como conduzir uma canoa havaiana

como conduzir uma canoa havaiana

Segundo a opinião de muitos remadores, desde os amadores aos profissionais, um dos maiores privilégios da remada é a conexão e o contato com a natureza. E, para quem rema na canoa havaiana, o momento se torna ainda mais significativo. Pois, além desse sentimento de apreciação, a canoa remete à cultura dos povos polinésios, onde o respeito, a cooperação e a gratidão devem ser qualidades cultivadas entre os remadores.

Embora o esporte seja algumas vezes contemplativo e colaborativo, a canoa havaiana exige algumas técnicas dos remadores, para que a remada seja feita da forma mais correta e segura.

Com o objetivo de mostrar a importância do conhecimento técnico na hora de remar de uma maneira mais simples e de fácil compreensão, o autor Douglas Moura lançou o livro A Arte de Lemear Seguro e sem Mistérios.

De maneira prática e acessível, Douglas mostra os conhecimentos necessários para conduzir uma canoa polinésia.

Sobre o autor

Grande parte da inspiração do autor para publicar o seu livro veio de sua experiência nas águas, já que Douglas rema há 15 anos e é capitão amador.

como conduzir uma canoa havaiana

como conduzir uma canoa havaiana

Durante esse tempo, ele adquiriu uma especialização em navegação clássica sem a utilização de instrumentos de navegação. Logo que começou a remar e foi criando experiência no leme, Douglas se sentiu preparado para dar cursos, decidindo então a associar a navegação ao remo.

Em 2011, o curso Va’a com Consciência (que veio a se tornar Va’a Legal) criou vida e Douglas pôde mostrar aos seus alunos o lado mais técnico da navegação através das regras náuticas e regulamentos marítimos. 

O capitão havia percebido durante seus anos de experiência que muitos praticantes de canoa polinésia responsáveis pelo leme sabiam, basicamente, colocar a canoa em linha reta. Entretanto, quando se rema em grupo, essa técnica não diminui riscos, mas sim, a própria legislação.

Por isso, a ideia era poder transmitir aos aprendizes e praticantes de canoa havaiana a importância de uma remada com técnica e, principalmente, com segurança.

A Arte de Lemear Canoa Havaiana Seguro e sem Mistérios 

Depois de um tempo, Douglas Moura acabou ministrando diversos cursos de leme, inclusive em outros estados como Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo.

Com esse acréscimo de experiências, ele acabou construindo um material super completo que misturava seus conhecimentos práticos na canoa e a teoria técnica necessária. Daí, surgiu a ideia de transformar uma apostila completa em um livro que pudesse alcançar mais pessoas que tivessem o desejo de lemear de canoa havaiana.

No livro, o capitão aborda conceitos e regras essenciais para quem pretende conduzir uma va’a de maneira eficaz e segura mesmo em condições desfavoráveis. O intuito é transmitir a técnica necessária para que outras pessoas possam entender a importância de possuir os conhecimentos e habilidades que são indispensáveis no leme.

O livro A Arte de Lemear Seguro e sem Mistérios foi publicado pela Editora Autografia e a compra pode ser realizada diretamente com o Douglas Moura. Ele é enviado para todo Brasil via Correios.

Para mais informações, é possível entrar em contato com o próprio autor através do Instagram @aloha_douglas_.

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.