1. Histórias do VA'A

Qual papel do capitão da canoa polinésia?

By 30 de setembro de 2021outubro 4th, 2021No Comments

Cada remador que ocupa um banco na canoa polinésia tem uma responsabilidade específica. Mas, acima de tudo, todos devem trabalhar em equipe para ter sucesso. O capitão da canoa polinésia é o remador que ocupa o banco 6 em uma canoa OC6. Mas antes de detalhar a função dele, vamos conhecer o papel de cada remador.

Banco 1 e 2

O banco 1 deve ser ocupado pelo remador com a função de ditar o ritmo da canoa. Portanto, ele deve ser forte nas braçadas, com bom senso de ritmo e ser capaz de sentir a canoa na água. Ele deve saber quando aumentar a intensidade das remadas conforme as condições mudam, ou quando é adicionada mais potência.

Todos os remadores devem seguir o banco 1, por isso é muito importante que a braçada combine com toda a tripulação! Isso pode ser muito desafiador e exigir automotivação e a capacidade de permanecer focado. Este banco também é parcialmente responsável por informar se há obstáculos no caminho. Fora isso, o banco 1 é silencioso.

O banco 2 da canoa polinésia é ocupado pelo remador com a tarefa de apoiar o remador do banco 1 com sua força e técnica. Ele é o principal apoio e incentivo para o banco 1. A combinação 1, 2 é a base sobre a qual o desempenho da canoa é desenvolvido.

Visto que os bancos 1 e 2 funcionam como um par, eles também podem usar palavras de encorajamento para motivar a equipe. O banco 2 também pode ter que retransmitir comandos do banco 3, se não conseguirem ouvir o banco 1.

Fora isso, os bancos 1 e 2 são muito silenciosos. O banco 2 (dependendo da canoa em que está) também pode ser responsável por se apoiar no i’ako para evitar um huli (canoa virar).

Banco 3

Esta posição geralmente faz a chamada às mudanças na canoa. A chamada deve ser feita com voz forte. O número de mudanças pode variar em diferentes condições. Este banco reflete o tempo e a potência do remo com o assento 1. O banco 3 da canoa polinésia também exige mudanças de ritmo e intensidade para pegar as ondas ou acelerar a canoa.

O banco 3 pensa estrategicamente numa competição e tem uma boa percepção do remo a favor do vento. O banco 3, da mesma forma que o banco 2, também pode ser responsável por se apoiar no i’ako quando a canoa é parada para evitar um huli.

Os bancos 3, 4 e 5 são os motores da canoa, pois devem ser fortes e manter a mesma taxa de braçadas dos bancos 1 e 2. Esses remadores são a chave para dar força na curva para colocar a canoa em funcionamento novamente.

Banco 4 e 5

Esse remador está em uma boa posição para manter a canoa polinésia seca. Ele reflete o tempo e a potência do banco 2. O banco 4 é também o responsável por apoiar-se no i’ako quando a canoa é parada para garantir que não vire.

O remador do banco 5 precisa ter habilidades gerais, incluindo força. Ele tem uma boa visão da canoa e pode ver claramente o ‘Ama’, assim reage rapidamente para evitar um huli. Ele segue o banco 3 e apoia os outros, se necessário. Geralmente, o banco 5 é silencioso.

Papel do capitão da canoa polinésia

Finalmente chegamos ao banco 6 que é ocupado pelo capitão da canoa polinésia. Neste banco fica o remador mais experiente para liderar a canoa. Esta posição controla toda a tripulação. O capitão é responsável pela segurança da canoa e dos demais remadores durante a navegação.

O capitão pedirá mudança na intensidade das remadas ou no tempo para manter todos em sincronia uns com os outros. Ele inspira sua equipe e supervisiona o treinamento, de forma positiva, para ajudar a canoa a deslizar nas águas.

Esses seis assentos devem trabalhar juntos em harmonia para atingir o objetivo final. Isso torna a canoa mais fácil de remar em todas as condições de água.

Quando o capitão da canoa polinésia desempenha bem suas funções, isso pode fazer uma grande diferença para sua equipe. As pessoas se unem àqueles que as inspiram a fazer mais e se tornar mais.

Embora a habilidade de liderança seja mais natural para alguns do que para outros, existem características comuns que um capitão deve ter. Um canoísta que deseja ser o capitão da equipe precisa cumprir bem seu papel de líder.

A seguir, algumas características comuns de um capitão da canoa polinésia.

O capitão da canoa polinésia coloca a equipe em primeiro lugar

Os grandes capitães não estão interessados ​​na glória pessoal. Em vez disso, procuram constantemente maneiras de servir a sua equipe e ajudá-la a cumprir seus objetivos. Eles têm a mentalidade de que juntos todos podem ir mais longe, o que os torna um companheiro de equipe ideal.

Esse tipo de atitude contribui muito para a criação de um ambiente positivo para o bom desempenho da equipe. Os capitães têm a responsabilidade de liderar e dar o exemplo do que se espera. Eles assumem responsabilidades extras e garantem que tudo corra bem.

Um capitão da canoa polinésia faz todas as coisas que espera que seus companheiros de equipe façam e muito mais. Bons capitães também aceitam novos desafios, o que faz com que seus companheiros queiram fazer o mesmo.

Eles estão sempre motivados nas competições, independentemente de seus oponentes. Assim espalham energia positiva e a crença de que tudo é possível.

Ele têm um bom relacionamento com treinadores e colegas de equipe

Os capitães precisam conquistar a confiança dos demais integrantes de sua equipe de canoa polinésia para liderar com eficácia. A confiança é desenvolvida ao longo do tempo. Bons capitães ganham respeito no decorrer do caminho.

Ser escolhido como capitão da equipe de canoa polinésia é uma honra que não deve ser menosprezada.

O capitão da canoa polinésia incorpora os valores essenciais de sua equipe

Por fim, cada equipe de remo pode ter valores centrais diferentes, dependendo de quais são seus objetivos e o que os integrantes estão tentando realizar.

Para que uma equipe tenha sucesso, todos precisam desenvolver uma forte ética de trabalho e isso começa com o capitão. Quando alguém sente vontade de desistir, os bons capitães têm a capacidade de motivar a equipe para ajudar seus companheiros a seguir em frente.

Veja também: Como aperfeiçoar sua técnica de remada na canoa havaiana?

Selecione o Idioma