Aloha Spirit Campeonato de Canoa Havaiana e esportes aquáticosAloha Spirit tem cerimônia de abertura na sexta-feira em Ilhabela, destacando o tema “A simbologia da Água”.

O Aloha Spirit é um dos maiores eventos de esporte aquático do mundo, reunindo atletas profissionais e amadores do Brasil e de outros países. O campeonato é composto por mais de uma etapa, que pode chegar a 4 por ano em localidades diferentes.

As modalidades são: Canoa Havaiana, Natação em águas abertas, Stand Up Paddle, Paddleboard, Triathlon Waterman, Surfski e Apneia. Geralmente as arenas recebem em torno de 1.500 atletas para disputar esse que é um dos mais importantes títulos nacionais para atletas das modalidades citadas.

Atualmente, é o evento com maior quantidade de competidores de Stand Up Paddle, com mias de 350 inscritos. Já os atletas de Canoa Havaiana, esporte com o DNA do evento, recebe de 350 e 700 participantes.

Como funciona o Aloha Spirit

As largadas e chegadas são feitas na praia com formato ‘Lemans’ ou dentro d’água. Antes de começar, todos os atletas se alinham juntos, prontos para o toque da buzina, que determinará o início da competição. O percurso é configurado por uma linha imaginária através do contorno ou passagem de boias de boa visualização.

O Aloha Spirit é composto de um circuito que abrange quatro etapas que ocorrem em diferentes cidades do Brasil. Os participantes podem optar em competir e ganhar cada uma delas ou ser campeão de todo o campeonato.

Nesse caso, é preciso somar a pontuação alcançada em cada cidade, de acordo com a modalidade. Algumas etapas especiais também são promovidas pelo Aloha Spirit em outras localidades, com o objetivo de gerar pontos extras aos participantes.

Ao final do circuito, os competidores e equipes que somarem mais pontos em suas respectivas modalidades e categorias serão sagrados campeões do campeonato Aloha Spirit.

A popularidade dos esportes aquáticosCBSUP » SSB 2019 – Aloha Spirit Brasília – Pontão do Lago Sul

Os esportes aquáticos são muito populares não só por causa da adrenalina, mas também em função de vários benefícios gerados à saúde. A canoa havaiana, por exemplo, é praticada ao ar livre, proporcionando a visão de belas paisagens naturais. Sem dúvida, um momento de respirar ar puro e manter a conexão com a natureza.

Remar levanta o espírito e melhora o bom humor. Além disso, a canoa havaiana garante uma energia revigorante! Como qualquer outro esporte ou forma de exercício, os esportes aquáticos são bons para o corpo. Além disso, também são bons para a mente, já que a tranquilidade da água reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.

Veja também: Canoa havaiana V1, OC1 e OC2, para quem quer remar sozinho ou em dupla

A simbologia da água no Aloha Spirit

Esse foi o tema do Aloha Spirit que ocorreu em abril de 2019 na Praia do Perequê, em Ilha Bela, litoral norte de São Paulo. A ideia foi gerar engajamento dos atletas e do público para que adotassem boas práticas em prol da sustentabilidade.

Portanto, todas as ações realizadas no evento estão conectadas ao tema para conscientizar sobre a necessidade de preservar a natureza. O elemento mais significativo do Aloha Spirit é a água.

Afinal, nela os atletas nadam, remam e navegam rumo ao seu principal objetivo na competição que é a vitória. Além disso, todos os seres vivos são compostos de água e dependem dela para sobreviver.

O Espírito de Aloha

Como qualquer havaiano nativo lhe dirá, o termo Aloha não é uma simples palavra, é na verdade um modo de vida. É algo que os havaianos vivem e respiram. Além disso, o Aloha está na forma como eles tratam os visitantes.O que é Aloha

A tradução de Aloha é a seguinte: “Respiração da Vida”. Os antigos havaianos comparavam a capacidade de viver verdadeiramente o espírito de Aloha com a obtenção da luz divina.

A vida no antigo Havaí era uma experiência espiritual. Havia Aloha em todos os lugares, nas pessoas, plantas, animais, rochas e recifes. Até nas canoas e remos e nas ferramentas usadas para fabricá-los. Para os havaianos, se há bondade e sabedoria em uma pessoa, há uma qualidade divina.

É preciso reconhecer o “deus da vida” no outro antes de dizer “Aloha”. Isso significa consideração e afeto mútuos sem pedir nada em troca. É a essência dos relacionamentos, mostrando que cada pessoa é importante para a existência coletiva. É ouvir o que não é dito, ver o que não pode ser visto e conhecer o invisível.

Dizer Aloha

Dizer “Aloha” para outra pessoa com indiferença é algo negativo, assim como dizer “Mahalo” sem vontade. Portanto, quando alguém diz “Aloha” para outro, deve ser sincero. Se você está com raiva de alguém, você deve limpar todos os sentimentos ruins antes de dizer “Aloha”.

É dito e dado, livremente e sem condição ou expectativa. Além disso, com a compreensão de que não pode ser devolvido, portanto, é dado sem arrependimentos. É este conceito mais do que qualquer outro que distingue a cultura havaiana.

Aloha é sobre o espírito do povo havaiano e sua crença em levar esse espírito adiante em tudo que fazem. É uma interconexão que une o amor que eles tem um pelo outro, o respeito pela terra e todos os seus habitantes, bem como a expressão diária de gratidão, compaixão e humildade.

Portanto, quando você participar do próximo Aloha Spirit e alguém cumprimentá-lo com “Aloha”, saiba que isso significa muito mais do que um simples “Olá”. É uma recepção calorosa para compartilhar energia vital.

Conforme os antigos sacerdotes havaianos, viver o Espírito de Aloha é uma maneira de alcançar o auto-aperfeiçoamento e entrar em harmonia com o próprio corpo e a alma. Viver o espírito de Aloha é viver em paz repleto de energia positiva que se multiplica e se espalha para todos ao redor.

Como participar do Aloha SpiritBeach Run - Aloha Spirit 2018 | Adventuremag

Por fim, se você deseja participar dessa competição saiba que é preciso ter aptidão física suficiente. Todos os participantes deverão estar em dia com sua avaliação médica para realização da prova.

Além disso, devem estar devidamente inscrito na modalidade pretendida, aceitando o atual regulamento do campeonato. O primeiro colocado receberá certificado, ou um troféu, ou medalha de campeão daquele ano.

O segundo e terceiro colocados, receberão o certificado, havendo a possibilidade também da entrega de medalha. A premiação em dinheiro é destinada sempre para as categorias principais, chamadas de profissional.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.