Canoas Havaianas

Para que serve o flutuador, conhecido como AMA na canoa polinésia

By 30 de setembro de 2021outubro 4th, 2021No Comments

Você já ouviu falar do termo “AMA” na canoa polinésia, mas não entendeu o que significa? Estamos falando do flutuador que fica acoplado a canoa e fornece aos remadores mais estabilidade nas águas.

O flutuador ajuda a manter o equilíbrio do casco ao enfrentar águas agitadas ou ao remar rapidamente. De certa forma, fornece mais segurança para aqueles que estão dentro da canoa, pois podem contar com um equilíbrio adicional.

No entanto, os remadores devem ter cuidado para não se inclinar muito para o lado sem o flutuador, pois isso pode fazer com que a canoa vire. No entanto, isso não é muito comum.

Observação importante

Há circunstâncias em que é possível que um remador tombe da canoa, mesmo quando estiver usando flutuadores como, por exemplo, em um dia de muitos ventos e mar agitado. Isso pode acontecer rapidamente. O conhecimento e a prática de técnicas de resgate são essenciais para qualquer remador que pratique a canoagem.

Origem da canoa polinésia

A canoa polinésia conhecida também como canoa havaiana surgiu a cerca de 5.000 anos. A intenção original por trás de sua criação era ser usada como principal meio de transporte e pesca para os habitantes das ilhas locais.

As canoas polinésias foram vistas com mais frequência na região do Triângulo Polinésio (por isso o nome). A área inclui o Taiti, Fiji, Nova Zelândia e, claro, o Havaí. O povo polinésio eram grandes navegadores, por isso criaram canoas para cobrir suas necessidades básicas.

E como dita a natureza humana, a competição surgiu naturalmente do simples início da canoa. Provavelmente as corridas começaram entre os pescadores, testando uns aos outros para ver qual seria a primeira canoa a entrar e sair das ondas durante seus longos dias de trabalho. Dessa prática simples, nasceu o esporte de competição que conhecemos hoje.

Uma visão geral da cultura do Havaí

O Havaí é um paraíso tropical que tem mais do que sua cota de praias imaculadas, pôr do sol deslumbrante, cachoeiras imponentes e recifes repletos de peixes coloridos. Quem já passou por lá sabe que o Havaí é diferente, único, especial e inesquecível.

O que diferencia essas ilhas do resto do mundo? É a cultura nativa, a cultura havaiana. É uma cultura repleta de costumes, músicas, lendas, tradições e valores fascinantes.

As ilhas havaianas estão repletas de mistérios antigos, folclore local e histórias transmitidas de geração em geração que continuam a fascinar e intrigar. O Havaí é um lugar de forte espiritualidade, onde as ações são ricas em propósito e significado e os locais sagrados e as almas impõem respeito.

Posições e tarefas dos remadores na canoa polinésia

Então, como isso funciona? Como 6 pessoas se sentam em uma canoa e a fazem avançar, rapidamente, sem andar em círculos? Bem, em uma canoa polinésia para 6 pessoas (OC6), os remadores sentam-se em linha, voltados para a proa (frente para os não náuticos). Os assentos são numerados de 1 a 6, sendo o primeiro na frente da canoa e o sexto atrás.

A pessoa na posição 1 é chamada ‘stroker’, que é o responsável por definir o ritmo das braçadas de remo. Todos os demais na canoa devem seguir o ritmo da pessoa na posição 1, pois isso proporcionará a continuidade e o melhor fluxo da canoa sobre a água.

A pessoa na posição sentada 1 também deve ter um alto nível de resistência, já que o resto da equipe deve acompanhar sua velocidade. A pessoa na posição 6 é responsável pela direção. Normalmente, é um remador muito experiente, pois essa função pode ser um desafio para um recém-chegado.

No meio da canoa, as posições 3 e 4 são a força da canoa. Podemos dizer que são o combustível que fazem a canoa navegar pela água. Qualquer uma dessas posições pode ser responsável pela ‘chamada’.

Isso significa dar o sinal para aumentar ou diminuir o ritmo das remadas. Normalmente, quem faz esse papel é alguém com fortes habilidades de liderança e que fale alto.

Cada posição na canoa polinésia faz parte de um todo maior, o que a torna uma ótima experiência de formação de equipe, bem como uma boa maneira de se exercitar.

Flutuadores trazem paz de espírito para remadores iniciantes

A canoa polinésia pode ser bastante instável. Para muitos remadores, especialmente os iniciantes, flutuadores proporcionam paz de espírito. Eles ajudam a aliviar os medos dos remadores e aumentar sua confiança, o que significa que é mais provável que eles queiram seguir praticando o esporte.

Há muitos motivos pelos quais os remadores buscam o equilíbrio e a estabilidade adicionais que os flutuadores fornecem. Às vezes, é por causa de possuir uma canoa particularmente modesta.

Outras vezes, eles podem ter um equilíbrio deficiente devido a uma condição neurológica ou idade. Ou pode ser que eles sejam novos na canoagem ou queiram mais estabilidade em sua embarcação.

Portanto, os flutuadores são úteis para uso com remadores novatos, incluindo crianças, idosos e remadores com má coordenação motora ou equilíbrio.

O que procurar em um flutuador de canoa polinésia?

  • Material: um bom flutuador deve ser fabricado em material rígido e durável como o plástico de polietileno. É importante conhecer os materiais e verificar se são resistentes à corrosão, especialmente se você planeja usá-los em para navegar em água salgada.
  • Tamanho: qual é o tamanho e o peso da sua canoa com você dentro dela? Os flutuadores podem suportar quanto peso? Além dessas questões, considere o tamanho dos flutuadores. Geralmente, quanto mais curto, mais lento e menos hidrodinâmico ele é. Na maioria dos casos, quanto maior, melhor.
  • Ajustabilidade e Removibilidade: Os braços laterais de um flutuador podem ser ajustados em comprimento ou devem permanecer em uma largura fixa? A altura dos estabilizadores pode ser ajustada? Eles podem ser removidos facilmente para armazenamento?

Então, se você tem uma canoa é está pensando em comprar um flutuador, considere todos esses fatores citados acima para fazer a melhor escolha.

por fim, embora eles não contribuam exatamente para a beleza estética da canoa polinésia, os flutuadores são fundamentais para garantir a segurança dos remadores.

Veja também: Como aperfeiçoar sua técnica de remada na canoa havaiana?

Selecione o Idioma