Evolution Canoa Havaiana é o melhor fabricante de OC1, OC2 e V1

Evolution Canoa Havaiana

Evolution Canoa Havaiana

Existem vários fabricantes de canoa havaiana no Brasil, cada um com diferentes modelos de canoas. Mas, dentre eles, o que mais se destaca é o Evolution Canoe na fabricação de caiaques e canoas OC1, OC2 e V1.

Muitas vezes, comprar uma canoa pode ser mais estressante do que comprar um carro. Mas, da mesma forma que os surfistas escolhem a melhor prancha para surfar, um canoísta escolhe a melhor canoa. Para a maioria deles, é melhor apostar na compra de uma canoa versátil.

Os elementos mais importantes que constituem uma boa canoa havaiana são as dimensões, a forma e o material. Então, depois de entender os princípios básicos da canoa e o que as torna diferentes, você será capaz de tomar uma decisão sobre o tipo de canoa certa para você.

Noções básicas de uma canoa havaiana

Antes de começar a explorar os modelos de canoas, é melhor conhecer primeiro seus fundamentos. Você precisa entender o que torna cada canoa única. Além disso, as diferentes dimensões a serem levadas em conta, a forma da canoa e do que é feita!

Em termos de dimensões, esse fator é o mais fácil de lidar. A canoa havaiana também conhecida como canoa polinésia tem em torno de 14 metros de comprimento e 50 cm de largura.

Uma canoa pesa em média 150 kg e pode levar até 6 remadores na montagem simples. Mas, normalmente, os remadores procuram canoas individuais (OC1 e V1) ou duplas (OC2). Como já citamos, o Evolution Canoe é um fabricante especializado nesse tipo de canoa.

Formato

O formato da canoa é um pouco mais confuso. Primeiro, considere a linha de entrada da canoa. Se a proa tiver uma linha de entrada estreita, ela cortará bem a água. No entanto, também permitirá que mais água salpique para dentro da canoa.

Uma canoa com uma linha de entrada mais larga tornará o barco mais lento, mas também tenderá a subir nas ondas e manter o remador seco. Se a ideia é remar em grandes lagos sem se preocupar com a velocidade que vai, escolha a forma mais larga.

Outra parte do formato da canoa é como seu fundo fica na água. Quanto mais plano for o fundo, mais estabilidade inicial a canoa terá. No entanto, essa forma reduz sua velocidade consideravelmente e pode ser muito perigosa quando estiver em águas agitadas.

Se o fundo da canoa for mais arredondado, ela parecerá um pouco inclinada no início, mas você terá muito mais facilidade para se mover na água e será muito mais segura quando aumentar o tamanho das ondas.

Portanto, a menos que você seja um novato completo e nunca tenha entrado em uma canoa, prefira o fundo mais redondo.

De acordo com o fabricante Evolution Canoe, a canoa havaiana tem 3 partes:

– Casco, também conhecido como Hull

– Flutuador lateral, chamado Ama

– Braços que unem a canoa ao flutuador, conhecido como Iakos.

É importante prestar atenção no nivelamento geral da canoa, visto ao longo da linha da quilha. Basicamente, uma canoa feita para águas agitadas tem a forma de uma banana. Isso permite que ela gire melhor. Mas não tente virar rapidamente por que você pode cair da canoa.

Evolution Canoe: Materiais para canoas

Os materiais usados na fabricação de uma canoa havaiana variam. Antigamente, os materiais usados ​​na construção de uma canoa eram escolhidos na mata. Isso porque as canoas eram formadas a partir da madeira de árvores nativas da região do Havaí.

Agora, com os avanços tecnológicos, tudo é feito de forma mais moderna. Peso e resistência são os dois principais fatores a serem considerados ao escolher o material para construir uma canoa.

Alguns materiais criam uma canoa quase indestrutível, mas são muito pesados. Assim, transportar uma canoa havaiana no carro torna-se uma tarefa complicada. Entretanto, outros materiais são leves, porém, mais frágeis. A seguir, vamos citar algumas opções do mercado.

Saiba mais: Como levar canoa havaiana ou caiaque no carro, dentro da lei

Canoas de madeira, fibra de vidro e Kevlar

Embora as canoas de madeira sejam caras, exijam muita manutenção, e molhadas são muito pesadas, às vezes, são preferidas por remadores que gostam de se conectar com as tradições havaianas. Dessa forma, procuram uma canoa que tenha mais a ver com a natureza.

Há alguns anos, a fibra de vidro era o material mais usado na construção de canoas. Com a fibra de vidro a canoa fica leve e moderadamente resistente. Esse material é misturado com resina e então é pulverizado em um molde.

O Kevlar é mais caro do que a fibra de vidro. Porém, é mais leve de carregar e é mais forte. Alguns fabricantes criam suas próprias receitas secretas de Kevlar e fibra de vidro para moldá-la em torno dos designs tradicionais das canoas. Mas o comprador deve ficar atento. Certifique-se de não ser enganado!

Canoas de polietileno

Provavelmente, o material de canoa mais comum no mercado hoje é uma canoa de polietileno rotomoldado. Consistindo em três camadas de plástico de polietileno, essas canoas são mais baratas e muito duráveis. Pelotas de plástico são despejadas em um molde aquecido e giradas para fazer essas canoas.

Um material de canoa que já foi dominante, mas agora está em baixa, são as canoas royalex. Elas são feitas com um tipo de material plástico que consiste em um núcleo de espuma imprensado entre folhas de ABS (acrilonitrila butadieno-estireno) com uma superfície de vinil.

É forte e flexível, o que o torna a escolha óbvia para os canoeiros de corredeiras. A desvantagem dessa canoa é que pode pesar uma tonelada. Além disso, elas não são tão duráveis.

Consulte a Evolution Canoe

Por fim, esteja você procurando sua primeira canoa havaiana ou a décima, uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer é visitar a empresa Evolution Canoe, um fabricante credenciado, especialista em canoas havaianas e caiaques.

Além disso, converse com outros canoístas e leia algumas críticas sobre canoas. Dessa forma poderá obter mais informações para fazer a escolha certa. Sem dúvida, você vai encontrar a canoa ideal que combine com seu estilo e ainda tenha um design atrativo.

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.