Canoa Havaiana é a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil

A canoa havaiana é uma modalidade esportiva bastante comum em muitas regiões do mundo. Além de ser um esporte de competição, é uma atividade que também pode ser recreativa, garantindo muitos benefícios ao corpo e a mente.

aula canoa havaiana recreio dos bandeirantes

aula canoa havaiana recreio dos bandeirantes

Sem dúvida, a canoagem é uma ótima maneira de desfrutar de paisagens naturais enquanto se faz exercícios e aprende mais sobre a cultura havaiana antiga. A canoa havaiana está cada vez mais ganhando novos adeptos e assim cresce a cada dia.

Depois do Stand-up Paddle tomar conta das praias do Rio de Janeiro, agora a canoa havaiana está ganhando espaço, sendo um dos esportes aquáticos mais procurados no Rio.

Até mesmo porque o Rio oferece praias, rios e lagos que favorecem a prática da canoagem. De acordo com a federação do Estado, hoje há mais de 1500 remadores registrados.

Essa grande adesão se deve, em grande parte, ao fato dessa modalidade ser uma atividade em equipe, que favorece o contato com paisagens naturais. Além disso, proporciona melhor condicionamento físico porque exercita o corpo inteiro e fortalece o sistema cardiovascular.

Chegada ao Brasil

No final do ano 2000, na cidade de Santos, em São Paulo, a canoa havaiana entrou no Brasil. A primeira canoa a ser usada foi importada dos Estados Unidos. No Rio de Janeiro, as praias do Flamengo e da Urca são os locais onde esse esporte é mais praticado.

Como parte integrante da cultura havaiana por séculos, é um esporte repleto de significados. No passado, a principal forma de transporte do Havaí eram as canoas. Os nativos as usavam para a pesca, entretenimento e transporte de mercadorias.

Hoje, a canoa havaiana é um esporte popular, ou como alguns dizem: “um modo de vida”, sendo um esporte coletivo e individual que desempenha um papel importante na vida de muitas pessoas.

A canoa havaiana é um esporte popular em todo o mundo

passeio de barco ilhas tijucas

aula canoa havaiana nascer do sol

De origem polinésia, a canoa havaiana foi fundamental para o povoamento das ilhas do Pacífico Sul, visto que essas grandes embarcações foram feitas para cruzar águas abertas. Assim, o vento e as ondas dão vida à canoa.

A corrida de canoa havaiana é um esporte estadual do Havaí, sendo que famílias inteiras participam de regatas de verão com grupos de diferentes idades, desde crianças a partir dos 6 anos (com um timoneiro adulto) a idosos com 60 anos ou mais.

Os clubes de canoa havaiana do Havaí trabalham não apenas para treinar atletas para as competições, mas também para transmitir as tradições locais. Nesses clubes, muitos membros começam a remas desde tenra idade, aprendendo a língua havaiana e os cantos, embarcando em excursões culturais.

Definitivamente, a canoa havaiana é um tesouro cultural de importância histórica nas ilhas do Havaí, tanto que foi considerado o esporte oficial do estado do Havaí e do Taiti. Atualmente, o esporte é preservado por meio de vários clubes que formam centenas de remadores competitivos em todo o mundo. Fazer parte de um clube de canoagem é fazer parte de uma família.

Além disso, os remadores recreativos também somam milhares a essa contagem! No Havaí, as competições de canoa havaiana acontecem anualmente de maio a setembro, em vários locais. No Brasil, também há muitos clubes dedicados a divulgar esse esporte e preparar atletas para competições nacionais e internacionais.

Canoa havaiana pode ser praticada em qualquer fase da vida

Quem quer se divertir, entrar em forma, curtir o ar livre e se conectar com a natureza precisa praticar canoa havaiana. Essa atividade pode ser realizada em equipe, já que existe canoas para até 6 remadores.

Sozinho ou na companhia de amigos, praticar esse esporte pode ser um grande desafio para pessoas de qualquer idade. Portanto, a canoa havaiana pode ser praticada em qualquer fase da vida e não exige uma boa forma física.

Para muitos praticantes, essa atividade gera uma conexão cultural e espiritual. Além disso, também atrai por causa de sua ênfase no trabalho em equipe, respeito e cooperação. Por todas essas razões, a canoa havaiana é um dos esportes aquáticos de maios crescimento no mundo.

Tipos de canoas havaianas

Existe canoas de diferentes tamanhos. As principais são as seguintes:

  • OC1 ou V1: canoa individual, projetada para ser ocupada por apenas 1 remador.
  • OC2: canoa dupla, voltada para 2 remadores.
  • OC3 ou V3: canoa com três bancos para a ocupação de três remadores.
  • OC4: canoa projetada para quatro remadores, sendo usada também de maneira individual para o surf de canoa.
  • OC6 ou V6: canoa com seis bancos para a ocupação de seis remadores.

Em termos de sigas: “OC” significa Outrigger Canoe, nomenclatura usada no Havaí. Já o “V”, se refere à: Va’a, do idioma polinésio.

As posições dos remadores na canoa havaiana são bem definidas, sendo que cada um tem uma tarefa a cumprir. Por exemplo, nas canoas com 6 bancos, cada participante da equipe exerce uma função:

  • Banco 1: o remador se posiciona na parte da frente da canoa. Chamado de ‘voga’, é quem dita o ritmo das remadas.
  • Banco 2: fica do lado contrário ao primeiro remador. Ele controla a cadência das remadas dos integrantes da quarta e sexta posição.
  • Banco 3: faz a contagem para que haja a mudança de lado na hora certa durante as remadas. Geralmente, são realizadas 20 remadas para cada lado.
  • Banco 4: esse remador é o responsável por vigiar o Iako, para que não haja oscilações de equilíbrio.
  • Banco 5: o remador que ocupa o banco 5 tem a tarefa de tirar a água de dentro da canoa, quando houver necessidade.
  • Banco 6: essa é uma função muito importante, conhecido como timoneiro, o ocupante do banco 6 dirige a canoa através do leme e ainda estimula os demais participantes a se dedicar as remadas.

Saiba mais: Quais são os tipos de Canoa Havaiana existentes?

Conclusão

Por fim, a canoa havaiana é uma modalidade esportiva que está crescendo no Brasil reunindo atletas apaixonados pela canoagem. Além disso, essa atividade também tem atraído muitas pessoas que desejam melhorar seu condicionamento físico.

O remo como um treino oferece inúmeros benefícios à saúde, incluindo queimar calorias e construir músculos sem colocar forte pressão nas articulações. Como o corpo se adapta ao exercício, o praticante provavelmente perceberá mudanças em todo o corpo ao se dedicar aos treinos.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.