A Kanaloa Rio oferece aos profissionais de Educação Física a oportunidade de realizar um curso de leme de canoa polinésia, também conhecida como canoa havaiana. O curso terá duração de três meses.

Haverá um processo de seleção dos interessados, sendo que as aulas ocorrerão três vezes por semana pela manhã, no Clube dos Oficiais dos Bombeiros, na Lagoa de Marapendi (atrás do Rio Design Barra).

Para se candidatar a uma vaga, o candidato deve estar formado ou cursando a faculdade de Educação Física, a partir do 6° período.

Primeiro Curso de Leme de Canoa Polinésia do Rio de Janeiro

A Kanaloa Rio se orgulha de promover o Primeiro Curso de Leme de Canoa Polinésia do Rio de Janeiro para habilitar novos profissionais para trabalharem como instrutores de canoa havaiana.

Sem dúvida, se especializar nesse esporte aquático trará vários benefícios para homens e mulheres formados em Educação Física ou que já estão na reta final da faculdade.

O que você vai aprender no curso de canoa polinésia?

O conteúdo do curso de leme de canoa polinésia será amplo, já que serão abordados diferentes temas relacionado a esse esporte.

Para começar, os participantes conhecerão a história da canoa havaiana e da cultura polinésia. Além disso, aprenderão a amarrar uma canoa de variados tamanhos, seja para 4 ou 6 lugares.

Também serão ministradas aulas sobre as técnicas básicas de remada e como deve agir o remador de cada banco da canoa polinésia, bem como a forma de fazer leme.

A manobra de huli também será abordada, ou seja, como desvirar a canoa com segurança quando ela vira e ocorre a queda dos remadores.

Outro tema importante do curso de leme de canoa polinésia é sobre como escolher os equipamentos para a prática desse esporte, como o remo, os coletes salva-vidas e outros itens de segurança.

Saber usar os aplicativos de previsão de tempo também é fundamental, bem como aprender técnicas de competição.

Critério de seleção dos candidatos:

– Ser bacharel em Educação Física ou estar cursando o 6° período da faculdade.

– Há 10 vagas disponíveis, sendo que 50% serão destinadas as mulheres e as outras 50% aos homens.

– Ter experiência anterior em esportes aquáticos.

– Morar próximo ao local dos treinos de canoa polinésia.

Quem ministrará o curso?Curso de Leme de Canoa Havaiana no Rio de Janeiro

O Primeiro Curso de Leme de Canoa Polinésia do Rio de Janeiro será ministrado pela professora Alba Veras, pós-graduada em Fisiologia e Anatomia Biomecânica.

Ela também é atleta de canoa havaiana há mais de 10 anos, sendo campeã estadual de Sprint OC6 2018 e campeã estadual na Open Feminina 2019 pelo antigo clube Halau, atual Kahu Paddle Club. Alba Veras é instrutora e coordenadora da base Kanaloa Rio da Lagoa de Marapendi.

A Kanaloa Rio oferece 10 vagas para o curso, o valor é de R$ 500,00. Os interessados devem entrar no Grupo WhatsApp para receber mais informações: https://chat.whatsapp.com/ENeazRqH8xzKiHHwhT5Xsf

Posições e funções dos assentos em uma canoa polinésia de 6 pessoas

Uma canoa OC6 possui seis assentos, sendo que o ocupante de cada banco tem uma tarefa específica, mas ao mesmo tempo, todos devem trabalhar juntos em harmonia nas mudanças e potência das remadas para atingir o objetivo final. Isso torna a remada mais fácil em quaisquer condições de água. Saiba agora o papel de cada assento!

Assento 1

Este remador define o ritmo da canoa. A braçada deve ser forte, com bom senso de ritmo, tempo e ser capaz de sentir a canoa na água. O remador deve saber quando aumentar ou diminuir a intensidade, conforme as condições da água.

Todos os remadores devem seguir o remador do assento 1, por isso é muito importante que ele tenha afinidade com os demais. Este lugar é muito desafiador e requer automotivação e a capacidade de permanecer focado.

Assento 2

Este remador é extremamente importante para cronometrar toda a tripulação! Ele deve refletir perfeitamente o tempo, a força e a técnica da pessoa no assento 1.

Ele é o principal apoio e incentivo para o assento 1. A combinação 1, 2 é a base sobre a qual o desempenho das canoas é construído.

Às vezes, o assento 2 será necessário para ajudar a virar a canoa usando um Kahi. Visto que os assentos 1 e 2 funcionam como um par. Portanto, palavras de encorajamento entre 1 e 2 são bons incentivos.

O remador do assento 2 (dependendo da canoa que ele está) também pode ser responsável por se apoiar no iako quando a canoa é parada para evitar um huli.

Assento 3 da canoa polinésia

Esta posição geralmente chama para as mudanças na canoa. A chamada deve ser feita com voz forte e sincronizada perfeitamente com a remada. A quantidade de mudanças pode variar em diferentes condições.

Este assento reflete o tempo e a potência do remo com o assento 1. O assento 3 também exige mudanças de ritmo e intensidade para pegar as ondas ou acelerar o barco.

Dessa forma, o assento 3 pensa estrategicamente em condições de corrida e tem uma boa percepção das ondas no remo a favor do vento.

Além disso, dependendo da canoa em que está o remador do assento 3, ele também pode ser responsável por se apoiar no iako quando a canoa é parada para evitar um huli.

Assento 3, 4, 5 e 6

Os assentos 3, 4 e 5 devem ter força e manter a mesma taxa do 1 e 2. Isso porque esses remadores são a chave para dar força na curva e colocar a canoa em curso novamente. Portanto, todos os três assentos protegem o ama em águas agitadas.

O remador do assento 5 precisa ter habilidades gerais incluindo potência e consciência. Ele tem uma boa visão da canoa e pode ver claramente o Ama, reagindo rapidamente para evitar um huli.

O assento 6 é geralmente o remador mais experiente. Ele é considerado o timoneiro, sendo capitão e líder da canoa. O timoneiro é responsável pela segurança da canoa e da tripulação.

O timoneiro pedirá mudança de intensidade ou de tempo para manter todos em sincronia uns com os outros. Ele inspira sua equipe, ajudando a canoa a deslizar e os remadores a melhorar o desempenho.

Saiba mais: Agende uma aula de canoa havaiana experimental

 

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.