Samu chega perto do recorde e comemora o hexa na 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana – Campo Grande Notícias

Samu chega perto do recorde e comemora o hexa na 17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana – Campo Grande Notícias

Atletas de canoa havaiana de todo o Brasil estão se preparando para a 18ª edição da Volta a Ilha de Santo Amaro. Essa é uma prova tradicional de Va’a em nosso país. Os competidores devem remar 73 km no entorno da ilha de Santo Amaro, no litoral de São Paulo.

Esse evento era para ter ocorrido em fevereiro de 2021, mas foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. Agora, a XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana foi foi confirmada para o mês de outubro. A ilha fica entre Santos e o Guarujá. A prova deve contar com 40 equipes.

Se você está se preparando para essa competição sabe que uma alimentação balanceada, um bom treinamento e preparação mental são fundamentais para o sucesso.

Ainda assim, os anos de regimes esportivos diários, as horas gastas aprimorando seu programa de treinamento e uma ingestão nutricional adequada, contam pouco se você não estiver com a mente certa antes de uma competição.

Muitos atletas de elite fazem uma preparação especial antes de uma grande prova de canoa havaiana. Um estudo das técnicas que eles usam pode ser resumido nas seguintes dicas:

Estabeleça uma rotina

Uma rotina pré-competição pode ajudá-lo a entrar no estado de espírito certo. Menos sobre rituais, mais sobre preparação. Então, se você quer ter um bom desempenho na XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana encontre uma maneira de desenvolver uma rotina pré-competição com etapas definidas.

As rotinas podem variar dependendo de suas necessidades pessoais. Alguns podem preferir meditar, já outros ouvir música. Alguns atletas até incluem o sono como parte de sua rotina, reconhecendo os benefícios restauradores que ele pode trazer antes de uma competição importante.

Palavras e frases de incentivo

As palavras que usamos podem ajudar a melhorar nossos pensamentos. Portanto, é importante usar palavras que desencadeiem as emoções e ações corretas para um desempenho ideal.

Em sua rotina diária de treinamento, desenvolva um diálogo interior, pense em palavras e frases que são importantes para você. Dessa forma, estará recebendo um estímulo para melhorar seu desempenho.

Permaneça focado para competições de canoa havaiana

Sem dúvida, manter o foco é fundamental, bem como seguir o que foi treinado. É importante você colocar em prática o que fez incessantemente nos treinos das últimas semanas, meses e anos.

Assim poderá obter um bom resultado na XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana. Portanto, é essencial manter o foco no aqui e agora. Isso significa aprender como ser obstinado e não permitir que distrações externas afetem você.

Durante sua preparação, trabalhe com seu treinador para definir pequenas metas que levem ao seu objetivo maior. Pense em como cada etapa é um marco e na recompensa que vem ao enfrentar cada obstáculo.

Veja também: Canoa Havaiana Calendário de Provas, Desafios e Competições

Respiração profunda

Na psicologia do esporte, há uma grande ênfase no bem-estar mental, assim como no físico. Por exemplo, a respiração profunda é uma prática que todos os atletas utilizam de alguma forma. Isso porque dá a vantagem de ajudá-lo a limpar sua mente.

Isso é útil antes de qualquer competição de canoa havaiana, mas também na vida diária. Além disso, também há muitos benefícios nessa abordagem. Isso porque pode melhorar o fluxo sanguíneo, a postura e também ajudar na digestão.

Manter suas emoções sob controle é importante como parte de sua preparação mental, e respirar fundo é uma ótima maneira de focar o corpo e a mente.

Pensamento positivo para as provas de canoa havaiana

O pensamento positivo faz parte da preparação mental que os atletas de canoa havaiana aprendem a aprimorar ao longo dos anos, e a imaginação é a chave para isso.

Ao contrário da crença popular, não se trata apenas de se imaginar levantando um troféu, trata-se de imaginar os passos essenciais que você precisa realizar para alcançar o sucesso, com os maiores detalhes possíveis.

Sem dúvida, fazendo os movimentos certos em sua cabeça, você estará ensaiando e praticando suas ações futuras para se preparar para o sucesso.

Mantenha-se otimista para as provas de canoa havaiana

Saiba que é natural ter pensamentos negativos. Por exemplo: “os outros competidores são melhores do que eu.” Isso é esperado e não deve ser bloqueado, mas é preciso usar essas emoções de maneira útil.

Uma forma de fazer isso pode ser usando suas experiências anteriores como um indicador de sucesso futuro. Então, mantenha-se otimista, lembre-se de suas habilidades e acredite em si mesmo. Isso é crucial para o desempenho. Afinal, desempenho e confiança estão intimamente ligados.

É por isso que muitos acreditam que Muhamad Ali foi um dos maiores esportistas de todos os tempos, não apenas por seu excelente desempenho, mas por sua atitude “eu posso fazer”, que transcendeu o esporte.

De acordo com estudos, a linguagem corporal pode afetar nosso comportamento, como tal, é importante que os atletas de canoa havaiana permaneçam mentalmente positivos e confiantes antes de uma competição.

Alguns dos métodos identificados para se manter positivo incluem: controle da ansiedade e aumento da autoconfiança.

Momentos antes de uma grande competição como a XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, você precisa estar no seu melhor estado mental. Essa é a hora de tranquilizar sua mente e organizar seus pensamentos. Aliás, lembre-se de relaxar, respirar e manter o foco.

Trabalhe de acordo com seu próprio padrão

Por fim, cada um tem sua própria maneira de se preparar e treinar para grandes eventos esportivos. Sua preparação mental pode ser completamente diferente dos outros competidores.

Afinal, o que funciona para outra pessoa pode não ser o certo para você. Portanto, tudo se resume em manter o foco em si mesmo e acreditar em suas próprias habilidades.

Claro, é da natureza humana passar por altos e baixos. Assim, às vezes as metas podem se desfazer ou a motivação pode diminuir. O primeiro passo é reconhecer isso e reacender seus objetivos.

É importante voltar aos objetivos definidos inicialmente e entender por que foram escolhidos. Também é normal admitir que algumas coisas podem ter sido irrealistas.

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.