi a inspiração direta para o barômetro digital e os elétricos analógicos.

Uma cápsula balanceada por mola, dentro de uma unidade selada dentro do barômetro aneróide, incha e contrai dependendo da pressão externa do ar. Isso aciona uma série de correntes e alavancas, que alteram a leitura na interface do barômetro.

Barômetros digitais

Barômetros digitais e barômetros elétricos analógicos usam cargas elétricas para medir o peso do ar acima do barômetro. Uma engenhoca aneróide é muito complexa, por isso, atualmente os barômetros digitais são mais usados. Isso porque são mais simples e contém duas tiras de metal dentro da cápsula aneróide.

Uma carga elétrica corre entre as duas tiras e mede a distância entre elas, enviando os resultados para a tela digital. Isso elimina a necessidade de alavancas e correntes presentes em barômetros aneróides típicos.

Um barômetro digital moderno usa capacitores digitais com sensores e placas flexíveis para produzir uma leitura. Ele é usado como outros barômetros para prever o tempo.

Um aumento lento na pressão do ar significa que há um longo período de bom tempo pela frente. Uma queda repentina indica que uma breve tempestade chegará em poucas horas.

Quedas lentas podem indicar um período de frio, vento e chuva. Quedas lentas e regulares também podem indicar que uma tempestade está passando nas proximidades. No entanto, o clima de tempestade não afetará a região do barômetro, mas pode baixar a pressão do ar.

Com o advento das novas tecnologias e dos sinais digitais, os barômetros são encontrados em cada vez mais lugares. Isso inclui carros, celulares e até relógios.

Os barômetros do relógio são afetados pelo calor do corpo, portanto, as pessoas que os usam devem manter o relógio longe da pele ao procurar uma leitura precisa do barômetro.

Barômetros em smartphones

Hoje em dia a maioria dos aparelhos celulares tem barômetros digitais embutidos. Então, por que esse sensor relacionado ao clima está no seu smartphone? Muitos fabricantes o incluem para melhorar as medições fornecidas pelos serviços de GPS do seu telefone.

Um barômetro digital usa uma célula de detecção (ou seja, um chip) para medir a temperatura do ar. Este chip é sensível à pressão atmosférica, sendo que as mudanças afetam a força da corrente que flui através dele, e a pressão do ar é calculada medindo a força da corrente. O tamanho pequeno permite que o barômetro seja integrado a uma variedade de dispositivos para diversas finalidades.

Como fazer a leitura de um barômetro?

Antes de mais nada, é importante determinar a pressão barométrica média na sua área antes de fazer a leitura. Depois disso, bata suavemente nele, pois isso fornecerá uma leitura mais precisa, porque forçará a pressão existente ou residual para fora do barômetro. A agulha do barômetro pode mudar depois de tocá-la.

Em seguida, ajuste a agulha do barômetro para a leitura da pressão média manipulando o mecanismo de ajuste localizado no dispositivo.  Isso deve ser feito em um dia claro, quando não há frentes frias se aproximando.

Observe a direção em que a agulha se move. Se a agulha retornar ao mesmo milibar no barômetro, é provável que o tempo permaneça estável até que haja uma mudança subsequente na pressão barométrica.

Você pode ler um barômetro monitorando-o ao longo do dia e observando as mudanças nas leituras de milibares. Um aumento na leitura de pressão acima da pressão barométrica média para sua área é um indicador de alta pressão ou clima ameno.

Uma diminuição na leitura em milibar indica que o tempo chuvoso ou tempestuoso está se aproximando. As diminuições rápidas na pressão são um sinal de uma frente de tempestade em movimento rápido.

O uso de um barômetro pode fornecer um sinal de alerta antecipado de que uma tempestade está se aproximando, para que você tenha tempo suficiente para se preparar.

Recomendações

Não é indicado ler um barômetro que tenha sido exposto à luz solar direta ou ar condicionado por um longo período de tempo. Isso porque condições atmosféricas quentes, frias ou úmidas podem distorcer a leitura.

A coisa mais importante a lembrar quando você lê um barômetro é que a leitura não se aplica necessariamente às condições climáticas atuais; em vez disso, é um dispositivo de previsão que indica a aproximação de padrões climáticos.

Por fim, compare as leituras do seu barômetro com uma leitura barométrica de uma fonte confiável, como o serviço meteorológico do estado onde você mora. Assim você poderá fazer uma previsão precisa das condições do tempo.

Selecione o Idioma