Quais são os tipos de Canoa Havaiana existentes?

canoa havaiana flamengo

canoa havaiana flamengo

A canoa havaiana é uma atividade que pode ser praticada por todas as idades, não requer prática anterior e nem mesmo condicionamento físico. Mas, ao entrar nesse incrível universo, é preciso conhecer os tipos de canoa havaiana que existem. Além disso, é importante saber a função de cada ocupante em uma canoa.

Muitas vezes esse fator não é levado em consideração pelos iniciantes. Afinal, na primeira aula tudo que eles querem é sair remando. Mas calma, é preciso aprender o básico.

Saiba que as diferenças entre as canoas não são facilmente perceptíveis a olhos destreinados. Então, neste artigo vamos mostrar alguns tipos de canoa havaiana para você ficar mais familiarizado com esse esporte.

Características de uma Canoa Havaiana

A Canoa havaiana é uma modalidade esportiva praticada em vários países. Sendo assim, foram criadas diferentes categorias. As principais são:

OC6 ou V6: canoa para 6 remadores

OC4: sem leme e para 4 remadores. Esse tipo de canoa havaiana também é usada de forma individual para a prática de surf de canoa.

OC3 ou V3: canoa para 3 remadores

OC2: canoa para 2 remadores

OC1 ou V1: canoa para 1 remador

Em relação às siglas, “OC” quer dizer Outrigger Canoe, nomenclatura utilizada no Havaí. Já o “V”, é referente à: Va’a, do idioma polinésio. A canoa havaiana também é conhecida como canoa polinésia. A canoa para 6 remadores tem 14 metros de comprimento e pesa em torno de 150 kg.

Tipos de Canoa Havaiana: OC1 e V1

A OC1 não é uma canoa tradicional no Havaí, sendo uma adaptação ocidental que rompeu com a tradição para se tornar a mais prática possível na montagem e desmontagem. Assim como a OC1, a canoa V1 também foi projetada para apenas um remador.

Então, qual a diferença entre ambas? Algumas coisas que as diferenciam são as seguintes:

passeio de barco ilhas tijucas

passeio canoa havaiana nascer do sol

– A canoa V1 é de origem taitiana e não havaiana como a OC1.

– As estruturas das duas são parecidas. No entanto, a V1 não tem cockpit e leme, itens que encontramos na OC1.

– A canoa V1 é mais leve, por isso é mais veloz, ideal para competidores profissionais.

– A canoa havaiana V1 é mais longa que a OC1, com cerca de 7 metros, sendo que seu casco é mais apertado para garantir mais velocidade.

Canoas havaianas OC2

A canoa havaiana OC2 foi desenvolvida para acomodar 2 remadores, por isso possui dois cockpits. Esse tipo de canoa oferece uma boa velocidade a longas distâncias, bem como resistência. Além disso, as manobras são realizadas com mais facilidade.

OC4 e OC4 para a prática de surf

A canoa OC4 foi projetada para quatro remadores, sendo que também pode ser usada para a prática do surf. Essa modalidade é muito popular, tanto que há festivais dedicados ao surf de canoa.

Diferente de uma prancha de surf, a canoa tem o formato de uma banana, o que garante boas manobras. A canoa é mais potente que uma prancha de surf, porém limita as possibilidades ao pegar uma onda.

Veja também: A história do Surf de canoa havaiana ou polinésia.

Tipos de Canoa Havaiana: OC6 e V6

A canoa OC6 e a V6 tem formatos diferentes. No entanto, as funções dos remadores são as mesmas. A seguir, conheça a tarefa específica de cada um deles.

Remador 1 – este o remador que dita o ritmo e a frequência de cada remada, ele fica na parte da frente da canoa.

Remador 2 – ele segue o remador 1, só que do lado oposto, determinando o ritmo para os remadores 4 e 6. Também é responsável pela vigilância do yako dianteiro, pois pode virar a canoa no caso de grande oscilação.

Remador 3 – é o responsável pela contagem das remadas, que são trocadas de lado em determinado tempo, geralmente entre 20 e 25 remadas. Há equipes que trocam o lado a cada sete remadas, pois entendem que a sincronização é mais perfeita.

Remador 4 – é o encarregado da vigilância do yako traseiro, deve prestar atenção as oscilações que podem levar a virar a canoa.

Remador 5 – fica como responsável pela retirada da água que se acumula na canoa.

Remador 6 – fica na parte de trás da canoa, e tem a missão mais importante na embarcação, ele trabalha como o leme da canoa. É o responsável pela escolha do rumo e direção a seguir. Também é fundamental no incentivo aos colegas. É o capitão.

Interessado em praticar canoa havaiana?

Passeio Turístico de Canoa Havaiana Nascer do Sol Praias Paradisíacas

Passeio Turístico de Canoa Havaiana Nascer do Sol Praias Paradisíacas

Então, agora que você já conhece os tipos de canoa havaiana precisa escolher a categoria de sua preferência. Talvez você esteja preocupado pensando que enfrentará dificuldades para praticar esse esporte.

Fique tranquilo, navegar de canoa é mais fácil do que você imagina. Aprender a remar corretamente tornará sua experiência muito mais divertida. Por exemplo, você aprenderá a diferença entre remar na proa (frente) da canoa e remar na popa (parte traseira).

Algumas remadas podem ser feitas de qualquer posição, mas outras só funcionam da forma certa quando executadas na popa do barco. Entender por que as remadas funcionam da maneira que funcionam ajudará você a aprender como remar com eficiência.

Existem algumas remadas básicas que todo canoísta deve saber, seja remando na proa ou na popa. Conhecer esses movimentos o ajudará a conduzir a canoa na direção certa e a fazer pequenos ajustes para manter a fluidez da canoa.

Mas não espere aprender tudo no mesmo dia. Se você está começando agora deve prestar atenção nas orientações de seus instrutores para que tenha um bom desempenho e possa aproveitar todos os benefícios que a canoa havaiana proporciona.

Tipos de canoa havaiana para iniciantes

Os remadores iniciantes geralmente começam a treinar com uma equipe em uma canoa de 4 ou 6 lugares. Será preciso usar um remo de acordo com sua estatura, de preferência que seja leve e de alta qualidade. Assim será mais confortável para o seu corpo e tornará seus movimentos mais eficientes. Saiba como escolher um remo de canoa havaiana.

Para garantir sua total segurança dentro da água, é importante usar um colete salva-vidas. Até mesmo os melhores nadadores podem se cansar rapidamente em águas agitadas ou frias, então canoístas de todos os níveis devem sempre usar um colete salva-vidas.

Selecione o Idioma