Canoas Havaianas

Os melhores fabricantes de canoa OC1 ou V1 do Brasil

By 30 de setembro de 2021outubro 4th, 2021No Comments

Há diversos fabricantes de canoa OC1 e V1 no Brasil (individual), sendo que cada um oferece diferentes opções de design. No entanto, alguns deles recebem mais destaque entre os canoístas devido à qualidade do seu produto.

Sem dúvida, comprar uma canoa pode ser uma tarefa estressante, ainda mais para quem não conhece o mercado. Mas, da mesma maneira que um surfista escolhe uma prancha para surfar, um canoísta escolhe a melhor canoa.

Saiba que uma boa canoa conta com alguns elementos fundamentais que você deve observar como o tamanho, a forma e o material de fabricação. Com essas informações você será capaz de avaliar qual tipo de canoa é melhor para você.

A canoa havaiana é um esporte com uma cultura profunda e uma rica tradição. Chamada também de Wa’a ou canoa polinésia em função da sua origem no Triângulo Polinésio, esse tipo de embarcação remonta 200 DC.

Então, se você é iniciante no esporte e deseja comprar uma canoa para praticar mais, há algumas coisas que você deve saber antes de começar. Se você não está familiarizado com essa atividade, aqui está um resumo rápido do básico.

Fabricantes de canoa com flutuador

Se você é iniciante na canoa havaiana, é indicado usar um flutuador para garantir mais equilíbrio e estabilidade à canoa. Talvez você tenha algum problema que prejudique seu equilíbrio. Ou a canoa é para uma criança ou idoso. Isso torna ainda mais necessário fazer uso de flutuadores na canoa.

A seguir, coisas que você deve considerar ao comprar uma canoa com flutuadores.

Material: o material de fabricação deve ser rígido e durável. Além disso, os braços laterais podem ser de alumínio, fibra de vidro ou plástico. Procure conhecer os melhores materiais para evitar a corrosão, principalmente se for navegar em águas salgadas.

Tamanho: qual é o tamanho e o peso da sua canoa com você dentro dela? Os flutuadores podem suportar quanto peso? Além dessas questões, considere o tamanho dos flutuadores. Geralmente, quanto mais curto, mais lento e menos hidrodinâmico ele é. Na maioria dos casos, quanto maior, melhor.

Ajustabilidade e Removibilidade: os braços laterais de um flutuador podem ser ajustados em comprimento ou devem permanecer em uma largura fixa? A altura dos estabilizadores pode ser ajustada? Eles podem ser removidos facilmente para armazenamento?

Essas são algumas questões que você deve considerar ao comprar uma canoa com flutuador. Mas, não se preocupe, os fabricantes de canoa poderão orientá-lo sobre as melhores opções de acordo com suas necessidades e preferências.

Melhores fabricantes de canoa OC1 ou V1 do Brasil

Evolution Canoe: fabricante credenciado e especialista em canoas havaianas e caiaques com sede em Santos, São Paulo.

GS Hape: fabricante de canoas OC1 e V1 localizado em São Paulo.

Canoas Zarpar: mais uma opção de fabricante de canoa OC1 e V1 em Santos, São Paulo.

Canoa polinésia Va’a V1 Ondine: fabricante de canoas de alta performance em fibra de carbono.

Flashtec: fabricante Claudio Cacau.

Muitos fabricantes de canoa procuram se inspirar na cultura havaiana para criar canoas que são verdadeiras obras de arte. Portanto, conhecer um pouco de história ajuda a entender o significado de certos detalhes contidos em uma canoa havaiana, por exemplo.

Muito antes do Capitão Cook pousar na costa do Havaí, os antigos polinésios estavam cruzando o Oceano Pacífico em viagens de canoas não muito diferentes das que conhecemos hoje.

Essas grandes canoas de viagem foram construídas para suportar dezenas de pessoas para resistir às correntes do oceano. Com nada além das ondas, ventos e estrelas para direcioná-los, navegadores experientes usaram canoas para explorar o Pacífico.

Com o tempo, as viagens de longa distância começaram a declinar na Polinésia. Então os antigos havaianos fabricavam canoas menores para viagens costeiras e inter-ilhas. Esse tipo de canoa usada para essas viagens mais curtas são os antecessores das canoas com flutuadores que vemos hoje.

O remo continua sendo a pedra angular da cultura polinésia, com dezenas de clubes de canoagem no Havaí, Austrália, Taiti, Samoa, Nova Zelândia e aqui no Brasil. A canoa havaiana não é popular apenas na Polinésia, o esporte é praticado em todo o mundo.

Anatomia de uma canoa

O corpo da canoa é longo e estreito, com uma ponta arredondada na frente e atrás. As canoas com flutuadores podem ser para uma, duas, três, quatro ou seis pessoas, respectivamente chamadas de OC1, OC2 e assim por diante, para quantos assentos a canoa tiver.

Muitos clubes de canoagem usam palavras havaianas para descrever várias partes da canoa. Alguns que você deve saber incluem:

Ama: o flutuador que mantém a canoa estável.

‘Akea: o casco de uma canoa.

‘Iako: a prancha que conecta o ama à canoa.

Manu: a maior parte da frente da canoa.

Wa’a kaukahi: canoa de casco simples.

Wa’a kaulua: canoa de casco duplo.

Seis bancos, uma equipe

Como um time de futebol tem atacantes e um goleiro, cada remador tem sua própria função em uma canoa para seis pessoas (OC6).

Enquanto muitos clubes de canoagem ensinam seus remadores a sentar em qualquer banco, alguns remadores preferem um banco específico na canoa. Então, uma breve visão geral da função de cada remador inclui:

Banco 1: o trabalho do remador do banco 1 é definir o ritmo para os demais integrantes da canoa.

Banco 2: o remador do banco 2 deve ter uma sincronização excelente com o primeiro remador, já que os bancos 1 e 2 trabalham juntos para avançar com a canoa.

Banco 3: no banco 3 o remador tem a tarefa de fazer a chamada para as mudanças nas remadas (embora às vezes o 2 ou o 4 faça isso, tudo depende da orientação do instrutor).

Banco 4: o remador do banco 4 também é responsável por impulsionar a canoa nas águas.

Banco 5: esse é outro remador forte, o banco 5 é o motor da canoa. Este remador deve estar pronto para apoiar o capitão, se necessário.

Banco 6: o remador do banco 6 é o capitão, aquele que comanda o barco e dá as ordens no remo. O trabalho dessa pessoa é manter a canoa no curso, bem como garantir que os demais remadores estejam desempenhando bem suas funções.

Veja também: Como aperfeiçoar sua técnica de remada na canoa havaiana?

Selecione o Idioma