Como levar canoa havaiana ou caiaque no carro, dentro da lei

A canoa havaiana é uma atividade ao ar livre que leva a uma conexão direta com a natureza. O caiaque também é uma boa opção para quem gosta de remar em ambientes naturais. Ambas as atividades podem abrir um mundo de novas sensações para qualquer pessoa.

No entanto, para muitos, o problema é pegar a estrada e levar a canoa para uma aventura! Transportar sua canoa havaiana ou caiaque com segurança e dentro da lei é muito importante. Isso é crucial para qualquer remador iniciante ou experiente. Então, não se preocupe! Essa tarefa não é tão complicada quanto parece.

As canoas havaianas e caiaques vêm em uma ampla variedade de formas e tamanhos, até mesmo as canoas mais modernas podem medir mais de 2m de comprimento. Há vários fatores a serem considerados antes de colocar a canoa encima do carro.

Desde o equipamento que você precisará para prendê-la de forma eficiente, até como irá preparar seu veículo e a canoa para o transporte. Então, por onde começar?

Tudo começa antes da compra da canoa havaiana ou caiaque

O transporte do seu caiaque ou canoa havaiana é uma coisa importante a considerar antes de comprar a embarcação, e talvez até mesmo o seu veículo! Embora seja possível transportar qualquer canoa em praticamente qualquer veículo, alguns sistemas de rack provarão ser melhores opções do que outros.

Entretanto, há raras ocasiões em que um rack de qualquer tipo não seja adequado para prender uma canoa. Então, se você pretende comprar uma embarcação para navegar nos fins de semana, a dica é pesquisar todos os aspectos do transporte.

Mas, se você não pensou nisso na hora de comprar sua canoa e agora quer dar um jeito de levá-la com você na estrada, tudo bem! Confia nossas dicas para fazer isso dentro da lei.

Preparando seu veículo

Antes de mais nada, certifique-se de ter o rack adequado para o modelo do seu carro. Os suportes do rack são uma parte necessária para transportar com segurança o seu caiaque ou canoa havaiana.

Sem dúvida, essa estrutura protegerá seu carro e a canoa de arranhões indesejados. Existem algumas opções diferentes, dependendo do tipo de veículo que você possui. Dê uma olhada no teto do seu carro para determinar o tipo de rack.

Como levar sua canoa havaiana ou caiaque no carro, dentro da lei

Seja pelas estradas do Rio de Janeiro ou de outros estados do Brasil, o transporte de “cargas indivisíveis” (canoa havaiana ou caiaque), deve seguir as seguintes regras:

– É proibido ultrapassar o para choque dianteiro. Caso exceda até 1 metro de comprimento, é preciso ter uma Autorização Especial de Trânsito, AET.
– É proibido ultrapassar a largura do carro. Caso exceda até 2,6m, também é preciso uma AET.
– O caiaque ou canoa havaiana não pode ultrapassar 50 cm acima do teto do veículo (caso isso ocorra e alcance até 4,4m de altura total, é preciso uma AET.
– Caso o para choque traseiro seja ultrapassado pelo caiaque ou canoa havaiana, é necessário que esteja bem visível e sinalizado. A orientação é usar luz vermelha à noite e um refletivo vermelho.
– É proibido  ultrapassar 60% da distância entre eixos na parte de trás, a partir do eixo traseiro.

Siga o exemplo da imagem abaixo para realizar o cálculo.

canoa havaiana

Sua canoa ultrapassa as medidas?

Se você realizou o cálculo e percebeu que sua canoa havaiana ou caiaque ultrapassa as medidas, por isso precisa de uma Autorização Especial de Trânsito, providencie isso o mais rápido possível para que possa viajar com tranquilidade.

Além dessa AET você precisará de outra, a do DNIT para estradas federais, bem como uma do DER especificamente do estado pelo qual você passará. Ambas as autorizações tem validade de um ano.

Como obter a AET do DNIT através da Internet passo a passo:

1 – Acesse o site: https://siaet.dnit.gov.br

2  – Caso você ainda não tenha se cadastrado no site clique aqui.

3- Logo após realizar o cadastro, o sistema enviará para o e-mail que você informou um código de acesso.

4   – Ative seu cadastro através do link enviado.

5   – Em seguida, realize seu login digitando o código e sua senha cadastrada no site de acesso do transportador.

O próximo passo será preencher um formulário bem simples com dados referentes ao tipo de carga (caiaque ou canoa havaiana). Além disso, as medidas transversais e longitudinais, bem como a altura.

Será preciso também informar seu percurso (origem e destino) e os dados do seu veículo. Por fim, clique em enviar. O sistema deve gerar o número da sua AET e um boleto com o valor que deve ser pago pela emissão dessa autorização.

Depois que o pagamento for identificado, você deverá acessar o site do DNIT novamente e informar o número da sua AET. Agora basta realizar a impressão do documento clicando em Emitir Autorização Especial de Trânsito / Autorização Específica.

Veja também: Quais são os tipos de Canoa Havaiana existentes?

AET para destinos diferentes

Para cada lugar que você levar sua canoa havaiana ou caiaque deve ter uma AET. No documento você deve fornecer dados sobre a sua origem e destino, por isso é preciso ter uma AET para onde for remar.

Portanto, preencha sua AET de maneira que conste a maior quantidade de cidades/ estados possíveis que você pretende visitar. Vamos supor que você more no Rio de Janeiro, então deve preencher sua cidade como origem e o destino São Paulo, por exemplo.

Mas, se de São Paulo você pretende viajar para a Bahia deve solicitar outra AET. Esse segundo documento é mais complicado, mas é preciso emiti-lo para transportar sua canoa havaiana ou caiaque dentro da lei.

Mas, uma boa dica é ampliar sua autorização de trajeto preenchendo no formulário a opção “diversos” nas áreas “Origem” e “Destino”.

Dirigindo com segurança seu caiaque ou canoa havaiana

Por fim, como você viu, transportar um caiaque ou canoa havaiana em seu veículo não é uma tarefa difícil, mas é importante certificar-se de prendê-lo corretamente no teto do carro para garantir que ele permaneça seguro. Além disso, possuir as devidas autorizações.

Quando estiver na estrada, leve em consideração sua carga e deixe uma distância extra entre seu veículo e o da frente. Em viagens mais longas, faça paradas regulares para verificar se tudo permanece preso com segurança.

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.