Canoa havaiana V1, OC1 e OC2, para quem quer remar sozinho ou em duplaPasseio de Canoa Havaiana nos cartões postais da cidade RJ

Existem vários modelos de canoa havaiana. Geralmente elas são projetadas para funcionar bem em todas as condições, desde águas calmas até águas agitadas. No entanto, algumas tem melhor performance em determinadas situações do que outras.

Diante de vários modelos de canoas havaianas, encontrar a canoa que se adapte ao seu porte físico e as condições locais é uma tarefa que não deve ser complicada. Isso porque a maioria dos revendedores de canoas havaianas tem diferentes modelos para você experimentar.

Portanto, é fundamental sentar-se na canoa e comparar uma com a outra para encontrar aquela que melhor atenda suas necessidades. Além disso, é preciso saber qual é o seu objetivo: remar sozinho ou em dupla? Algumas opções são:

– OC1 e V1 (canoa individual)

– OC2 (canoa dupla)

Características da canoa havaiana OC1

Uma das canoas havaianas mais comuns é o modelo OC1. O número significa a quantidade de remadores que podem se acomodar na canoa. Tratando-se de um modelo individual, o OC1 exige equilíbrio e concentração para a canoa não virar.

No entanto, permite que o remador tenha um ótimo controle sobre ela. Além disso, esse tipo de canoa oferece uma boa maneira de desenvolver suas habilidades de remo. A canoa OC1 pode alcançar longas distâncias.

Entretanto, remadas longas requer experiência e muitos cuidados. Nesse modelo de canoa você terá que conduzir o leme por meio de um dispositivo que é acionado pelos seus pés. Tanto a OC1 quanto a OC2 possuem esse dispositivo.

OC1 versus V1: quais são as diferenças entre elas?

Você deve estar se perguntando: qual a diferença entre a canoa OC1 e V1, já que ambas são voltadas a remadores individuais? Então, o que diferencia uma da outra são alguns fatores. Por exemplo: a canoa OC1 tem uma forte ligação com a cultura havaiana, enquanto a V1 é de origem taitiana.

Em termos de estruturas, ambas são semelhantes. Porém, há dois componentes que diferem uma da outra: a falta de cockpit e leme na V1, itens que encontramos na OC1. Além disso, na V1 o remo faz a mesma função do leme, o que exige grande habilidade.

Por esse motivo, esse modelo de canoa havaiana é mais usada por remadores profissionais que estão em níveis mais avançados. Outro fator importante é a velocidade que atinge a canoa V1, ideal para atletas que participam de competições.

O fato de ser mais leve faz com que alcance velocidades incríveis. Por outro lado, também pode proporcionar alguns tombos, por isso é fundamental ter um bom controle do remo para evitar quedas na água.

Tamanho e versatilidade

As canoas havaianas V1 são longas, com mais de 7 metros, seu casco é apertado para navegar o mais rápido possível. Por outro lado, as canoas OC1 são mais curtas (aproximadamente 6,30 m) e seu casco é martelado de forma a poder navegar com o vento a favor.

As canoas havaianas OC1 foram originalmente desenvolvidas para que os remadores pudessem treinar mais individualmente. É uma canoa versátil que não apenas resiste aos solavancos, mas também é uma ótima canoa para lagos e rios com incrível conforto e velocidade.

Não sendo uma canoa tradicional no Havaí, mas uma adaptação ocidental, ela se libertou da tradição para se tornar a mais prática possível para ser controlada, ao contrário da V1.

Canoa havaiana OC2

Compartilhar momentos de adrenalina desse esporte com outra pessoa torna a experiência de remar ainda mais incrível. Diferente dos modelos de canoas havaianas individuais, OC1 e V1, a canoa OC2 foi projetada para duas pessoas.

Esteja você ensinando alguém ou simplesmente passeando na companhia de um amigo, esse modelo de canoa é excelente para passar um tempo agradável nas águas. Com dois cockpits, a OC2 oferece conforto e velocidade. Além disso, é resistente e rápida, ideal para remadas longas e diferentes travessias.

O modelo Tempest, por exemplo, nasceu para correr. Nele não é preciso fazer muito esforço, a canoa flui naturalmente. Incrivelmente ágil para um OC2, torna as manobras mais fáceis. Gemini é outra boa opção, pois desliza e corta as águas de forma precisa.

Se você ama a sensação de remar solitário em uma canoa OC1, mas também deseja compartilhar a experiência com outra pessoa, a OC2 abrirá as portas para novas aventuras na água.

9 principais benefícios do remo para a saúde

– É uma atividade de baixo impacto. Isso significa que, mesmo que suas articulações sejam fracas, o remo ajudará você a obter melhor aptidão aeróbica, aumento da força e maior flexibilidade. Não arrisque o desgaste em suas articulações e tecidos, vá remar.

– Socialização. A canoa havaiana oferece a você a oportunidade de encontrar novos amigos. Muitas pessoas vão remar em grupos. Assim estabelecem uma forte amizade.

– Mesmo durante um treino leve de canoa havaiana é possível queimar centenas de calorias por hora de remo. Então, se a ideia é perder peso, esse esporte vai ajudar.

– Remar ajuda a melhorar a saúde mental e a diminuir os níveis de estresse.

– Ajuda a melhorar a resistência e a estabilidade do seu núcleo. Alguns benefícios de um núcleo mais forte são: ajuda a prevenir ou reduzir a dor nas costas, ajuda a melhorar o equilíbrio e aumenta a mobilidade.

– Mesmo o remo mais tranquilo proporcionará um bom exercício aeróbico.

– Idade não é barreira. Crianças, adultos e idosos podem aproveitar todos os benefícios de remar.

– Remar é inclusivo. Oferece oportunidades para pessoas com deficiência, seus amigos e familiares curtirem bons momentos juntos.

– Ajuda a recuperar o tempo em família. Um passeio de canoa havaiana levará seus filhos a se desconectar da internet, oferecendo a você a chance de recuperar o tempo de lazer perdido. Saiba mais sobre passeios turísticos de canoa havaiana em Angra dos Reis.

Conclusão

Por fim, cada canoa possui características e atributos únicos que atendem a diferentes perfis de remadores. Saiba que tanto as canoas OC1 e V1 quanto a OC2, podem garantir a você um bom desempenho, bastar escolher aquela que atenda melhor suas necessidades de navegação. Ah, e vale lembrar que além da OC1, V1 e a OC2, ainda existe a OC6 para seis remadores.

Selecione o Idioma