FCHERJ 2021: Estadual RJ Canoa Havaiana OC6

Você já deve ter ouvido falar do Campeonato Estadual RJ Canoa Havaiana promovido pela Federação de Canoa Havaiana do Rio de Janeiro. Essa competição ocorrerá em setembro de 2021, na modalidade OC6.Campeonato Estadual de Canoa Polinésia reúne os melhores atletas do Estado em Cabo Frio | serra lagos norte | ge

Então, se sua equipe já está inscrita para essa prova, mantenha o foco nos treinamentos para obter bons resultados. Mas, se você ainda não participou de uma competição de canoa havaiana, mas tem vontade, saiba que a FCHERJ promove anualmente várias competições.

Além disso, conferindo o Calendário de Provas, Desafios e Competições deste ano, você poderá ficar por dentro das provas.

Estadual RJ Canoa Havaiana – Modalidade OC6

A modalidade OC6 é voltada para equipes de 6 remadores, sendo que cada um tem uma função específica. Confira abaixo:

Remador do banco 1: esse competidor é o que dita o ritmo da canoa, ocupando o banco da frente. Também conhecido como voga, atua como um líder para manter a frequência das remadas.

Remador do banco 2: o atleta que ocupa o banco 2 da canoa deve seguir o remador 1, mas do lado contrário, garantindo o mesmo ritmo para os remadores 4 e 6. Além disso, ele também tem a função de vigiar o yako dianteiro para que a canoa não vire.

Remador do banco 3: esse competidor será responsável por contar as remadas, que devem ser mudadas de lado em certo tempo para melhor sincronização.

Remador do banco 4: o atleta do banco 4 se encarrega da vigilância do yako traseiro. Dessa forma, ele deve prestar atenção nas oscilações que podem ocorrer.

Remador do banco 5: esse competidor tem a função de retirar a água que eventualmente se acumule na canoa.

Remador do banco 6: conhecido como capitão, o remador 6 fica no último banco da canoa, na parte de trás. Ele é praticamente o leme da canoa, tendo a função de definir o rumo a seguir, bem como incentivar os demais colegas de equipe.

Veja também: Faça uma lista dos itens de segurança básicos para canoa havaiana

Como manter a calma para a competição?

As emoções desempenham um papel importante na canoagem, afinal somos movidos por nossas paixões. Como tal, lidar com a pressão é algo que todo o atleta precisa aprender. Para melhor ou pior, é algo que você enfrentará em todas as suas formas e com bastante regularidade.

Do treinamento às competições, de nós mesmos e uns dos outros; não há como escapar das demandas de estar em um ambiente pressurizado. Mas a maneira como respondemos inicialmente à pressão pode afetar o desempenho geral, por isso é importante aprender técnicas para manter a calma.

Quer você seja um atleta individual competindo contra outros em seu esporte, ou parte de uma equipe maior que trabalha em conjunto, aprender a manter a calma sob pressão é uma habilidade que lhe será muito útil.

O poder está dentro de nós

É verdade que todos nascemos com personalidades diferentes e, portanto, algumas personalidades estão mais bem preparadas para lidar com o estresse do que outras.

No entanto, a psicologia do esporte nos ensina que todos nós temos o poder de reformular a maneira como pensamos e adotar as medidas certas para enfrentar os desafios.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas que você pode incorporar em sua rotina diária para manter a calma sob pressão:

Lutar ou fugir?

Você já ouviu falar sobre “lutar ou fugir?” Essa é a reação do corpo quando confrontado com uma situação desafiadora. Isso sugere que nosso organismo reage de duas maneiras: lidando com a ameaça ou fugindo dela.

Mas, em vez de temer a situação, fugir dela ou transformá-la em uma catástrofe (pensando no pior resultado possível), o melhor é se desafiar e resolver o problema.

Essa é uma solução prática que canaliza o pensamento negativo para o pensamento prático. Então, ao invés de acreditar que estamos de frente para uma parede bloqueada, devemos pensar em maneiras de pular, cavar ou derrubar essa parede.

Por exemplo, quem vai participar pela primeira vez de competições como o Estadual RJ Canoa Havaiana, pode pensar que não vai conseguir, então acaba deixando passar. Porém, fugir não é a solução, o ideal é enfrentar a prova com todos seus medos e incertezas.

Sem dúvida, a experiência vivida será muito útil para você se sentir mais seguro para competições futuras. Afinal, se você não passar por esse desafio, nunca saberá como é!

Aprenda a lidar com suas emoções

Como parte de seu programa de treinamento, muitos atletas de canoa havaiana mantêm um diário. Essa pode ser uma forma útil de lidar com as emoções, acompanhar a jornada para o sucesso e refletir sobre os pensamentos e experiências positivas.

Além disso, saiba que escrever sobre seus sentimentos pode ajudar seu cérebro a superar problemas emocionais e assim você se sente mais feliz. É importante perceber que anotar pensamentos negativos também faz parte desse processo, contanto que você aprenda a superá-los.

Conheça seus gatilhos pessoais

Conhecer seus gatilhos pessoais o ajudará a manter a calma na competição Estadual RJ Canoa Havaiana. Todos nós temos nossas próprias preferências individuais, com ligações emocionais que variam de pessoa para pessoa.

Aprenda o que desencadeia seus pensamentos negativos. Ao fazer isso, você estará mais consciente de seu próprio comportamento em certas situações. Portanto, a melhor maneira de desafiar os pensamentos negativos é entender o que os causa.

Não seja tão duro consigo mesmo

Por natureza, os atletas sempre buscam a perfeição para alcançar a excelência não só no Estadual RJ Canoa Havaiana, mas em qualquer outra competição. Eles vivem em um ambiente de alta pressão com muitos desafios a serem superados.

Pode ser muito fácil ser duro consigo mesmo com tantas expectativas a serem mantidas. Mas, uma maneira de lidar com isso é aprender a ser compassivo consigo mesmo e com os outros. Aprender a perdoar a si mesmo é uma lição importante a aprender.

Esse não é um comportamento fácil de colocar em prática, mas ao fazê-lo aprendemos a aceitar que o fracasso é normal, que nem sempre ganhamos e o mais importante de tudo: dar o nosso melhor é a maior conquista que podemos esperar.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.