Aito Brasil Rio VA´A

Rio Vaa – Rio Va'a

Rio Vaa – Rio Va’a

Você está se preparando para a Prova Aito Brasil Rio Va´a que ocorrerá em setembro de 2021, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro? Essa será a segunda parte não realizada da tradicional Rio Va’a 2020. É uma prova exclusiva para canoístas individuais.

A vitória em uma competição de canoa havaiana começa na preparação. Geralmente os atletas passam anos treinando para atingir o máximo rendimento. No entanto, é completamente normal que a ansiedade se intensifique, especialmente no dia anterior ao evento.

Saiba que existem estratégias físicas e mentais para ajudar a reduzir o seu nervosismo e permitir que você tenha o melhor desempenho no Aito Brasil Rio Va´a. Confira algumas dicas!

Garanta uma boa nutrição

Tenha em mente que estar em ótimo estado nutricional é fundamental para garantir uma boa performance durante a competição. Mas isso não é alcançado com dietas milagrosas, suplementos mágicos ou apenas com o reforço nos alimentos ingeridos no mesmo dia da competição.

Uma boa nutrição é o resultado dos seus hábitos alimentares. Portanto, é importante seguir uma alimentação saudável, ajustada às suas necessidades e objetivos desportivos, aliada a um treino adequado. Tudo isso deve ser feito por um longo período de tempo.

Mantendo uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada, juntamente com uma rotina correta de hidratação. Isso será o suficiente para você estar preparado para a competição Aito Brasil Rio Va´a.

Entretanto, não teste novos alimentos ou suplementos antes da prova porque isso pode causar problemas gastrointestinais. Então, o melhor a fazer é seguir sua dieta rotineira.

Alimentação pré-prova Aito Brasil Rio Va´a

Com tudo isso em mente, no dia da competição Aito Brasil Rio Va´a, a sua refeição principal  deve ocorrer de 1 a 4 horas antes do início da largada. Além disso, deve ser de fácil digestão, baixo teor de fibras e gordura. Por exemplo, torradas com peito de peru, ovos ou uma fruta.

Caso você esteja muito nervoso, pode ocorrer a perda de apetite. Então, quando faltarem apenas 1 ou 2 horas para o início da competição de canoa havaiana, você pode ingerir alimentos no estado semilíquido ou líquido.

Por exemplo: iogurte com flocos de aveia ou uma vitamina sem adição de açúcar. Quando faltar menos de uma hora, pequenos lanches, como uma banana ou uma barra de cereais podem ser uma boa ideia.

Veja também: Prova Iron VA’A Canoa Havaiana

Preparação física

Rio Va´a 2020 - 19ª edição na Praia da Urca - Paddle News

Rio Va´a 2020 – 19ª edição na Praia da Urca – Paddle News

O aquecimento é fundamental para atingir um estado de ativação ideal do seu corpo. Um dos principais benefícios do aquecimento é aumentar a temperatura corporal e a velocidade de transmissão nervosa.

Para isso, rotinas de mobilidade articular, exercícios de força e estabilidade, saltos, exercícios específicos dos treinos de canoa havaiana e corridas curtas devem ser incluídas no seu aquecimento.

A duração do aquecimento deve ser de 15 a 25 minutos, pois o excesso pode causar fadiga e seu desempenho na competição pode ser prejudicado.

Preparação mental

A fim de estar mentalmente preparado e capaz de enfrentar a pressão da competição Aito Brasil Rio Va´a, propomos 3 aspectos-chave a serem considerados:

Concentração: você deve levar em consideração todos os aspectos que fazem com que você tenha um melhor desempenho e revê-los mentalmente em sua cabeça. Eles devem ser breves para que seja mais fácil para você se concentrar.

Ativação: é o momento em que sua atenção e capacidade de resposta estão a todo o vapor. Assim, sua interpretação das situações na competição são precisas e seus reflexos e atividade mental estão em ordem.

É importante que você tenha energia o suficiente para executar o seu máximo, sempre na medida certa para não atingir a superexcitação. Por isso, você terá que identificar o seu nível adequado de energia e entusiasmo, para poder encontrá-lo no momento da competição.

Auto confiança: quando se trata de competir, a autoconfiança é um fator relevante. Reveja todos aqueles aspectos que o fazem se sentir preparado e que você sabe que domina. Certamente, estar ciente de que está bem preparado fará com que você se sinta seguro diante de possíveis dúvidas ou incertezas.

Como se preparar 24 horas antes para a prova Aito Brasil Rio Va´a

A seguir, vamos destacar algumas dicas de canoístas experientes, acostumados a enfrentar competições difíceis.

Visualize-se vencendo a prova

O sucesso, seja no esporte ou na vida, começa com um objetivo. Seu grande objetivo é vencer a prova Aito Brasil Rio Va´a? Então se imagine realizando exatamente isso. Visualize-se usando a cobiçada medalha de campeão, cercado de pessoas comemorando sua vitória.

Para tornar a visualização ainda mais poderosa, você pode desenhar imagens de metas e escrever afirmações. Observe suas imagens e declarações de sucesso antes a competição para aumentar sua confiança.

Seja otimista

Agora não é hora de pensar no que você poderia ou deveria ter feito para melhorar seu desempenho. Com apenas 24 horas ou menos antes da prova, a única coisa que pode ajudá-lo é permanecer otimista.

Erros podem ocorrer durante a competição de canoa havaiana. Lembre-se de não se preocupar com suas falhas, em vez disso, se concentre no que você pode fazer para aumentar suas chances de ganhar.

Mantenha o foco para a Prova Aito Brasil Rio VA´A

No dia anterior à competição Aito Brasil Rio Va´a, reduza a intensidade do seu treinamento físico. Certifique-se de que seu corpo esteja totalmente descansado antes do evento.

Existem apenas três coisas em que você precisa se concentrar no dia anterior a um grande evento esportivo: dormir o suficiente, beber bastante água e manter uma dieta adequada. Fique longe de qualquer coisa que possa distraí-lo, como festas noturnas e reuniões familiares.

Conclusão

As horas que antecedem uma competição são fundamentais para um bom desempenho. É importante manter um plano de treinamento constante ao longo do tempo para atingir seus objetivos. Não descuide da sua nutrição e hidratação correta para garantir um bom desempenho.

Adapte nossas dicas ao seu estilo de vida e crie uma rotina que você possa repetir facilmente sempre que tiver uma competição importante de canoa havaiana. Isso não só lhe dará confiança na preparação, mas também o ajudará a organizar seu dia, pois você saberá exatamente o que fazer e de quanto tempo precisa.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.