Desafio Travessia Salvador Morro de São Paulo (Competição)

Todo o ano ocorre a tradicional competição de Canoa Havaiana, Canoagem Oceânica e Surfski na Bahia. É uma travessia de 60 km entre Salvador e Morro de São Paulo. Geralmente, dezenas de atletas de todo o Brasil participam dessa competição nas modalidades de VA’A .

O percurso é longo, por isso o competidor deve estar bem fisicamente para realizar o trajeto entre Salvador Morro de São Paulo em plenas condições. Além disso, seu estado de saúde deve ser compatível com a competição. Isso porque essa prova exige um grande esforço físico.

Largada e chegada da Travessia Salvador Morro de São Paulo

Normalmente, a largada ocorre em frente ao Yacht Clube da Bahia, entidade organizadora do evento. As canoas participantes são adesivadas com o número de inscrição do competidor. O adesivo é fixado nos dois lados da canoa, próximo a proa.

Os competidores recebem coletes com o logotipo do evento e devem usá-lo em cima do colete salva-vidas. A chegada será na Praia da Gamboa do Morro, em Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé.

Desafio Travessia Salvador Morro de São Paulo: por que estabelecer metas?

Todos nós sabemos o valor de ter uma direção e algo para almejar. Isso vale não só para atletas de canoa havaiana, mas também de outros esportes. Independentemente do nível de habilidade, todos precisam estabelecer metas. Quer sejam amadores ou atletas olímpicos.

Desafio de canoagem até Morro de São Paulo - O Que Fazer na Bahia

Desafio de canoagem até Morro de São Paulo

Afinal, ter um objetivo ajuda a manter o atleta focado e motivado em todas as áreas de sua vida. Isso pode ser desde o desempenho atlético até a atitude pessoal e habilidades específicas. É importante ressaltar que, ao definir objetivos, isso ajuda os atletas a entender o que estão tentando alcançar, a longo e curto prazo.

Então, se você tem uma meta possível de ser alcançada, é preciso aumentar sua motivação e comprometimento. Além disso, se preparar de forma adequada, estabelecendo um treinamento apropriado para a meta que pretende atingir.

Por exemplo, se você deseja vencer ou alcançar uma boa colocação na Travessia Salvador Morro de São Paulo, precisa melhorar seu desempenho pessoal, bem como aumentar sua confiança e reduzir os níveis de ansiedade.

Portanto, é importante ter uma variedade de objetivos complementares. Alguns com vitórias de curto prazo, outros com foco em longo prazo.

Veja também: XVIII Volta a Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Os diferentes tipos de metas

Saiba que é importante definir diferentes tipos de metas e seus pontos fortes individuais, bem como os prazos em que você pode esperar alcançá-los. Podemos facilmente defini-los como:

Resultado 

Podem ser de longo ou curto prazo, mas consistentemente analisam o resultado final de uma competição ou partida pela qual você está trabalhando. Estes são o ponto focal de muitos atletas de canoa havaiana.

Isso os ajuda a sair da cama cedo e iniciar sessões de treinamento exaustivo em qualquer época do ano para participar de uma competição importante como a Travessia Salvador Morro de São Paulo ou outro grande feito.

Frequentemente, é a motivação final “continuar”, mesmo durante os programas de treinamento mais cansativos. Alguns treinadores podem sugerir que você mire alto, o que pode até fazer você se perguntar se você pode alcançá-lo. Então, saiba que você pode!

Aliás, é aconselhável ter um, talvez dois desses objetivos de longo prazo, que podem levar meses ou até anos para serem alcançados.

Desempenho 

O desempenho pode ser visto como um objetivo intermediário, o que você pode alcançar em questão de semanas ou meses. Eles devem apoiar seu objetivo geral de longo prazo de alguma forma.

Portanto, se o seu objetivo é competir em provas de canoa havaiana como a Travessia Salvador Morro de São Paulo, uma meta de desempenho pode ser atingir um determinado padrão ou tempo para almejar.

Processo 

O processo pode ser visto como metas de curto prazo que ajudam você a chegar lá. Elas podem ser flexíveis para se adaptarem à mudança de horário. Por exemplo, frequentar academia em dias que não há treino de canoa havaiana.

Esses objetivos podem ser facilmente alcançados. Eles se concentram no ‘aqui e agora’ enquanto apoiam estrategicamente a ambição do seu objetivo maior que é ter um bom resultado em uma competição. Isso pode levar de alguns dias a algumas semanas para ser alcançado.

Perspectiva

Com as horas e meses de dedicação que o treinamento do atleta exige, eles podem ser perdoados por perder a perspectiva ocasionalmente. Quando cada momento de sua vida se transforma em desempenho pessoal, é compreensível que isso crie um ambiente de pressão.

É por isso que é importante manter uma perspectiva saudável. Colocar o esporte em perspectiva ajudará os atletas a pensarem racionalmente sobre ele, e não perder de vista suas próprias realizações no processo. Também significa ser menos consumido por pensamentos negativos sobre um desempenho insatisfatório.

Dê um passo para trás

Ao lidar com a pressão, os atletas precisam pensar em todos os cenários possíveis de uma competição como a Travessia Salvador Morro de São Paulo. Afinal, são 60 km que exigirá uma alta performance do atleta.

No entanto, nem todos os competidores estão preparados para esse desafio, pelo menos não nesse momento. Mas, ao reforçar suas metas e se dedicar ao treinamento podem dar um passo a frente a cada dia. Também é importante olhar para o pior e o melhor que poderia acontecer na competição.

Pense sobre qual é o pior resultado possível e o que isso significa. Da mesma forma, pense em qual poderia ser o melhor resultado possível e o que isso representa. É importante avaliar os dois extremos e dar a cada um a devida consideração que merecem.

Isso ajudará a esclarecer a resposta à próxima pergunta: qual é realmente o resultado mais provável de acontecer? Ao dar uma resposta para essa questão, você é forçado a obter uma perspectiva mais racional.

Esse pensamento racional ajuda a processar os desafios com mais clareza, ajudando você a lidar com a pressão de forma lógica.

Permaneça focado para a Travessia Salvador Morro de São Paulo

Por fim, a capacidade de manter o foco é uma técnica que lhe servirá bem em qualquer área da sua vida, mas especialmente no esporte. Durante as competições, estar no presente ajuda os atletas a bloquearem as forças negativas e se concentrarem no aqui e agora.

 

 

Selecione o Idioma

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.