Canoa Havaiana para crianças e adolescentes

A canoa havaiana para crianças merece ser levada em consideração quando o assunto é esporte infantil. Embora essa modalidade não apareça entre as primeiras opções de atividades físicas para as crianças, é uma boa escolha.

Na procura de um esporte para os pequenos, a canoa havaiana surge como uma alternativa. No entanto, muitos pais ainda consideram uma atividade perigosa para os filhos, o que não é verdade. A prática de canoagem é segura e traz diversos benefícios para as crianças.

É importante saber que nas aulas de canoa havaiana para crianças são utilizadas canoas mais leves e remos de menor peso e tamanho. Sem dúvida, a canoagem é uma atividade que pode ser facilmente adaptada para as crianças participarem.

Benefícios da Canoa Havaiana para crianças

Em qualquer época do ano, fazer aulas de canoa havaiana representa uma alternativa muito saudável para as crianças se exercitarem, fazerem amizades e entrarem em contato com a natureza. Ainda mais no Rio de Janeiro, onde temperaturas mais altas prevalecem o ano inteiro.

Um grande benefício deste esporte, que vale tanto para crianças quanto para adultos, é o fato de garantir que os pequenos se desconectem dos seus dispositivos eletrônicos. Dessa forma poderão viver momentos preciosos, interagindo com a natureza.

A canoa havaiana pode conectá-los ao meio ambiente como poucas atividades. Certamente, no mundo tecnológico de hoje, ter essa oportunidade vale muito a pena.

Por outro lado, também é uma ótima maneira de aprimorar as habilidades físicas dos mais pequenos. A canoa havaiana também pode aumentar a autoestima das crianças e melhorar o sono.

A seguir, estão as principais habilidades que são estimuladas nas aulas de canoa havaiana para crianças.

Desenvolvimento muscular

canoa havaiana para crianças

canoa havaiana para crianças

Força, potência e resistência são algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas neste esporte. A canoa havaiana para crianças promove o estímulo de diferentes grupos musculares como ombros, braços, peitorais e abdominais. Até as pernas desempenham um papel importante na obtenção de equilíbrio e estabilidade.

Por envolver esforço constante, a canoa havaiana estimula o sistema cardiovascular a se adaptar para funcionar com mais eficiência. Como resultado, a criança obterá muitos benefícios para suas funções básicas do corpo, como a oxigenação dos músculos e da mente.

Valores de superação e luta contra os medos

A princípio, as aulas de canoa havaiana para crianças podem parecer uma atividade arriscada e muito difícil de praticar. Porém, essa é uma percepção distante da realidade. Afinal, qual é o melhor momento para lutar contra os medos do que na infância?

Saiba que a criança não precisa de nenhuma experiência anterior em esportes aquáticos para praticar a canoagem. As aulas começam do zero, assim todos começarão em igualdade de condições.

Enfrentar tal desafio pode transmitir grandes valores às crianças. Dessa forma, elas aprenderão que os medos existem para serem superados e que tudo na vida pode ser alcançado, aprendido e aperfeiçoado. Para isso, basta ter vontade, determinação e perseverança!

Recomendações para a prática segura da canoa havaiana para crianças

Uma condição básica e indispensável para a prática da canoa havaiana para crianças é saber nadar. À medida que a criança progride neste esporte, as dificuldades aumentam e as quedas são sempre uma possibilidade, principalmente no início. Portanto, essa é a medida de segurança que não pode faltar de forma alguma.

Cada criança deve saber nadar para aprender como contornar uma situação em que a canoa vira na água. Claro, sempre haverá instrutores e supervisores por perto para garantir a segurança dos pequenos. Aliás, a canoagem é uma atividade que a criança não deve praticar sozinha.

Equipamentos de segurança

Outra dúvida frequente de muitos pais diz respeito ao material necessário para a prática de canoa havaiana. Essa é uma preocupação perfeitamente compreensível, já que não é aconselhável que crianças pratiquem um esporte que ofereça altos riscos.

Mas, a canoa havaiana é uma atividade segura, desde que os equipamentos de segurança sejam usados. Esses materiais incluem: capacete e colete salva-vidas. A isso devemos somar os instrutores, já que devem ser profissionais qualificados para o ensino desta modalidade esportiva.

A esses aspectos, os pais devem agregar outros igualmente importantes, como protetor solar, roupas adequadas, inclusive calçados e água para manter uma boa hidratação.

Geralmente as aulas de canoa havaiana para crianças começam em águas mais calmas para que ela possa ganhar confiança e aperfeiçoar a técnica. Depois que essa fase for concluída, é possível realizar percursos com certo nível de dificuldade.

Por que escolher a canoa havaiana para crianças?

Há muitos motivos para os pais escolherem essa modalidade esportiva para seus filhos praticarem. Lembrando que tanto meninos quanto meninas podem se beneficiar desse esporte.

Então, a canoa havaiana, além de ajudar a fortalecer quase todos os músculos do corpo, é uma atividade ao ar livre que permite o contato direto com a natureza.

Como tantos outros esportes aquáticos, a canoagem oferece a possibilidade de reduzir o estresse infantil, aumentando a sensação de bem-estar e relaxamento.

Lembre-se também que é um excelente método para queimar calorias e fortalecer o sistema cardiovascular, visto que representa uma magnífica atividade aeróbica. Portanto, crianças acima do peso podem emagrecer e conquistar uma melhor forma física praticando canoa havaiana.

Canoa havaiana para crianças: várias maneiras de se divertir

Por fim, um aspecto importante que não deve ser esquecido na canoa havaiana é a variedade de opções que ela oferece. Depois de dominar a técnica básica de se impulsionar na água com a canoa, a criança estará preparada para se dedicar a qualquer outro tipo de esporte aquático no futuro.

Claro, um iniciante nesta atividade terá muito que aprender. Porém, os pais podem ter certeza que os benefícios físicos aparecerão em curto prazo e as crianças se divertirão muito praticando este esporte saudável e desafiador.

Onde as crianças podem fazer aulas de canoa havaiana?

A Kanaloa oferece aulas de canoa havaiana para crianças em sua base da Marina da Glória e Lagoa Marapendi. Todos os sábados e domingos, das 9h às 10h.

A Lagoa de Marapendi é um dos lugares mais seguros para iniciar a prática de canoa havaiana porque não tem ondas. As atividades são realizadas atrás do Rio Design Barra e nas proximidades do Condomínio Novo Leblon e Mandala.

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.