Como realizar primeiros socorros em vítimas de afogamento?

Se você suspeitar que alguém está se afogando, notifique um salva-vidas e peça ajuda. Não perca tempo. Use todos os recursos que você puder para tirar a pessoa da água. Caso tenha conhecimento em primeiros socorros, aplique as manobras necessárias.

Mas, é importante não se tornar uma vítima! Então, não coloque em risco sua própria segurança. Afinal, você não poderá ajudar se também estiver se afogando. No entanto, no caso de você conseguir tirar a pessoa da água, deverá agir rapidamente para levar oxigênio para o seu cérebro e os órgãos.

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamentos Aquáticos (Sobrasa), em 2019, ocorreram 11 mortes diárias por afogamento. Geralmente, a maioria das ocorrências é registrada em rios (54%), seguido das represas (34%).

Os motivos para os afogamento variam, desde dificuldades ao nadar, queda do barco e mau súbito. O uso de álcool e o excesso de confiança nas próprias habilidades de natação, faz com que muitas pessoas se coloquem em situações de risco.

O que fazer ao tirar alguém desacordado da água?

Antes de mais nada, ao tirar a vítima de afogamento da água, vire a cabeça da pessoa para o lado, permitindo que a água escorra de sua boca e nariz.

A maior causa de morte em casos de afogamento é a falta de oxigênio no corpo. Então, quando você conseguir tirar alguém da água, essa será uma questão crítica a ser enfrentada.

É por isso que as respirações de resgate devem ser realizadas antes das compressões torácicas, no caso de vítimas de afogamento.

Se você estiver sozinho, grite por ajuda, mas não demore para aplicar as técnicas de salvamento. Se houver outra pessoa com você, peça para ela telefonar para obter ajuda imediatamente enquanto você presta os primeiros socorros.

O resgate é apenas metade do trabalho. Reviver alguém que se afogou ou engoliu muita água é a outra metade, e é igualmente importante quando se trata de salvar uma vida.

Então, se você puxou uma pessoa que estava se afogando de volta à terra firme, o próximo passo para reanimá-la é realizar a ressuscitação boca a boca. Como sempre, peça ajuda antes de iniciar essas importantes medidas de emergência de primeiros socorros.

Você deve implementar as diretrizes universais de segurança sempre que possível. Se você tiver um kit de primeiros socorros, use-o!

Primeiros socorros em caso de afogamento

Afogamento primeiros socorros

Afogamento primeiros socorros

Tente acordar a vítima: antes de realizar a manobra de boca a boca, tente dar algumas sacudidas na vítima de afogamento. Além disso, verifique se há sinais de vida no pulso. Mas, se a pessoa não mostrar nenhum sinal de consciência parta para o segundo passo.

Deite a pessoa de costas e incline o queixo e a cabeça dela para trás: essa é uma manobra de primeiros socorros importante para ajudar a limpar as vias respiratórias. Isso pode ser o suficiente para fazer a vítima começar a respirar. Além disso, verifique se ela está respirando inclinando-se sobre ela e colocando seu ouvido perto de sua boca.

Olhe ao longo de seu peito enquanto faz isso para ver se está subindo e descendo, sinta a respiração em seu ouvido e escute os sons respiratórios. Se não houver nenhum sinal de respiração, você deve partir para a próxima etapa.

Faça 5 respirações boca a boca: para começar, aperte o nariz da pessoa e mantenha a cabeça dela inclinada para trás enquanto você respira na boca dela, fazendo uma vedação tão boa quanto possível da sua boca sobre a dela. Cada respiração que você fizer deve durar 1 segundo.

Certifique-se de respirar bem fundo entre cada uma delas. Essas respirações fornecerão oxigênio valioso aos pulmões, o que é particularmente importante em caso de afogamento. Depois de fazer 5 respirações de resgate, siga para a próxima etapa.

Reanimação cardiopulmonar: usando as duas mãos juntas, uma em cima da outra, empurre para baixo com firmeza no centro do peito da vítima, com os braços esticados. Empurre de 5 a 6 vezes de cada vez, duas vezes por segundo. Faça isso durante 1 minuto (120 compressões).

Se você estiver sozinho, depois de fazer as 5 respirações boca a boca e um minuto de reanimação cardiopulmonar, pode reservar um tempo para ligar para os serviços de emergência. Possivelmente, você terá ajudado a levar um pouco de oxigênio para o cérebro da vítima de afogamento. Mas assim que você pedir ajuda, continue:

Siga com os primeiros socorros: faça 30 compressões torácicas seguidas por 2 respirações boca a boca repetidas vezes até que a pessoa comece a respirar normalmente ou chegue ajuda (se houver mais de uma pessoa, revezem-se).

Depois dos primeiros socorros, o que você deve fazer?

Se a pessoa começar a respirar normalmente novamente antes que a ajuda chegue, role-a para a ‘posição de recuperação’, deitada de lado, com a perna de cima e o braço dobrado para ajudar a sustentá-la, e a cabeça ligeiramente inclinada para trás para ajudar a manter suas vias respiratórias abertas.

Se você tiver roupas quentes a cubra para mantê-la aquecida, coloque as peças de roupa por cima e fale com a vítima para tranquilizá-la, informando que a ajuda está a caminho.

Saiba que as primeiras 48 horas após um incidente de afogamento podem ser as mais perigosas. Isso porque podem ocorrer complicações resultantes da exposição à água.

Por exemplo: pneumonia, infecção e insuficiência cardíaca podem ocorrer durante esse período. Portanto, você deve sempre levar a vítima de afogamento ao hospital.

Afogamento de bebês

Os bebês são particularmente vulneráveis ​​a incidentes de afogamento, até mesmo em piscinas infantis, porque às vezes não têm força suficiente para levantar a cabeça. Se for necessário realizar a manobra de boca a boca em um bebê, não use respirações fortes. Em vez disso, faça suaves baforadas de ar na boca e no nariz do bebê quatro vezes.

Conclusão

Por fim, ter conhecimento em primeiros socorros é fundamental para ajudar uma vitima de afogamento. Então, quando você tiver a oportunidade de fazer um curso para aprender as principais manobras de ressuscitação, vá em frente. Assim saberá como responder a emergências no mar, rios e lagos.

Veja também: Os encantos de Angra dos Reis através de um passeio turístico de canoa havaiana

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.